Como escolher a cor de tinta para parede interna?

Escolher as cores de tinta para pintar as paredes internas da casa pode parecer um desafio. Duvidas entre manter cores neutras ou explorar novas combinações são mais comuns do que se imagina. Para você aproveitar essa mudança de cor de parede, nós preparamos um guia de como escolher as cores.

Então continue lendo e inspire-se!

1. Analise o ambiente que irá pintar

Para definir a cor, precisamos entender o que é o cômodo. Quais será o objetivo do ambiente? Quais móveis serão usados nele? Qual é a sensação que ele deverá oferecer? Ele tem janelas ou interferência externa? É mais reservado ou será uma área comum da casa?

Por exemplo, um cantinho do café deve ter cores diferentes de um escritório.

2. Observe a decoração ou móveis que já tem

A cor usada na parede precisa conversar com a paleta de cores dos móveis e decorações que você já tem. Além disso, se existe um estilo definido, essa é a hora de decidir se irá continuar nessa proposta ou mudar, mesmo que apenas as cores.

3. Associe a psicologia das cores

A psicologia das cores defende que cada cor oferece uma sensação. Então seria indicado escolher a cor da parede conforme a sensação que deseja alcançar no ambiente.

Por exemplo: para um escritório, cores como azul oferecem tranquilidade, já o cinza seriedade.

Confira as cores e sensações que podem ser alcançadas:

  • Amarelo: positividade, alegria, energia, criatividade;
  • Laranja: otimismo, originalidade; Entusiasmo;
  • Vermelho: paixão, força, dinamismo;
  • Rosa: amor, ternura, delicadeza;
  • Roxo: mistério, espiritualidade, Sabedoria;
  • Azul: segurança, calma, sinceridade;
  • Verde: natureza, harmonia, prosperidade;
  • Branco: paz, clareza, positividade.

Além dessas sensações, é importante avaliar o que cada cor representa para você, ou para quem vai usar o ambiente.

4. Escolha as cores de tinta para parede interna

Avaliando esses pontos anteriores, chegou a hora de analisar cada cor e como ela pode ser aplicada em sua decoração. Veja algumas dicas a seguir:

Branco

O branco ou alguma variação, é uma escolha segura. Provavelmente a parede que irá pintar já seja branca ou gelo. O branco amplia o espaço, oferece sensação de limpeza e de paz. Não tem como ser uma escolha ruim.

Mas caso queira incrementar o branco, sem sair dessa cor, escolha alguma variação. Entre os tons de branco que você pode variar estão o branco puro, branco gelo, branco leite, cetim e muito mais.

Com a nova pintura no branco, o ambiente já fica com um ar de estilo escandinavo. Se escolher uma variação, poderá observar uma mudança suave e segura.

Cinza

O cinza pode parecer uma cor monótona, mas ela pode ser o oposto disso. Existem diversas cores que combinam com cinza, por isso é possível fazer diversas proposta.

Com o cinza você pode fazer uma decoração com cores itens de madeira, para dar um toque natural, com vermelho para um visual moderno e amarelo para algo criativo.

Azul

O azul é uma ótima cor de tinta para parede, seja usando em todo o cômodo ou apenas uma parede. É uma cor que combina com diversos ambientes, você pode usar nas paredes internas de quartos, salas e escritórios. Os tons mais claros de azul podem ampliar o ambiente.

Laranja

O laranja é sinal de alegria e energia. Use o laranja em ambientes que precisam de um toque de criatividade. Brinquedotecas podem estimular a alegria e imaginação das crianças. Mas em quartos e salas essa cor também pode oferecer uma sensação de alegria e positividade.

Se está pintando sua casa por dentro e deseja uma parede com cor viva, o laranja é a sua cor! Além de ter vários tons, você pode combinar o laranja com tons neutros, ou outras cores vivas.

Vermelho

O vermelho é uma cor forte, é uma ótima opção para quem deseja aproximar espaços, ideal para cômodos grandes. Por ser símbolo da paixão, alguns casais escolher adicionar a cor pelo menos em uma parede do quarto.

Pinte de vermelho as paredes de ambientes que precisam de personalidade. Para uma combinação mais delicada, que tal combinar com decorações claras?

Rosa

Escolher o rosa como cor de tinta para paredes internas pode ser uma ótima ideia. A cor é delicada e muito feminina, mas se usada em ambientes comuns, com a decoração certa, a cor da parede será um complemento a decoração.

O rosa é sem dúvida a cor de tinta preferida dos quartos de meninas. Seja por ser uma cor graciosa, ou inspiração em bonecas e no mundo fashion. Essa cor pode ser, inclusive, perfeita para portas internas.

