8 passos para escolher uma cadeira para sala de jantar ideal

A cadeira para sala de jantar é um dos móveis mais essenciais da casa, porque traz conforto e contrasta com os demais elementos presentes no ambiente. Por esse motivo, as peças devem ser confortáveis, elegantes e com designs que agreguem valor para a decoração.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como escolher o melhor modelo de cadeira para sala de jantar. Elas estão relacionadas com as medidas do móvel, o conforto e a outros fatores que influenciam no ambiente. Acompanhe!

1. Dê atenção às medidas

A análise das medidas é um passo essencial na hora de fazer a sua escolha. Isso porque as cadeiras não devem — e nem podem! — ficar grudadas umas às outras. Elas precisam estar posicionadas com um espaço de respiro que facilite e ajude na circulação de pessoas.

Em um exemplo simples, a cadeira de jantar giratória Mel Buenos Aires possui medidas específicas que trazem facilidade na hora de montar uma mesa posta. Assim como ela, as versões com essas proporções são as melhores:

  • Altura: 89 cm;
  • Largura: 55 cm;
  • Profundidade: 63 cm.

É claro que essas medidas são apenas uma média. Esses números podem variar conforme o tamanho da sua mesa e o espaço disponível em sua casa.

Esse conteúdo vai te ajudar! Top 5 melhores cadeiras para mesa de jantar moderna

2. Preze pelo conforto

O conforto é uma questão que não deve ser esquecida, porque garante comodidade durante as refeições. Por esse motivo, é fundamental que você se atente à qualidade e ao formato do assento. Modelos ergonômicos e que se adaptam ao corpo são sempre as melhores opções.

Além disso, as costas necessitam de um local confortável para ficarem encostadas. Logo, o tipo de cadeira para mesa de jantar que você escolher precisa ter um encosto robusto e bem estruturado.

3. Combine com o restante da decoração

Para a decoração da sala, é recomendável analisar as cores da parede, os tons dos móveis e dos objetos decorativos. Afinal, em ambientes coletivos, a cadeira é um item que cria contraste com os demais artigos do cômodo.

mesa de jantar escolhida adequadamenta com acabamento rústico que combina com a decoração

Tons sóbrios e amadeirados são clássicos, porque criam um ambiente sofisticado e elegante. Além deles, o branco e o preto combinam com várias colorações e são sempre uma boa saída — principalmente para quem deseja elaborar espaços com um estilo rústico ou industrial.

4. Prefira modelos práticos e seguros

A praticidade é mais um dos fatores que você precisa analisar ao escolher a sua cadeira. Ela deve ser prática, fácil de sentar e confortável. Esses fatores fazem diferença para todos os moradores do lar, porque garantem evitar problemas desagradáveis durante as refeições. Optar por modelos seguros e que não gerem acidentes é essencial para ter uma rotina saudável e livre de acidentes.

Aliás, os modelos giratórios trazem praticidade ao dia a dia e são escolhas ótimas para quem busca praticidade na hora de sentar e levantar da cadeira, já que as mesmas não têm rodinhas nos pés.

mesa de jantar sofisticada com cadeiras estofadas bem elegantes

5. Ouse com modelos diferentes para a mesma mesa

Não é necessário usar o mesmo modelo de cadeira na mesa de jantar. Na verdade, a opção de brincar com as cores e estilos deve ser feita para fugir de uma decoração mais simples e sem tons coloridos.

As cadeiras Saarinen Wood, por exemplo, são opções com as tonalidades mais fortes e diversificadas. Há modelos amarelos, vermelhos, rosas e fendi. Dessa forma, é possível criar um contraste entre os assentos e o restante do ambiente.

mesa de madeira com cadeiras Allegra coloridas

6. Prefira assentos com braço para uma decoração sofisticada

Os assentos que possuem braços criam uma decoração elegante e sofisticada para o espaço. Então, se você busca por este estilo em sua sala de jantar, investir nesses modelos é uma ótima saída.

mesa de jantar sofisticada com cadeiras estofadas bem robustas ao redor

E não é só isso! Além da beleza, as versões com braço ajudam na ergonomia e garantem uma postura adequada para o corpo — interessante, não acha?

7. Escolha uma cadeira que contraste com a cor da mesa

Normalmente, a cor da mesa acompanha a cor da cadeira. Entretanto, uma boa alternativa para fugir do tradicional é apostar em móveis que contrastem entre si. Essa é uma forma de dar vida à decoração e deixar a sala de estar com o seu estilo e personalidade.

mesa de jantar branca com cadeira verde contrastando na decoração

8. Recorra a diferentes texturas de materiais

Na hora de escolher a cadeira para sala de estar, é fundamental analisar os materiais que estão presentes na estrutura. Para trazer um toque sofisticado, é legal optar por móveis com diferentes tipos de madeiras, as quais trazem textura e profundidade para a cadeira.

Nesse caso, há as estofadas, as elaboradas em couro sintético ou poliéster e as de diversas cores e acabamentos que proporcionarão um belo contraste para o espaço. Brinque com todas elas e monte uma decoração moderna e elegante!


Pronto! Com esses 8 passos simples, você está preparada para escolher a sua sala de jantar. Deu para perceber, né? Escolher uma cadeira não deve ser um processo complicado, mas sim algo a ser feito com calma e paciência.

Agora, para deixar o seu espaço mais sofisticado, descubra como usar a cor marsala na decoração. Acredite: essa tonalidade dará um toque a mais para a sua sala!

Te esperamos por lá…

Até mais!

Avalie este post
Post Anterior

Dicas e inspirações para decorar a casa toda para o Natal

Modelos de estante para decorar o quarto e a sala com elegância

Próximo Post

Deixe um comentário