Você sabe qual a diferença entre o estilo vintage e retrô?

Na decoração, temos dois estilos que remetem a épocas anteriores, deixando nosso lar com um toque mais clássico: o vintage e o retrô. Mas se você pensava que eram sinônimos, neste post vai ver que não é bem assim.

Basicamente, o estilo retrô se trata de uma estética que trabalha com peças produzidas atualmente, mas que buscam um design clássico pertencente a anos anteriores. Já o vintage envolve peças realmente fabricadas há muito tempo.

Se você quer entender mais sobre a diferença entre retrô e vintage, continue a sua leitura!

O que é o estilo vintage?

Quando falamos em estilo vintage, trata-se de objetos considerados raridades nos dias de hoje e que, geralmente, são encontrados em antiquários, brechós, garimpos e espaços especializados.

Naturalmente, são peças já usadas e que permanecem em um bom estado de conservação. Há ainda casos de itens vintage que estavam em condições precárias e com muitos danos, mas passaram por uma restauração para manter o seu uso.

Existem peças encontradas em várias datas – quanto mais antigas forem, maior será sua preciosidade e valor. No entanto, grande parte dos móveis/roupas/artigos de decoração encontrados no mercado são de 1920 a 1970.

Ao adotar um móvel vintage para seu espaço, é preciso saber que ele carrega consigo memórias, emoções e histórias reais de outras épocas, levando muitas pessoas a prezarem por manter sua estética e formato, evitando alterações radicais nas peças.

cômoda vintage de madeira com copos

Quais as características do estilo vintage?

O estilo vintage possui características em suas peças que as tornam únicas e especiais. São elas:

  • Alto valor: por serem raros e únicos, os itens vintage tendem a custar mais;
  • Estampa floral: móveis com estofados, como sofás, cadeiras e poltronas vintage costumam ter estampas florais, típicas do século 20;
  • Estrutura reforçada: os materiais usados no vintage – em especial a madeira – eram de alta qualidade, daí a capacidade das peças durarem por tanto tempo;
  • Peças herdadas: muitos itens vintage são herdados de familiares, até que são passados a um membro que não tenha interesse em mantê-los e insere-os no mercado.

Além desses detalhes, há alguns móveis vintage que possuem a estética do movimento artístico Rococó, em que o design é carregado de ornamentos curvos que montam a essência das peças.

sala decorada e mobiliada no estilo vintage

Leia também: Decorações em gesso: 6 ideias para teto, parede e mais

Cores e itens decorativos no estilo vintage

Além das características principais do vintage, temos também outro ponto que deixa as peças marcadas e facilmente identificáveis quanto ao estilo: as cores e os itens decorativos. Entenda:

cômoda azul pastel vintage

Paleta de cores vintage

Dentre as cores mais marcantes dentro de uma paleta de cores vintage, temos o azul claro, verde claro, tons pastéis, laranja, marsala e os tons terrosos.

sala decorada no estilo vintage

Essas nuances são vistas não apenas em móveis vintage, mas também em roupas e objetos de decoração.

Itens decorativos do estilo vintage

Por falar em objetos de decoração vintage, podemos citar os espelhos, quadros, máquinas de escrever, malas, banquetas e luminárias como itens decorativos mais usados no estilo.

Leia também: 16 tipos de cadeira e nomes: conheça os principais

O que é o estilo retrô?

decoração no estilo retrô

Quando trabalhamos com estética retrô na decoração, estamos falando de móveis e itens decorativos produzidos nos dias atuais, mas arquitetados de forma a se assemelhar com o estilo de outras épocas.

O estilo retrô pode ser visto como uma homenagem a outras épocas, fazendo jus a seu nome – que deriva de retrospecção, em que é buscado realizar uma observação ou análise do passado.

Sendo assim, podemos definir o estilo retrô como uma cópia ou releitura das peças do estilo vintage.

Leia também: Decoração clean: conheça o estilo e se inspire!

Quais as características do estilo retrô?

