Cor Marsala: combinações e como usar na décor dos ambientes da casa

Na definição da Pantone, a linguagem padrão no gerenciamento de cores, a cor marsala é definida como:

“Um vinho tinto naturalmente robusto e terroso, enriquecendo nossas mentes, corpos e almas.”

Esse tom caloroso, elegante e atraente foi a cor do ano de 2015 e de lá para cá ganhou o seu espaço e continua sendo tendência na moda, no ramo da beleza, na arquitetura e nos móveis.

Se está pensando em aderir ao marsala, nós montamos um conteúdo completo com todas as informações que você precisa saber para usá-la em seus móveis e na decoração de todos os ambientes da sua casa.

Qual é a cor marsala?

O marsala tem uma tonalidade particular, mas pode ser facilmente confundida com o vinho e o bordô. A cor faz parte da paleta de tons avermelhados com um aspecto terroso, em uma atmosfera intensa e robusta. Segundo a tabela da Pantone, a cor tem a numeração 18–1438.

cor marsala na paleta da pantone

Seu nome faz referência a uma cidade italiana, conhecida por seus deliciosos e aromáticos vinhos que levam o mesmo nome da cor. Porém, o marsala puxa mais para o marrom do que para o vermelho, combinando muito bem com o cinza e outros tons neutros. Mas calma, porque falaremos disso mais adiante.

A versatilidade da cor marsala

Uma cor que combina tanto com homens quanto com mulheres, fica bem na arquitetura do estilo clássico ou em móveis de estilo industrial. Dramático e intenso, robusto e aterrado, a cor tem uma atmosfera sofisticada e elegante.

mini sapateira na cor marsala estilo industrial com sapatos e bolsas, porta grande de madeira ao lado quadro de paisagem e parede de tijolinho cinza

Usado na moda, na arquitetura, na arte e no design de interiores, o marsala é destaque em qualquer composição, trazendo calor para os ambientes da casa.

Se usado com um acabamento fosco, irá ressaltar a sua natureza orgânica e com brilho, adiciona luxo à casa. Em geral, a cor marsala é perfeita para evidenciar peças do seu mobiliário, direcionando o olhar e impactando intensamente quem tiver o prazer de estar no ambiente.

As emoções que a cor marsala transmite

A cor marsala também é responsável por evocar emoções fortes, impactantes que atraem a atenção de maneira natural. O marsala não passa despercebido e pode inspirar confiança, calor, mistério e sedução.

Uma cor refinada e glamourosa, cheia de personalidade, que evidencia o que há de melhor em originalidade e estilo. A cor até evoca certa conexão com o divino, sabia? Afinal, não é por acaso que os monges budistas usam um tom próximo ao marsala em seus mantos.

Cores e tons que combinam com marsala

O marsala pode ser usado em materiais lisos e texturizados, com acabamento brilhante ou fosco. Como já mencionamos, uma das principais características dessa cor é a sua versatilidade.

Com o marsala, fazer uma boa combinação de cores na decoração é fundamental para criar um ambiente harmônico e luxuoso.

Normalmente, a cor fica muito bem com âmbar, cinza, amarelos dourados, verdes e azuis na faixa mais vibrante. Além desses tons principais, alguns tons arenosos e de rosa-claro ficam muito bem em contraste com o marsala.

paleta de cores que combinam com marsala

A cor marsala na decoração de ambientes

A cor marsala não passa despercebida! Mas atenção: por ser tão destacada, em ambientes pequenos deve ser usada com cautela, nos detalhes. Entretanto, na medida certa ela pode ser usada em qualquer ambiente.

Veja algumas dicas para usar o marsala nos diferentes ambientes da casa. Você pode usá-las nas paredes, em almofadas, tapetes, móveis, quadros, objetos decorativos e muito mais.

Dê prioridade para o seu gosto pessoal e escolha um lugar do ambiente para destacar!

1. Sala de jantar

Na sala de jantar, o que merece destaque sem dúvidas é a mesa principal. Uma boa opção é misturar alguns estilos para criar uma atmosfera elegante, mas não tão cheia de informações.

Uma mesa de madeira envernizada com as cadeiras Tolix em tom cinza ou preto vão ficar perfeitas em uma sala com paredes marsala. Para completar a composição, coloque um quadro grande no meio da parede e uma luminária ou mesa de canto.

