Parede de tijolinho: como fazer? 4 ideias acessíveis

Reformar a casa e mudar a sua decoração é uma ótima maneira de revitalizar o espaço, certo? E se engana quem pensa que é necessário mudanças radicais nos ambientes para conseguir um resultado bacana.

Com pequenas reformas, já é possível ter ótimos resultados para deixar seu lar de cara nova, além de evitar grandes gastos. Um ótimo exemplo são as mudanças na parede, que deixam seu lar repleto de aconchego e personalidade.

Nesse contexto, trouxemos aqui no blog da Lemare as paredes de tijolinho, que deixam qualquer espaço com um acabamento que transita do moderno ao rústico ao mesmo tempo.

Continue a leitura e veja como você mesmo pode fazer uma parede de tijolos em seu lar!

1. Parede de tijolinho com isopor

A parede de tijolinho feita em isopor é um dos métodos mais fáceis que garante um dos melhores resultados.

tijolinho de parede feito de isopor

Para começar, você precisará de uma placa de isopor com espessura entre 5 a 10 mm, um estilete e uma ferramenta de solda – que pode ser facilmente encontrada em qualquer loja de ferramentas.

Quando estiver com os itens em mãos, comece cortando o isopor em retângulos para formar cada tijolinho com 20 x 8 cm. A quantidade de tijolinhos necessários vai depender do tamanho de sua parede, que deve ser medida no início do projeto.

mãos cortando isopor com estilete para fazer uma parede de tijolos

A ferramenta de solda será usada para traçar os detalhes nas bordas dos tijolinhos e sua superfície com alguns detalhes que os deixarão com um acabamento muito realista em sua parede.

Nessa etapa, é essencial tomar cuidado com os vapores que saem do isopor derretido, que podem ser prejudiciais para a saúde. Faça-a num ambiente aberto e bem ventilado! Se não for possível, abra as janelas do cômodo e utilize uma máscara apropriada.

Para colar os tijolinhos na parede, utilize fita cola instantânea ou fita dupla face, caso sua casa seja alugada e você não queira prejudicar a estrutura da parede.

Depois disso, basta aplicar duas demãos da mesma tonalidade de tinta sobre os tijolinhos e sua parede estará pronta, com detalhes muito realistas.

Tijolinhos feitos de isopor pintados

Leia também: Cores para pintar a casa: o guia para você se inspirar

2. Parede de tijolinho com EVA

O EVA é outro material que pode ser usado para compor sua parede de tijolinhos. O acabamento fica mais básico e minimalista, mas mesmo assim é visualmente muito bonito.

Tudo o que você precisará é de folhas de EVA, régua e uma folha de cartolina para molde.

Para começar, faça os moldes de cada tijolinho com a medida padrão (20 x 8 cm), deixando um espaço entre cada tijolinho de 10 a 15 mm, em média.

papel EVA cortado e cola para fazer uma parede falsa de tijolinhos

Remova os tijolinhos do molde, guardando a grade de cartolina para ajudar a transferir os tijolinhos no EVA.

Com esses moldes na cartolina, fica muito fácil fazer os cortes no EVA e eles podem, inclusive, auxiliar na hora de colar as peças na parede com cola instantânea, cola para EVA ou dupla face.

EVA cortado em formato de tijolinhos e colado na parede

Para finalizar a aplicação, aplique duas demãos de tinta na parede e voilà – sua parede estará pronta. O resultado é uma parede de tijolinhos mais discreta, ideal para quem não gosta de mudanças bruscas.

3. Parede de tijolinho com gesso e grafiato

Para fazer a parede de tijolinho com grafiato, você literalmente terá que colocar a mão na massa – mas o resultado é muito recompensador e realista.

Foto de parede de tijolinho feita com gesso e grafiato

Para começar, você precisará de um molde feito em MDF ou silicone em que os tijolinhos serão construídos, por meio de uma mistura de gesso e grafiato com água.

Nessa etapa, você pode adicionar corante em pó na cor desejada para colorir os tijolinhos e não ter que realizar a pintura depois.

Quanto a mistura estiver com um aspecto pastoso, significa que a massa está pronta para ser aplicada em sua parede. Então, cubra o molde com um plástico e aplique em sua parede, sempre prezando pelo espaçamento entre cada tijolinho.

Foto de mãos colando tijolinhos de gesso e grafiato na parede

Caso você não tenha usado o corante, você ainda pode pintá-los nessa etapa com tinta na tonalidade de sua preferência. Com tudo pronto, basta aplicar uma camada de resina para que as peças não soltem pó no chão.

Leia também: Tijolinho de vidro no banheiro – vantagens e como colocar

4. Parede de tijolinho com papel adesivo

Se você quer uma parede de tijolinhos mas achou as opções acima muito complicadas, temos outra solução para você: papel adesivo. Com esses materiais a estampa de tijolinhos já vem pronta, bastando que você aplique o papel na parede.

Opções de papel adesivo com design de tijolinho para colar na parede

Os materiais necessários são poucos: apenas o próprio papel adesivo e uma fita métrica para medir a parede e o papel no momento da aplicação.

É importante prestar atenção nas bordas do papel adesivo para garantir que o desenho dos tijolos ficarão próximos em relação às bordas do papel adesivo.

A vantagem do papel adesivo é que o acabamento fica perfeitamente alinhado entre os tijolinhos e ainda existem opções com texturas para deixar sua parede com um aspecto mais realista.

Foto de mãos colando papel adesivo de tijolinhos brancos na parede

Com tantas opções disponíveis para ter sua própria parede de tijolinhos, não há mais porque esperar, não é mesmo? Escolha sua ideia acessível preferida e deixe seu cantinho ainda mais aconchegante!

Foto de uma parede de tijolinho marrom avermelhada com papel adesivo

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre estilos de decoração para sala de estar e conferir quais os melhores!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Decoração japonesa: como inserir a temática na sua casa

Tijolo de vidro é seguro? Descubra na Lemare Móveis!

Próximo Post

Deixe um comentário