Tipos de pisos para casas: saiba como escolher o ideal

Se você está passando pelo processo de construção ou reforma da sua casa, com certeza a escolha do piso de cada um dos cômodos é muito importante. Eles são um item fundamental para acrescentar mais harmonia e equilíbrio ao cômodo.

Para fazer a escolha do piso ideal para casas, separe um momento de pesquisa, selecione os tipos para ambientes internos ou externos e se inspire em algum estilo de decoração específico, assim, as ideias fluem e você consegue chegar a uma decisão final mais acertada.

Tipos de piso: modelos, vantagens e desvantagens

Inserimos os principais modelos para você conhecer mais de perto cada um:

Porcelanato

Começando pelo porcelanato, que é um dos tipos de piso mais conhecidos, podemos perceber que eles trazem um ar mais clean para a casa. Eles são brilhantes e refletem bastante com a luz do dia, perfeitos para quem busca uma forma de iluminar o ambiente.

Um dos seus grandes diferenciais, é a sua qualidade e resistência, que são impressionantes. Podemos encontrar o porcelanato de vários tipos e texturas, como as que imitam o cimento, a madeira, o mármore.

O seu acabamento também é variado, podendo ser encontrado o acetinado, o esmaltado, o polido e o natural. Eles podem ser usados em diversos ambientes da casa, tanto interno quanto externo e combinam perfeitamente com uma decoração no estilo minimalista!

Pastilhas

O piso em pastilhas é ideal para você que almeja um pouco de cor e vida para a sua casa. Você pode encontrá-las em diversos tamanhos e cores diferentes. Para o banheiro, cozinha e área gourmet as pastilhas são um complemento certeiro. Aproveite para combinar os pisos com os móveis existentes no ambiente.

A vantagem dos pisos no estilo pastilha é que eles são resistentes à água e sua superfície facilita a limpeza. Tornando o dia a dia mais prático sem perder a beleza e um toque de alegria.

Cimento Queimado

Para garantir que sua casa tenha um visual totalmente industrial e moderno, aposte no piso de cimento queimado! Eles estão super em alta, e nós temos até um post aqui no nosso blog ensinando a como fazer cimento queimado em casa, vale a pena conferir! Além de ser uma opção de baixíssimo custo, o resultado de sofisticação que esse tipo de piso oferece ao lar é incomparável.

E se a sua procura é por um tipo de piso resistente, o piso em cimento queimado é um dos investimentos duráveis.

Laminado

O piso laminado possui o acabamento feito em madeira, e é perfeito para alguns tipos específicos de decoração, como o estilo escandinavo. A grande vantagem desse tipo de piso é que o seu custo benefício é acessível, se comparado aos outros tipos feitos inteiramente de madeira.

Se o seu sonho é ter uma casa com o acabamento do piso em madeira, essa é a opção perfeita para você!

Além disso, eles são super versáteis, podendo ser colocados em quartos, salas e copas, deixando o ambiente mais charmoso e acolhedor. Acrescente tapetes e plantas na sala e o combo estará perfeito!

Não esqueça de que esse piso não pode entrar em contato com a água, por isso, não é recomendado que ele seja colocado em lugares úmidos, como o banheiro e a lavanderia.

Mármore

O mármore é um dos tipos de pisos que transformam totalmente o visual da casa, além de todo o seu charme, são super versáteis, encontrados de vários modelos e cores diferentes.

Os mármores combinam muito bem com diferentes cores de parede da casa. Eles possuem um custo bem mais elevado em comparação aos outros, porque o seu material é muito mais pesado e resistente, e é considerado nobre. Em compensação, é um investimento para toda a vida, elevando o nível de beleza na sua casa!

Tábua Corrida

Esse tipo de piso é feito com madeira natural, por isso, o seu preço pode ser um pouco mais elevado em relação a outros modelos que imitam a textura da madeira. Uma observação é: esse piso não é sustentável.

O piso de tábua corrida pode ser chamado também de assoalho, de acordo com o projeto da sua obra, o seu tamanho e textura, pode variar bastante.

De fato, os pisos feitos de madeira deixam a casa com um visual muito mais moderno e sofisticado, e é perfeito para uma decoração clean! É necessário ter em mente que eles são pisos bem sensíveis, se optar por esse modelo, evite que ele entre em contato com água e os produtos de limpeza devem ser próprios.

Piso Vinílico

O piso vinílico é fabricado com resina de PVC, ele é muito parecido com o piso de madeira, porém mais em conta. Além de ser super charmoso, é sustentável, fabricado com materiais recicláveis, e pode ser encontrado em placas, tapetes e mantas.

Um ponto muito legal nesse tipo de piso é que ele é antirruído, o que é ótimo para você que tem crianças em casa, e também animais de estimação, proporcionando um ambiente mais tranquilo para todo o lar.

Granito

O granito é um exemplo de piso super versátil. Ele é muito usado em casas, em lugares públicos como supermercados, shoppings, restaurantes e outros. Ele se diferencia por sua resistência, durabilidade e beleza. Essa é uma escolha fácil e funcional!

Cerâmica

Por último, mas não menos importante, a cerâmica, que faz parte dos tipos de pisos mais conhecidos em nosso país. Podemos encontrar a cerâmica de uma única cor ou até mesmo decorada.

As cerâmicas são ótimas como pisos de casa, porque são super fáceis de limpar, contam com alta resistência e podem ser utilizadas tanto nos cômodos internos quanto externos da casa. Comparando com o porcelanato, a cerâmica é uma opção mais acessível, então se você está com o orçamento baixo, essa opção não vai te decepcionar!

É claro que existem diversos outros tipos de pisos para casas no mercado, porém os que reunimos aqui neste post são aqueles que mais encontramos nas casas de hoje em dia, e apresentam um ótimo custo-benefício.

E não se esqueça de que uma casa não precisa ter necessariamente o mesmo piso em todos os cômodos, até porque alguns dos tipos servem apenas para cômodos específicos.

Esperamos ter ajudado nessa empreitada, e conte sempre com o Blog da Lemare Móveis para acompanhar as tendências de decoração para diversos tipos de ambiente!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Como montar cadeira Eames – passo a passo rápido

Box para banheiro pequeno – 5 Tipos para conhecer

Próximo Post

Deixe um comentário