A escolha ideal dos tipos de iluminação influencia e muito nas sensações prazerosas de conforto e aconchego. A busca por transmitir corretamente o sentimento ideal para cada ambiente envolve a escolha correta do tipo de luz.
Existem luzes brancas até as mais amareladas. Além dessas, com o avanço da tecnologia, foram criadas as lâmpadas controladas via Wi-Fi e/ou a controle remoto e possuem outras variações de cores e tons como rosa, vermelho, azul, verde etc.
Entenda mais sobre os tipos de iluminação aqui no nosso blog! Confira!
Iluminação direta
Como o próprio nome bem sugestivo deixa explícito, a iluminação direta é um modelo de iluminação onde a luz é direcionada exclusivamente para um ponto específico. É composta normalmente por holofotes, pendentes, spots, luminárias e abajures. Elas podem ser usadas em diversos tipos de ambientes:
- Escritórios ou home office;
- Bibliotecas;
- Closets;
- Entre outros.
Por falar nisso, aproveite e veja nossas dicas de como decorar uma sala pequena!
Iluminação indireta
Seguindo a ideia oposta da iluminação direta, a indireta tem a missão e o intuito de espalhar luz pelo espaço sem criar um ponto e foco no ambiente. É ideal para locais compostos por superfícies transparentes e/ou claras que como espelhos refletem e ajudam na distribuição da iluminação.
É usada para destacar indiretamente os objetos determinados, pode ser instalada diretamente em pisos, sancas, tetos de gesso, tetos ambiente com focos direcionais que utilizam spots ou apliques que usam fitas de LED ou embutidas. Elas são, inclusive, essenciais na hora de decorar um apartamento.
O principal é que esse tipo de iluminação fique em um local onde possa ser distribuída de maneira uniforme pelo ambiente.
Iluminação difusa
Esse tipo de iluminação é composta por pontos de luz mais fortes, mas com um “filtro”, para deixar a luz mais difusa. Isso gera uma distribuição uniforme pelo ambiente todo, sem criar muitas sombras ou contrastes. É o tipo mais usado em domicílios.
A lâmpada deve ser posicionada no centro ou nos cantos do espaço e, mesmo sendo uma lâmpada forte, deve iluminar de uma forma suave graças ao seu filtro. O que auxilia no conforto e bem-estar, sendo muito utilizada em cozinhas, salas e banheiros.
Iluminação de destaque
Também portadora de um nome bem sugestivo, esse tipo de iluminação é utilizada onde um ponto específico precisa de um foco maior de luz, com uma iluminação mais concentrada e mais direcionada.
Utilizando spots, você obterá um foco de luz mais direcionado. A iluminação destaque é muito usada em fachadas, iluminação de quadros e itens de decoração, itens colecionáveis e/ou para evidenciar locais lhes trazendo mais destaque. Por exemplo, faz a cristaleira parecer mais organizada.
Tome cuidado para que no intuito de evidenciar você não estrague os detalhes e as cores do item que quer destacar na decoração.
Iluminação de tarefa
A iluminação de tarefa, ou iluminação de escritório, é constituída por focos menores com a luz mais forte. Muito utilizada na hora de efetuar tarefas manuais ou que exigem uma atenção redobrada como cozinhar, escrever, costurar, entre muitas outras.
Por mais simples que pareça, é ideal um bom planejamento desse tipo de iluminação para não ficar sombras indesejáveis que atrapalhem na execução da atividade. Uma sugestão muito utilizada e funcional seria as luminárias de chão ou os abajures.
Como usar os tipos de iluminação em cada cômodo da casa?
Depende da sua finalidade com aquele cômodo. Por exemplo, a cozinha e o home office precisam de muita luz porque exige mais foco. Já a sala precisa ser mais acolhedora. Tudo isso deve ser estar alinhado com a cor da lâmpada no ambiente.
Entenda mais a seguir:
Tipo de iluminação ideal para a sala
O tipo de iluminação para sala mais recomendado e utilizado seria o indireto, que pode ser mesclado com o uso de luminosidades de destaque. A iluminação indireta distribui, como já vimos, a luz por todo o local de uma forma mais homogênea, sem excessos.
Fique atento ao posicionar os seus elementos da decoração e as luzes para que a direção da iluminação frequente não cause desconforto por estar focada em cadeiras, sofás e poltronas. Use-a para destacar os revestimentos e seus itens em exposição por sua sala.
Priorize lâmpadas de cores neutras e quentes para salas residenciais com o foco mais relaxante e descanso e use cores frias para salas com atividades que requerem mais foco.
Tipo de iluminação ideal para o quarto
No quarto, o ambiente deve ser desenvolvido da forma mais acolhedora possível, pois uma boa noite de sono é indispensável para um dia mais produtivo. Focando em criar um cômodo que contribua para a saúde do seu sono, você deve optar pela escolha de luzes mais quentes.
Caso seja um leitor nato ou que possua o hábito de ler alguma coisinha pela noite, seria recomendado introduzir a iluminação de tarefas em conjunto da iluminação escolhida para o quarto.
Lembre de completar a decoração do quarto com o modelo de estante perfeito para o seu estilo!
Tipo de iluminação ideal para o banheiro
Ao desenvolver este projeto luminotécnico ou atualizar o atual indicamos o uso de luzes diretas, difusas e frias para que em momentos delicados como na depilação e maquiagem.
A iluminação direta é importante também para não haver a incidência de sombras que possam interferir na rotina de cuidados e no momento de higiene pessoal. Isso vale principalmente, para aquelas casas que têm um banheiro pequeno.
Tipo de iluminação ideal para a cozinha
Com o uso mais frequente no dia a dia da cozinha, o tipo de iluminação mais indicado é constituído por luzes frias, que despertam atenção. Ainda mais quando se trata de momentos que requerem alerta e concentração.
Se além de um local funcional e de atividades a sua cozinha for um ambiente de reuniões sociais e convívio familiar a recomendação será pelo uso de luzes difusas, fique atento às necessidades.
Veja nossas dicas de escolha de melhores luminárias para a cozinha do apartamento!
Tipo de iluminação ideal para jardins e exteriores
Quando falamos de áreas exteriores devemos usar luminosidades que evidenciem o paisagismo e a fachada, que valorize a ornamentação do seu espaço.
Você pode usar os mais diversos tipos de iluminação em conjunto, como os de destaque e de orientação, em tons quentes ou frios, com fluxos intensos de luzes e iluminações escolhidas com ciência do ambiente, interesses e imposições.
Aqui no nosso blog nós sempre temos várias dicas de decoração para deixar sua casa ainda mais com a sua cara. Por exemplo, aproveite para ver como decorar sua varanda!
- 9 dicas para decoração de apartamento pequeno - 30 de setembro de 2024
- Decoração colorida: 8 dicas para integrar cores no ambiente! - 30 de setembro de 2024
- Melhores sofás: 14 modelos para deixar sua sala incrível - 23 de setembro de 2024