Geometria na decoração: Estilo nas formas simples

É possível usar a geometria na decoração de muitas maneiras, desde tapetes, estofados, objetos decorativos até pisos e tetos com aplicação de padrões e texturas. Com ângulos precisos até formas simétricas, é possível criar um interesse visual cheio de elegância nos mais variados ambientes.

Esse recurso volta a ser tendência no mundo do design de interiores e, claro, nós vamos explicar como usar os padrões geométricos na decoração da sua casa e dar algumas ideias para você se inspirar. Aproveite a leitura e descubra como a geometria pode favorecer todos os espaços da sua casa ou ambiente profissional!

Como a geometria adiciona interesse visual a um espaço?

A geometria é uma linguagem visual muito usada na decoração porque permite criar uma sensação de ordem e equilíbrio nos ambientes. Ela pode ser usada para atrair a atenção e direcionar o olhar, criar pontos focais e adicionar profundidade e dimensão a um espaço.

Outro ponto interessante é que os padrões geométricos podem ser incorporados em qualquer tipo de decoração, desde o minimalista ao estilo rústico. A geometria também pode ser usada em diferentes tipos de materiais, naturais e sintéticos.

Para finalizar esse tópico, a geometria na decoração cria uma sensação de ritmo, movimento, fluidez e dinamismo. Ao mesmo tempo, também cria contrastes interessantes que instigam e estimulam os sentidos de quem entra no ambiente. É um recurso maravilhoso para usar!

Geometria na decoração do mobiliário

Existem diversos padrões geométricos populares frequentemente utilizados em móveis e decoração. Nós montamos uma lista com algumas aplicações que impactam visualmente e são muito agradáveis para a estética dos ambientes de uma maneira geral. Use-as como inspiração para criar um espaço personalizado na sua casa ou trabalho.

1. Tapetes e estofados

Tapetes e estofados com padrões geométricos são uma forma simples e fácil de adicionar geometria na decoração. Os padrões podem variar desde linhas retas e angulares até formas mais complexas, como losangos e hexágonos, por exemplo. Ao escolher uma peça de tapeçaria, leve em consideração as cores e o estilo do ambiente para garantir uma harmonia visual.

sala de estar com tapete e almofadas com estampa geométrica

2. Objetos decorativos

Objetos decorativos com formas geométricas são uma excelente maneira de adicionar pontos focais a uma prateleira, mesa de canto ou aparador para decorar a sala ou outros cômodos. Vasos, esculturas, quadros abstratos e suportes podem ser usados para atrair a atenção e acrescentar modernidade ao seu lar.

sala com decoração toda preta e nichos decorativos pendurados na parede com forma geométrica

3. Armários e prateleiras

Além de usar esse tipo de móvel como apoio para objetos geométricos, os próprios nichos e portas são uma forma criativa de incorporar a geometria na decoração. Esses elementos podem ser usados para criar uma sensação de movimento e profundidade.

prateleiras de madeira com formas geométricas em uma parede cinza

4. Luminárias de teto e de parede

As luminárias dão um toque todo especial a qualquer ambiente. Existem luminárias que, inclusive, produzem luz com padrões geométricos, transformando completamente o ambiente conforme o horário do dia. Como recurso de iluminação indireta, as luminárias de parede podem criar pontos focais dramáticos e elegantes ao espaço.

luminárias modernas com formas geométricas de quadrados e retangulos

5. Elementos de madeira

A madeira também é um recurso incrível para aplicar formas geométricas. Mesas e prateleiras ganham uma textura especial e deixam uma atmosfera calorosa na casa. Uma ideia é usar esses elementos para equilibrar a frieza de materiais como o vidro e o metal, trazendo uma sensação de conforto e aconchego.

nicho de decoração com estilo industrial fabricado com metal e madeira em formato geométrico

Nós temos um conteúdo completo sobre o que usar para decorar uma estante, e muitos itens combinam perfeitamente com os padrões geométricos. Vale a pena dar uma conferida também!

