Charles Eames é um arquiteto que marcou a história da arte e modernismo pelo mundo inteiro. Responsável por móveis estilosos e consagrados, é dele a famosa cadeira Charles Eames.
Quer conhecer mais sobre a personalidade e, de quebra, conferir 5 de suas principais criações? Continue rolando e confira!
Conheça a história pessoal e profissional de Charles Eames!
Charles Eames nasceu na cidade de San Luis, em Missouri, EUA — no dia 17 de junho de 1907. Desde quando nasceu, Eames, já tinha a influência do mundo da arquitetura muito próximo a ele. Seu tio, William Eames — arquiteto — foi uma grande inspiração em sua infância e adolescência.
Devido à admiração que sentia pelo tio, Charles logo se interessou pelo mundo do design.
Então, em seus 14 anos, pediu para seu familiar o ajudá-lo a conseguir um estágio no escritório em que trabalhava. Foi dessa forma que ele ganhou sua primeira experiência profissional, em um escritório chamado: Laclede Steel Company — muito reconhecido naquela época.
Foi graças a essa vivência que Charles teve a certeza de que gostaria de se tornar um arquiteto!
Conheça mais: Decoração Boho: o estilo, características + como combinar
Os desafios durante sua faculdade
Logo quando terminou o ensino médio, Eames, conseguiu uma bolsa de estudos no curso de arquitetura na renomada Universidade de Washington — que ficava em sua cidade de nascimento, San Louis.
Nessa mesma época, o arquiteto conheceu também sua primeira esposa e mãe de sua única filha, Catherine Woermann.
Sua passagem pela faculdade não foi muito longa e, após os dois primeiros anos, o artista abandonou os seus estudos temporariamente.
Existem alguns boatos, espalhados por seus ex companheiros de classe, que Charlles havia sido expulso da instituição — mas ele nunca confirmou essa afirmação!
O motivo seria pelo fato dele defender as ideias do teórico Frank Lloyd Wright, que acreditava que cada conceito arquitetônico deve possuir a sua própria individualidade. Foi nesse momento que os seus ideais modernistas começaram a surgir e criar forma.
A conquista de um escritório próprio
Quando completou os seus 27 anos, em 1930, Charles Eames enfrentou a depressão e conseguiu inaugurar o seu primeiro escritório — com outros dois sócios — ainda na cidade de San Louis.
Seu novo negócio proporcionou para Charles alguns bons contatos no mundo da arquitetura. Sendo um deles, uma grande admiração do design, Eliel Saarinen — um renomado arquiteto finlandês.
Com o tempo ambos se tornaram próximos um do outro e com isso, surgiu um convite inesperado! O arquiteto finlandês, convida Eames a se mudar para o estado de Michigan e concluir o curso de arquitetura na Academia de Arte de Cranbrook, instituição em que Saarinen lecionava algumas disciplinas.
O convite foi aceito com muita animação e Charles e sua esposa, Catherine Woermann, se mudam para um novo estado. Porém, a mudança não foi muito adepta para o casal e em 1941, Catherine se separa de Charles para voltar a sua cidade natal.
Parceria de sucesso: uma importante premiação
Na mesma época de seu divórcio, Charles Eames, em parceria com o filho de Eliel, Eero Saarinen, desenvolve um novo planejamento muito importante para sua carreira.
A dupla elaborou um projeto para a competição Organic Design in Home Furnishings, sediada pelo famoso Museu de Arte Moderna de Nova York.
A união dos dois jovens resultou na premiação pela técnica em moldagem de madeira, originalmente concebida por Alvar Aalto.
Inclusive, foi utilizando dessa técnica que o arquiteto desenvolveu macas para a marinha norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial.
Um casamento pessoal e profissional entre Ray Eames e Charles Eames
Ao longo de sua carreira, Charles teve o privilégio de conhecer e trabalhar com a artista Ray-Bernice. Ray, era uma pintora e cineasta que contribuiu com um programa de experimentos arquitetônicos, junto a Charles.
Conforme o passar do tempo, ambos começaram a se aproximar e criaram muito mais do que um laço profissional. A princípio, era apena um namoro, mas logo em seguida o laço profissional se torna também um casamento.
A união dos dois artistas durou até os últimos dias de Charles. Durante essa relação duradoura, o casal conseguiu elaborar diversas obras e peças de móveis que possuem destaque na sociedade até os dias atuais.
Charles Eames, faleceu no dia 21 de agosto, de 1978, devido a um ataque cardíaco fulminante.
Quais as principais obras de Charles Eames?
Com toda a sua história de vida e experiencias profissionais, o grande arquiteto modernista conseguiu realizar marcantes obras arquitetônicas, reconhecidas pelo mundo todo.
1. Igreja de Santa Maria
A Igreja de Santa Maria foi projetada durante a técnica de trinta, no ano de 1934. A obra arquitetônica, é resultado da união entre Charles e Robert Walsh — um de seus sócios.
Graças a composição de notáveis tijolos marrons e um acabamento em branco, a obra marcou a vida de diversos fiéis que passavam pelo templo.
2. Poltrona Eames Lounge
A poltrona Eames Lounge foi uma das primeiras peças produzidas entre o casal Eames. Criada em 1956, ela surge como um móvel de decoração e lazer com um conceito super inovador e moderno.
A peça é formada por três conchas de madeira curva e revestida em verniz, suas partes são: encosto principal, para a cabeça e assento. O modelo é sinônimo de elegância e conforto, e se encaixa perfeitamente com a cultura pop.
Veja aqui: outros modelos de poltronas decorativas e modernas!
3. Eames Chaise
Quando falamos de conforto e Charles Eames, não podemos deixa a Eames Chaise de fora do bate-papo. A peça foi projetada visando garantir conforto para qualquer pessoa que se acomodasse a ela.
Com 46 centímetros de largura e uma estrutura bem estreita, ela consegue acomodar o corpo com uma postura correta e mais saudável. Por ser um móvel muito elegante e discreto, ela é muito utilizada em clínicas psicológicas para melhor atender os pacientes.
4. Cadeira Eames Molded Plastic
Uma das obras mais conhecidas do casal Eames, a cadeira Molded Plastic está presente nas decorações de casas modernas até hoje em dia.
A princípio, ela era fabricada em material de fibra com vidro. Porém, atualmente, ela feita com um material mais sustentável, polipropileno.
5. Casa Eames
Por último, mas não menos importante, temos a Casa Eames.
O projeto foi tão bem formulado que o casal arquitetônico decidiu morar em sua obra.
A intenção era que a casa fosse construída com elementos que tivessem tecnologias desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial. Sua construção deveria ser prática e não podia modificar o terreno — tudo isso com um estilo moderno e conceitual.
Sim, parece bem difícil, mas para o grande arquiteto que foi Charles Eames, nada era impossível!
Gostou de conhecer mais sobre o mundo da arquitetura? Então continue acompanhando nosso blog, aqui sempre trazemos temas sobre decoração e móveis. Para continuar a sua jornada nesse universo tão amplo e cheio de informações, confira aqui outros móveis de designers famosos.
Te vejo por lá, até logo!Charles Eames:
- Como fazer restauração de móveis antigos: passo a passo + dicas de uso - 9 de setembro de 2024
- Cores que combinam com cinza: 17 dicas para não errar - 2 de setembro de 2024
- Vermelho combina com que cor na decoração? 10 alternativas - 26 de agosto de 2024