As características do estilo retrô são bem marcantes, o que faz com que seja possível notar sua diferença em relação ao vintage. Veja:

sala decorada com cadeira, sofá e armário retrôs

  • Cores vibrantes: o retrô usa tonalidades fortes e únicas que se destacam na decoração;
  • Flexibilidade: pode ser misturado com peças de outros estilos;
  • Material: geralmente, os móveis do estilo retrô não os mesmos que os utilizados no vintage, mas isso não é regra;
  • Pé Palito: no design dos móveis retrô, os pés palito estão praticamente sempre presentes, agregando um lindo design ao ambiente;
  • Tendência: por ser mais atual, o retrô é um estilo muito encontrado nas decorações contemporâneas.

Uma ótima vantagem do estilo é que ele pode ser usado para compor um ambiente por completo, mas também pode oferecer itens decorativos visando complementar outro estilo – como o moderno, por exemplo.

Principais móveis no estilo retrô

Dentre os principais móveis encontrados no estilo retrô, os modelos abaixo são o que trazem um destaque e um charme especial ao visual dos espaços. Confira e veja quais cabem em sua decoração:

Aparadores

Os aparadores são móveis usados em salas de estar, jantar e escritórios e oferecem tudo o que esses espaços precisam para se tornarem mais cheios e completos. Os modelos retrô são ideais para um charme complementar no espaço e geralmente possuem tonalidades mais discretas.

Cadeiras e mesas

As cadeiras e as mesas também são peças que retomam a estética vintage por meio do retrô com muita elegância. Sendo excepcionalmente produzidas em madeira, as cadeiras e mesas retrô deixam os espaços com toques de aconchego e rusticidade que encantam à primeira vista.

Racks

Os racks costumam apresentar um design mais vintage, com os característicos pés palito, no entanto, geralmente aceita tons neutros em seu acabamento, podendo ser encaixado em estilos variados, como o industrial, moderno e até mesmo minimalista.

Mesas laterais

sala decorada com cadeiras e mesas vintage

As mesas laterais ou mesas de cabeceira são geralmente alocadas em dormitórios e complementam a decoração do ambiente. Pode receber toques de cores neutras e coloridas, pois é flexível quanto às cores – assim como o próprio estilo retro.

Sofás

São peças voltadas ao design e que possuem um acabamento mais simétrico e linear. Dessa forma, é necessário complementá-los com almofadas para não ter seu conforto reduzido enquanto ocupante do móvel. Compre sofás retrô na Lemare!

Leia também: Como fazer cimento queimado: conquiste o visual industrial

Cores e itens decorativos no estilo retrô

Já mencionamos por aqui que o retrô possui nuances fortes e vibrantes que se destacam em um ambiente, certo? Dentre elas, podemos citar o vermelho, o amarelo, o azul, o laranja e o turquesa.

Como se tratam de tons fortes e de destaque, é preciso trabalhar com uma paleta de cores em um ambiente para não deixá-lo sobrecarregado e cansativo aos outros. Por isso, nada de adotar todas as cores em um só espaço, combinado?

Quanto aos itens decorativos que podem ser adicionados à decoração do espaço, as bicicletas, vitrolas e câmeras fotográficas são ótimos exemplos para serem posicionados em alguns dos móveis que citamos acima. Experimente!

Leia também: Montagem cadeira Eames – Passo a passo rápido

Resumo: principais diferenças entre estilo vintage e retrô

Como vimos, o vintage contempla peças raras e valiosas que, mesmo em um estilo de decoração mais atual, busca preservar e destacar a própria história dos seus itens.

Enquanto isso, o retrô possui toques mais modernos que visam homenagear o vintage com objetos em um design semelhante ao que o vintage oferecia outrora.

Se você é um colecionador, apaixonado por decoração ou simplesmente carrega consigo um apreço por decorações de outras épocas, tanto o vintage como o retrô podem ser ótimas apostas para agregar um destaque maior a seus ambientes.

Lembre-se sempre de buscar o equilíbrio entre as peças do espaço, as cores e suas próprias posições. Temos certeza de que você conseguirá compor um ambiente digno de revista!

O que você achou destas informações? Se gostou, temos certeza de que também irá adorar nosso post sobre decoração vintage!

Agradecemos sua leitura e o esperamos novamente aqui no blog da Lemare Móveis acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração. Até mais!

Avalie este post
Post Anterior

6 tipos de sofá diferentes para inovar a sua sala de estar

Decoração de mesa de centro: 9 ideias do que colocar

Próximo Post

Deixe um comentário