Decoração de Home Office: dicas para transformar a casa em escritório!

Para algumas profissões a possibilidade de poder trabalhar em casa não é novidade. Mas no último ano, como consequência da pandemia do Coronavírus, muitos trabalhadores e estudantes tiveram que se acostumar e se adaptar a essa nova realidade.

Se você também se inclui nesse grupo, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma decoração de home office.

Para muitas pessoas ter um quarto ou espaço para montar um escritório dentro de casa ou no apartamento era luxo, mas agora isso tornou-se uma necessidade. Antes que você saia por aí em busca de uma mesa ou de um local para poder trabalhar ou estudar, é muito importante seguir algumas orientações.

Continue a leitura do post e saiba tudo sobre como transformar um cantinho do seu lar em um espaço adequado para o trabalho.

O que é home office?

A grosso modo, podemos dizer que o home office é um escritório em casa, inclusive essa é a tradução literal dessa expressão que vem do inglês. Algumas empresas já vinham adotando essa modalidade de trabalho a algum tempo e perceberam uma infinidade de vantagens.

Principalmente para quem mora em cidades grandes, poder trabalhar sem sair de casa é uma possibilidade de economizar tempo no deslocamento e dinheiro com transporte, o que a longo prazo acaba trazendo qualidade de vida e até mesmo mais motivação.

Mas realizar as tarefas de trabalho em casa pode não ser tão simples assim, afinal de contas exige bastante foco e disciplina, já que as possibilidades de distração são maiores.

Por isso é muito importante que você tenha em mente que o ambiente muda, mas as responsabilidades e prazos continuam.

Para quem ainda é estudante, também é possível chamar de “home office” aquele espaço dedicado exclusivamente para o estudo diário, revisão das matérias e afins.

home office

Critérios para montar um home office

Na hora de montar um espaço em casa para o home office é indispensável levar alguns critérios em consideração, que inclusive são tão importantes quanto a escolha dos móveis ou da decoração.

Não adianta nada ter a cadeira mais confortável ou o notebook mais veloz, se o espaço que você trabalha é escuro ou barulhento demais. Dessa forma, é quase uma missão impossível conseguir ter concentração para trabalhar ou estudar.

O home office pode ser montado no espaço que você quiser, dentro do quarto, na sala, em um corredor ou até mesmo na varanda, desde que não tenha barulho e nem luz demais ou de menos.

Outra dica, principalmente se você mora com muitas pessoas, é optar por trabalhar em um local que não tenha muito fluxo, como a sala por exemplo, ou que não seja próximo da televisão, da cozinha ou de coisas que possam acabar desviando a sua atenção.

quarto para home office

Depois de escolhido o local, vem a parte dos móveis. Para montar um home office não é necessário muita coisa, mas existem dois móveis que são indispensáveis para o trabalho e também para o seu conforto durante as horas de jornada. Confira quais são:

Mesa com tamanho adequado

A mesa precisa ter espaço suficiente para acomodar o notebook, teclado e mouse e um espaço para anotações. Se você é do time dos que trabalham com dois monitores, a mesa precisa ter um espaço maior ainda, para que nada fique apertado.

O modelo da mesa vai depender muito das suas necessidades, mas o importante é que ela não seja nem alta ou baixa demais, evitando assim dores na coluna a longo prazo.

Uma boa opção são os modelos com gavetas ou nichos, assim você consegue deixar o que precisa sempre guardado e ainda assim, de fácil acesso. As gavetas também evitam a desorganização, fator crucial para a concentração.

mesa para trabalho

Cadeira confortável

Outro móvel super importante e indispensável no seu home office é a cadeira. Mas não se trata de qualquer cadeira, principalmente se você for passar um longo período de tempo sentado nela.

Então nada de pegar a cadeira da cozinha ou da mesa de jantar. O ideal é investir em uma cadeira ergonômica, daquelas de escritório. Tão importante quanto o design e a beleza, é o conforto e suas costas agradecem!

A cadeira precisa ter assento e encosto macio e estofado, regulagem de altura para que você possa mudar de acordo com o tamanho da mesa, encosto lateral para os braços e também rodinhas, para que a movimentação seja feita com uma maior facilidade.

cadeira para home office

Dicas de decoração!

Como no espaço do home office você passará bastante tempo, é ideal que além do conforto da cadeira e da mesa, ele também tenha um pouco da sua cara e personalidade na decoração. Com um pouco de criatividade é possível fazer essa transformação. Então papel e caneta na mão para anotar as nossas dicas:

Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras além de decorar, também são ótimos para organizar e manter tudo no lugar. Se o espaço do seu home office não for muito grande, contar com esses objetos suspensos pode ser ótimo para otimizar. Você pode usá-las para colocar livros e também objetos de trabalho, como pastas.

nichos e prateleiras

Cores

As cores também dão um toque a mais no seu home office e podem transformar o que era simples em algo alegre e aconchegante. Tenha atenção na escolha da cor da tinta. A cromoterapia pode te ajudar nisso.

Um ambiente colorido pode estimular a sua criatividade e também a produtividade, no entanto, o ideal é escolher uma parede como ponto focal ou então utilizar os móveis coloridos como itens decorativos.

O violeta, o azul e o verde são ótimas cores, já que transmitem concentração, calma e bem-estar. Os tons de amarelo, vermelho e laranja, favorecem a criatividade, mas devem ser usados apenas em alguns pontos, pois em excesso podem trazer ansiedade.

escritório colorido

Plantas

Ter uma plantinha no seu home office pode ser ótimo! Além de decorar, elas também trazem vida, promovem o bem-estar e a renovação do ar por meio da fotossíntese. Existem algumas espécies que são indicadas para ambientes internos e que sobrevivem muito bem com pouca luz. Elas podem ficar em vasos maiores no chão, em menores em cima da mesa ou também nos nichos e prateleiras.

Não sabe qual o tipo de planta mais indicado para ambientes fechados? Temos um conteúdo aqui no blog com dicas de plantas para cultivar na sala de casa que funcionam muito bem para o espaço de home office.

plantas para decorar o escritório

Luminária

Lembra que falamos que ter uma boa iluminação é importante? Se o seu espaço não for tão bem iluminado assim, uma boa alternativa é investir em luminárias. As opções de luminária de mesa não ocupam tanto espaço e são ótimas para uma luz focada no computador ou nos cadernos.

Além disso, você deve optar por lâmpadas com luz branca, pois diferente das de tons amarelados, elas permitem uma maior concentração e atenção e ainda evitam aquela sensação de sonolência.

luminária para escritório

Quadros

Os quadros também são uma excelente alternativa de decoração para deixar o espaço com a sua cara. Você pode comprar quadros prontos, com ilustrações ou imagens que você goste ou também pode optar por imprimir fotografias ou desenhos da internet e colocar em molduras.

Outra opção, funcional e decorativa, são os aramados, chamados de grid e também os quadros de cortiça. Com pregadores ou alfinetes é possível fixar fotografias, recados e anotações importantes que podem auxiliar no trabalho ou no estudo.

quadros para decoração de escritório

Com essas dicas e inspirações, transformar aquele cantinho da casa em um espaço adequado para trabalhar e estudar será muito mais fácil.

Lembre-se, para que o home office seja adequado, escolha um local que não seja barulhento ou tenha distrações e também invista em uma cadeira confortável e uma mesa adequada.

Gostou? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como criar uma decoração de escritório, para você que já não está mais em home office!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração clean: conheça o estilo e se inspire!

Horta vertical em casa: aprenda como fazer de forma simples

Próximo Post

Deixe um comentário