Charles Eames: quem é, a biografia e os móveis do designer

Charles Eames é um arquiteto que marcou a história da arte e modernismo pelo mundo inteiro. Responsável por móveis estilosos e consagrados, é dele a famosa cadeira Charles Eames.

Quer conhecer mais sobre a personalidade e, de quebra, conferir 5 de suas principais criações? Continue rolando e confira!

Conheça a história pessoal e profissional de Charles Eames!

Charles Eames nasceu na cidade de San Luis, em Missouri, EUA — no dia 17 de junho de 1907. Desde quando nasceu, Eames, já tinha a influência do mundo da arquitetura muito próximo a ele. Seu tio, William Eames — arquiteto — foi uma grande inspiração em sua infância e adolescência.

Devido à admiração que sentia pelo tio, Charles logo se interessou pelo mundo do design.

Então, em seus 14 anos, pediu para seu familiar o ajudá-lo a conseguir um estágio no escritório em que trabalhava. Foi dessa forma que ele ganhou sua primeira experiência profissional, em um escritório chamado: Laclede Steel Company — muito reconhecido naquela época.

Foi graças a essa vivência que Charles teve a certeza de que gostaria de se tornar um arquiteto!

Conheça mais: Decoração Boho: o estilo, características + como combinar

Os desafios durante sua faculdade

Logo quando terminou o ensino médio, Eames, conseguiu uma bolsa de estudos no curso de arquitetura na renomada Universidade de Washington — que ficava em sua cidade de nascimento, San Louis.

Nessa mesma época, o arquiteto conheceu também sua primeira esposa e mãe de sua única filha, Catherine Woermann.

Sua passagem pela faculdade não foi muito longa e, após os dois primeiros anos, o artista abandonou os seus estudos temporariamente.

Existem alguns boatos, espalhados por seus ex companheiros de classe, que Charlles havia sido expulso da instituição — mas ele nunca confirmou essa afirmação!

O motivo seria pelo fato dele defender as ideias do teórico Frank Lloyd Wright, que acreditava que cada conceito arquitetônico deve possuir a sua própria individualidade. Foi nesse momento que os seus ideais modernistas começaram a surgir e criar forma.

A conquista de um escritório próprio

Quando completou os seus 27 anos, em 1930, Charles Eames enfrentou a depressão e conseguiu inaugurar o seu primeiro escritório — com outros dois sócios — ainda na cidade de San Louis.

Seu novo negócio proporcionou para Charles alguns bons contatos no mundo da arquitetura. Sendo um deles, uma grande admiração do design, Eliel Saarinen — um renomado arquiteto finlandês.

Com o tempo ambos se tornaram próximos um do outro e com isso, surgiu um convite inesperado! O arquiteto finlandês, convida Eames a se mudar para o estado de Michigan e concluir o curso de arquitetura na Academia de Arte de Cranbrook, instituição em que Saarinen lecionava algumas disciplinas.

O convite foi aceito com muita animação e Charles e sua esposa, Catherine Woermann, se mudam para um novo estado. Porém, a mudança não foi muito adepta para o casal e em 1941, Catherine se separa de Charles para voltar a sua cidade natal.

Parceria de sucesso: uma importante premiação

Na mesma época de seu divórcio, Charles Eames, em parceria com o filho de Eliel, Eero Saarinen, desenvolve um novo planejamento muito importante para sua carreira.

A dupla elaborou um projeto para a competição Organic Design in Home Furnishings, sediada pelo famoso Museu de Arte Moderna de Nova York.

A união dos dois jovens resultou na premiação pela técnica em moldagem de madeira, originalmente concebida por Alvar Aalto.

Inclusive, foi utilizando dessa técnica que o arquiteto desenvolveu macas para a marinha norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial.

Um casamento pessoal e profissional entre Ray Eames e Charles Eames

Ao longo de sua carreira, Charles teve o privilégio de conhecer e trabalhar com a artista Ray-Bernice. Ray, era uma pintora e cineasta que contribuiu com um programa de experimentos arquitetônicos, junto a Charles.

Conforme o passar do tempo, ambos começaram a se aproximar e criaram muito mais do que um laço profissional. A princípio, era apena um namoro, mas logo em seguida o laço profissional se torna também um casamento.

A união dos dois artistas durou até os últimos dias de Charles. Durante essa relação duradoura, o casal conseguiu elaborar diversas obras e peças de móveis que possuem destaque na sociedade até os dias atuais.

Charles Eames, faleceu no dia 21 de agosto, de 1978, devido a um ataque cardíaco fulminante.

Quais as principais obras de Charles Eames?

Com toda a sua história de vida e experiencias profissionais, o grande arquiteto modernista conseguiu realizar marcantes obras arquitetônicas, reconhecidas pelo mundo todo.

1. Igreja de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria foi projetada durante a técnica de trinta, no ano de 1934. A obra arquitetônica, é resultado da união entre Charles e Robert Walsh — um de seus sócios.

Graças a composição de notáveis tijolos marrons e um acabamento em branco, a obra marcou a vida de diversos fiéis que passavam pelo templo.

2. Poltrona Eames Lounge

A poltrona Eames Lounge foi uma das primeiras peças produzidas entre o casal Eames. Criada em 1956, ela surge como um móvel de decoração e lazer com um conceito super inovador e moderno.

A peça é formada por três conchas de madeira curva e revestida em verniz, suas partes são: encosto principal, para a cabeça e assento. O modelo é sinônimo de elegância e conforto, e se encaixa perfeitamente com a cultura pop.

Veja aqui: outros modelos de poltronas decorativas e modernas!

3. Eames Chaise

Quando falamos de conforto e Charles Eames, não podemos deixa a Eames Chaise de fora do bate-papo. A peça foi projetada visando garantir conforto para qualquer pessoa que se acomodasse a ela.

Com 46 centímetros de largura e uma estrutura bem estreita, ela consegue acomodar o corpo com uma postura correta e mais saudável. Por ser um móvel muito elegante e discreto, ela é muito utilizada em clínicas psicológicas para melhor atender os pacientes.

4. Cadeira Eames Molded Plastic

Uma das obras mais conhecidas do casal Eames, a cadeira Molded Plastic está presente nas decorações de casas modernas até hoje em dia.

A princípio, ela era fabricada em material de fibra com vidro. Porém, atualmente, ela feita com um material mais sustentável, polipropileno.

5. Casa Eames

Por último, mas não menos importante, temos a Casa Eames.

O projeto foi tão bem formulado que o casal arquitetônico decidiu morar em sua obra.

A intenção era que a casa fosse construída com elementos que tivessem tecnologias desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial. Sua construção deveria ser prática e não podia modificar o terreno — tudo isso com um estilo moderno e conceitual.

Sim, parece bem difícil, mas para o grande arquiteto que foi Charles Eames, nada era impossível!

Gostou de conhecer mais sobre o mundo da arquitetura? Então continue acompanhando nosso blog, aqui sempre trazemos temas sobre decoração e móveis. Para continuar a sua jornada nesse universo tão amplo e cheio de informações, confira aqui outros móveis de designers famosos.

Te vejo por lá, até logo!Charles Eames:

Avalie este post
Post Anterior

7 dicas de como fazer um closet gastando pouco

Cadeira Retrô: saiba escolher da cozinha ao escritório

Próximo Post

Deixe um comentário