Geometria na decoração de paredes, pisos e tetos

As paredes, pisos e tetos são telas em branco que podem ser completamente transformadas com a aplicação de padrões geométricos. Nós separamos algumas ideias que contemplam diversos espaços, para que você tenha muitas alternativas para se inspirar.

6. Aplique geometria nos azulejos do banheiro

Os azulejos de banheiro com padrões geométricos podem adicionar muito estilo a esse ambiente. Desde mosaicos e azulejos hexagonais, você pode usar a sua criatividade e preferências pessoais para entender o que funciona melhor.

No caso de banheiro social, procure usar cores claras e padrões maiores, para causar um impacto forte. Em banheiros privativos, os padrões menores e cores mais intensas podem ajudar na sensação de relaxamento.

banheiro infantil com azulejos geométricos branco vermelho e amarelo pastilhas brancas e armário de madeira

7. Coloque figuras geométricas no chão

Uma forma criativa de adicionar geometria nos ambientes é usando as formas no chão. Como o padrão geralmente possui um contraste acentuado, lembre-se de que ele cria uma sensação de dinamismo e movimento. Mesmo usando cores neutras como o cinza para decorar, não é muito recomendado usar geometria no chão em lugares que se deseja obter uma atmosfera mais calma e tranquila.

chão com desenhos geométricos preto e branco

A geometria na decoração do chão fica muito bem para ambientes comerciais e espaços sociáveis, isso porque ela tem um apelo convidativo e estimulante, propício para gerar estímulo nas pessoas.

8. Misture diferentes padrões geométricos na decoração

Uma tendência que está em alta é misturar padrões geométricos diferentes para criar um visual eclético e único. Por exemplo, você pode combinar um papel de parede de padrão em ziguezague com um quadro abstrato com figuras geométricas. Essa combinação cria uma profundidade que atrai a atenção com muita facilidade.

sala de estar com geometria na parede, no tapete e na almofada

9. Crie o seu próprio padrão geométrico para decorar

Se você gosta de usar a sua criatividade a favor da decoração, uma ideia é criar o seu próprio padrão geométrico para compor um ambiente. Para isso, nós temos duas sugestões. Uma é digitalizar o padrão que você desenhou e imprimi-lo em papel de parede. A outra — mais complexa, porém mais satisfatória para quem gosta de colocar a mão na massa — é usar fita adesiva para criar linhas e formas na parede e depois pintar cada seção com cores de sua preferência. O resultado será uma parede única e personalizada.

quarto com parede geométrica pintada a mão

10. Incorpore cores e texturas variadas

Além de formas, a geometria também pode ser adicionada através do uso de diferentes texturas e cores. Por exemplo, você pode usar azulejos com diferentes acabamentos, como fosco e brilhante, para criar um padrão geométrico bastante interessante. Outras texturas como o granilite, cimento queimado e o tijolinho de vidro podem ajudar nessa composição.

11. Utilize padrões geométricos no teto

Não se limite a usar a geometria apenas na decoração das paredes e do chão. Você também pode incorporar padrões geométricos no teto, seja por meio de molduras de gesso ou papéis de parede com padrões geométricos. Isso ajudará a criar um ambiente coeso, único e sofisticado. Nesses casos, prefira ambientes mais amplos para que a geometria não crie uma sensação super estimulante.

Como você viu, a geometria tem o poder de transformar um espaço simples em um ambiente sofisticado e elegante. Ao incorporar esses elementos geométricos em móveis e decoração, é possível adicionar interesse visual, criar pontos focais e criar um ambiente equilibrado e harmonioso.

Explore a beleza da geometria na decoração e renove seus espaços. Aqui no blog, temos mais dicas de decoração. Confira nosso post sobre como combinar cores de parede para sala e tenha mais recursos para combinar com os padrões geométricos que você escolher para decorar!

Avalie este post
Mauricio Mareto
Post Anterior

Textura Granilite: como incorporar essa tendência na decoração

Móveis funcionais: conheça opções para cada cômodo

Próximo Post

Deixe um comentário