Decoração vintage: 5 dicas práticas para modernizá-la!

A decoração vintage é perfeita para modernizar e incutir na casa um ar de requinte. Essa pegada de nostalgia, dá uma aquecida no coração e não sai de moda nunca!

Muito provavelmente você irá se apaixonar por ela e tentará aplicá-la em alguma parte do seu lar doce lar. O melhor é que você não precisa abandonar os itens mais atuais – basta mesclar os estilos.

Como a Lemare Móveis gosta de trazer dicas que te ajudam a deixar a sua decoração com a sua cara, preparamos um conteúdo super completo para você entender como incluir esse estilo na sua decoração.

Para começar, vamos te explicar o que é, onde surgiu e os tipos de estilo vintage. Vamos lá?!

A origem do estilo vintage – um processo de consciência e nostalgia

Para entendermos bem o que constitui um estilo específico, é importante saber como e onde ele surgiu. Assim, fica mais fácil capturar sua essência e adaptá-la ao seu perfil e gosto.

O estilo que usa móveis e itens característicos das décadas de 1920 a 1980 teve seu pontapé inicial durante o período da Segunda Guerra Mundial. Mas foi em Londres, na Portobello Road, um market place com muitas coisas antigas, que ele surgiu.

Atrelado à ideia de reutilização, o estilo propõe o reaproveitamento de peças antigas na decoração, que, na maioria das vezes, carregam um peso afetivo e nostálgico em si.

A decoração vintage é marcada pelas memórias que ela traz para que decora. Geralmente, as pessoas aproveitam móveis, itens decorativos e peças passadas por gerações, como dos avós e que trazem uma lembrança especial.

Algumas pessoas tendem a confundir o estilo vintage do estilo retrô, no entanto, essas duas decorações são bem diferentes. Quer entender mais sobre elas? Veja o próximo tópico!

A diferença entre vintage e retrô: entenda de uma vez!

Quando a gente fala de estilo vintage, estamos nos referindo ao uso e adaptação de peças oriundas de pelo menos 20 anos atrás, principalmente das décadas de 20 a 80, na decoração de ambientes.

Se o assunto for retrô, sua peça não precisa ser antiga e é isso que diferencia um do outro. Aqui, você pode ter peças novas com um mix de design e que remete a algum estilo do passado.

Então, dá para dizer que a decoração vintage é retrô, mas nem todo retrô é vintage. Vamos ver agora alguns tipos de decoração vintage para você se inspirar!

Modelos do estilo vintage na decoração!

O vintage à moda inglesa é mais elegante e equilibrado. Ele têm peças com arquitetura bem clássica e composições mais clean e organizadas. O branco aparece bastante nesse modelo.

Quando se trata da moda espanhola, vale apostar em cores bem fortes e vibrantes, principalmente em tons de vermelho e azul. Outra boa ideia é implementar flores e frutas in natura ou em retratos.

A moda escandinava pede peças em madeira, com designs ergonômicos. Mescle a tintura neutra com cadeiras coloridas. O uso de tapetes geométricos também combina com esse modelo.

A moda italiana traz um arzinho de casa de nonna. A madeira natural aparece em estantes e os móveis são marcados por formas curvas.

Agora que você conhece alguns modelos do estilo vintage, que tal pensar em como trazê-lo para o cotidiano e mesclar o novo com o antigo? Confira nossas dicas!

1. Escolha um ambiente para o estilo vintage

Um jeito de mesclar uma decoração mais atual com o estilo vintage é escolher um cômodo da casa para aplicar estas peças.

Ambientes mais íntimos são uma ótima pedida, pois combinam com o caráter nostálgico das peças antigas. Experimente aplicar uma colcha feita por sua avó, ou uma cômoda vintage da casa dos seus pais no quarto – você vai sempre ter boas lembranças quando olhar para eles.

A cozinha é um ótimo ambiente para usar esse estilo. Nela você consegue criar um ar aconchegante com louças de porcelana antigas e mesas rústicas.

sala retro vintage

2. Escolha um móvel antigo

Outra boa opção é escolher aplicar o estilo vintage em um objeto apenas, assim, você consegue mesclá-lo dentro de uma decoração em outro estilo.

Na sala, que tal colocar uma poltrona vintage ao lado de um sofá minimalista? Escolha peças que entrem na mesma tonalidade com tecidos próximos, dessa forma, você não corre o risco de fazer combinações muito destoantes.

Porta-retratos com molduras antigas são uma ótima pedida! Mescle tamanhos e cores em uma parede ou em um corredor e rejuvenesça todo o ambiente.

sala cantoalemão retro vintage

3. Encontre os móveis antigos fora de casa

Se você quer se inserir no mundo vintage da decoração, muito provavelmente, precisará garimpar. Nem sempre dispomos em casa de móveis disponíveis para o reaproveitamento.

A saída é pesquisar brechós de móveis, sites de desapegos e bazares para procurar por peças antigas que sejam do seu gosto e combine com o restante da sua decoração.

sala de estar com sofá cama retro vintage

4. Coloque as mãos na massa

Quando você encontra o móvel perfeito para sua decoração vintage, as chances de ele estar com algum defeito, pintura desgastada ou sem um puxador, por exemplo, são grandes!

Por isso, na hora de escolher, pense em como poderá dar uma cara nova para seu achado. Pintar, envernizar, lixar, consertar, enfim, as possibilidades são inúmeras! No caso da tintura, você pode usar cores vivas, diferentes das originais, para dar um ar de atualidade a uma peça.

Em caso de sofás e estofados, dá para trocar o tecido, optando por estampas e fábricas mais modernas.

sofá retro vintage

5. Brinque com as cores

Brincar com as cores também é um bom jeito de mesclar os estilos. O branco e os tons amadeirados são clássicos das peças vintages. Mantenha elas nos tons naturais, dando uma retocada quando necessário.

No restante da decoração, use combinações modernas, como o color block, combinando diferentes tons na parede, no piso e no restante da decoração.

Agora que você tem essas dicas e conhece melhor o estilo vintage, ficou fácil de incluí-lo em uma decoração mais moderna na sua casa, né?

Aproveite essas ideias e conte-nos o que achou! Vamos adorar saber os seus resultados! Até o próximo post!

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Os melhores estilos de decoração para sala de estar

Decoração de escritório: 5 acessórios indispensáveis

Próximo Post

Deixe um comentário