Sobre a mesa principal, um objeto de decoração grande com vidro fumê ou em tons neutros é uma ótima pedida.

2. Sala de estar/Living

Em uma sala de estar o marsala fica muito bem nos detalhes como em almofadas, tapetes e objetos de decoração. Do estilo clássico ao moderno, se a sua sala tem tons neutros, o marsala combinará perfeitamente.

sala com cores e decoração clean. sofá branco com almofadas em tom marsala

Além dos detalhes, você pode optar por uma única peça de destaque. Um tecido de sofá texturizado como o veludo, vai dar um toque de sofisticação sem comparação para o seu living.

sofá retrátil na cor marsala

Em uma sala menor, de convivência diária, uma tapeçaria marsala em uma parede branca combinam bem com mobiliário em madeira crua e tons de cinza.

tapete marsala na sala

As plantas são muito bem-vindas no canto do cômodo para harmonizar o verde com as outras cores.

3. Banheiro com tons de marsala

No banheiro, o marsala pode ser usado na parede e na bancada da pia, em pastilhas de cerâmica, por exemplo. Desde os tamanhos menores até os medianos, a cor fica perfeita em formatos geométricos. Para contrastar com o tom terroso e intenso do marsala, aposte em um mobiliário e chão branco, com linhas suaves e arredondadas.

banheiro com paredes na cor marsala

Para contrastar com o branco, você pode colocar o marsala em pequenos detalhes, como nos puxadores de portas e gavetas. A iluminação é um fator que influencia muito no ambiente já que o marsala é uma cor escura. Opte por pelo menos duas fontes de luz diferentes para garantir uma iluminação aconchegante e funcional.

Uma boa opção para favorecer a iluminação são os tijolinhos de vidro, que podem inclusive ser uma fonte de luz natural.

4. Quarto

No quarto, para criar uma atmosfera super aconchegante favorecendo a funcionalidade do ambiente, usar a parede da cabeceira da cama em marsala para contrastar com tons neutros dos móveis e roupas de cama é uma ideia perfeita.

cabeceira magestic na cor marsala

Use uma iluminação indireta para deixar o cômodo ainda mais confortável. Se você preferir usar a cor nos móveis, pode ser uma boa no guarda-roupa ou na porta do closet, por exemplo.

5. Escritório

O marsala é uma cor muito requintada, por esse motivo é ideal para ambientes profissionais. Em uma sala de espera ou sala de atendimento, por exemplo, fica perfeito em um tapete em diversos tipos de tecido ou nas poltronas.

escritório com parede azul, televisão na parede e duas poltronas na cor marsala

Se você tiver móveis rústicos, de madeira escura, no escritório e quiser arrojar na decoração, experimente pintar o teto de marsala e as paredes de branco. O ambiente ganhará uma delimitação bem definida, criando uma atmosfera confortável e aconchegante.

6. Área Gourmet

A área gourmet é mais um espaço da casa que com um destaque marsala pode ganhar outra aparência e ficar muito mais convidativo para refeições descontraídas e jantares romântico.

área gourmet na cor marsala

Um espaço externo ou com um design biofílico também é perfeito para destacar os itens de cor marsala, pelo contraste com os tons de verde da natureza.

7. Cozinha

A cozinha pode ganhar uma atmosfera de muita sofisticação se for usada em combinação com o preto. Essa dualidade traz muita elegância. Caso você quiser ainda mais requinte, opte por um mobiliário em tons de madeira escura com detalhes em metal.

cozinha na cor marsala

As luminárias na cozinha em preto são uma ideia maravilhosa. A iluminação amarela cria uma atmosfera de calor que combina com o marsala, deixando a cozinha um ambiente acolhedor.

Enfim, o marsala é uma cor impactante e muito sofisticada. Ele está presente nos detalhes e, mesmo assim, ganha destaque em qualquer composição. Quando for usar a cor, lembre-se de não pecar pelo exagero e use o estilo pessoal a seu favor para compor os ambientes da sua casa do jeito que você sempre sonhou.


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Blog da Lemare Móveis e acompanhe outras dicas sobre arquitetura e decoração de interiores. Aproveite e confira dicas valiosas para montar um jardim de inverno em sua casa.

Estamos te esperando por lá…

Até logo!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

12 cadeiras designs para conhecer

Sala minimalista: conceito, dicas e inspirações

Próximo Post

Deixe um comentário