Roxo

O roxo é normalmente usado para pintar apenas uma cor de parede. Por ser uma cor escura, ele pode fechar ou diminuir os ambientes. Se esse não é um problema no seu cômodo, aplicando uma boa iluminação, você poderá pintar todas as suas paredes de roxo sem problemas.

O Lilás pode ser uma solução para quem gosta da tonalidade e não abre mão de paredes claras. Seja qual for sua escolha de tom de roxo.

Amarelo

O amarelo é uma cor bem enérgica. Pinte as paredes de amarelo em locais dinâmicos e alegres. Em nosso guia de combinação de cores, indicamos que o ideal é usar o amarelo com cores primarias ou tons de cinza. O que é uma ótima dica, pois oferece um contraste entre cor jovem e viva, com outras propostas.

Verde

O verde é uma cor muito ligada a natureza, mas os diferentes tons de verde podem oferecer mais sensações a sua casa. Pinte as paredes internas com tons de verde mais acinzentados para um ar mais clássico. Os tons de verde mais naturais são ideais para paredes de salas com plantas. Verde-claro dão aquele toque de decoração retrô.

5. Trabalhe com uma tabela de cores de tinta para parede interna

Fazer combinações de cores, ou trabalhar com uma paleta de cores para decorar o ambiente pode contribuir para escolha das cores das paredes internas da sua casa. Aqui vão algumas combinações de cores que vão contribuir para sua escolha:

Cores primárias

As cores primarias são o vermelho, amarelo e azul. Essas cores não são as mais escolhidas para pintar as paredes internas, mas se deseja aderir esses tons a sua decoração, você pode escolher uma parede para aplicar uma dessas cores e deixar as demais paredes em branco. Assim, poderá adicionar as outras duas cores em sua decoração, trabalhando com uma tabela de cores entre a tinta da parede e o restante da decoração.

Secundárias

As cores secundárias são resultados da mistura das cores primárias, essa mistura resulta em laranja, verde e roxo. Essas cores combinam entre si. Nesse caso, o ideal é tomar cuidado na hora de escolher os elementos. Opte por tons mais neutros com um fundo acinzentado para fazer a combinação de cores e selecionar o tom ideal para pintar sua parede.

Terciárias

Verde oliva, rosa, turquesa, celeste, laranja avermelhado e violeta são as cores terciárias. Elas também pode compor uma tabela de cores. Entre elas você pode escolher uma para ser a tinta para parede interna. Elas são uma ótima opção de cores para cozinha, combine uma cor terciária com tons de madeira ou tons neutros.

Análogas

As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Para saber qual é a cor análoga do tom que irá usar, basta imaginar qual seria a sequência de cores. No caso do azul, o roxo e verde podem ser as cores análogas. Já o verde tem como análogas às tonalidades de amarelo e azul.

As cores análogas oferecem uma harmonia ao ambiente, também por isso é uma paleta de cores muito escolhida para usar em ambientes internos. Escolha um tom para pintar a parede, e as outras cores para fazer a decoração.

Complementares

As cores complementares são as favoritas de quem busca uma decoração cheia de personalidade. Elas também são conhecidas como opostas, pois estão em posição contrarias no círculo cromático. A cor complementar do azul é laranja, do vermelho é verde, do roxo é o amarelo e assim por diante.

Elas formam combinações suaves. Para adicionar a seu ambiente, você pode escolher um tom mais suave e aplicar na parede, sua cor complementar pode ser usada em móveis ou elementos da decoração.

Cores frias e quentes

As cores frias são azul, verde, roxo e suas variações. Para escolher sua tinta de parede preferindo tons frios, é importante considerar o estilo de decoração para a sala. Estilo rustico e boho, por exemplo, tem muitas cores quentes. Para os tons frios, estilo moderno e urbano podem ser mais adequados. Os tons quentes para adicionar na pintura da parede podem ser vermelho, laranja, marsala, rosa e até o amarelo.

Cores neutras

As cores neutras são as cores favoritas para pintar a casa, isso porque elas oferecem muitas possibilidades de combinação, seja em estilos ou outras cores. Se deseja fazer uma tabela de cores neutras para usar nas paredes internas da sua casa, você pode escolher tons de branco, preto e cinza. Mas existe ainda a possibilidade de neutros amadeirados, por exemplo, o bege, creme, caramelo e marrom, também são consideradas cores neutras.

Com dicas de cores e paletas de cores que podem ser usadas para você pintar as paredes de dentro da sua casa, você já pode começar a imaginar a decoração e os itens que deseja adicionar. Nossa dica é já conferir alguns modelos de poltrona e começar a pintar e decorar sua casa!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Móveis industriais: o que é, de onde surgiu e 5 modelos exemplares

Plantas para quarto: lista com as 17 melhores

Próximo Post

Deixe um comentário