Como montar uma área para churrasco em casa

A afirmação “vou montar uma área para churrasco em casa” carrega um peso, principalmente relacionado com a questão financeira, pois geralmente associamos esse ambiente com áreas luxuosas e grandes churrasqueiras. No entanto, não é preciso disso tudo para ter um espaço agradável em casa.

Nós sabemos que a palavra conforto significa sentir-se aliviado, então, baseado nisso, selecionamos algumas dicas de como transformar diferentes tipos de área externa, desde as menores até maiores, em um excelente local para relaxar e aproveitar bons churrascos com a família e os amigos.

Áreas pequenas: como aproveitar o espaço para churrasco

É sábado à tarde, você está sentado no sofá tomando um café e assistindo a televisão, e, nesse mesmo momento vem o pensamento “bem que eu poderia estar fazendo um churrasco com a minha família”. Pois é, muitas pessoas passam pela mesma experiência, mas, que tal colocar esse sonho no papel?

Ao planejar reformas ou construções em ambientes menores, devemos ter a consciência de que menos é mais. Vale a pena, ao invés de optar por uma grande churrasqueira, um equipamento com tamanho reduzido que cumpre a mesma função.

Além disso, escolha móveis como mesas e cadeiras respeitando o espaço em geral. Afinal, é necessário que a área para churrasco tenha espaços livres para várias pessoas passarem durante o dia, principalmente se há crianças.

Hoje em dia você encontra conjuntos de mesas e cadeiras que têm tamanho ideal para diferentes tipos de ambientes, principalmente os menores. Além disso, como são produzidas com materiais resistentes, os móveis podem receber fatores externos como chuva e poeira sem perder sua qualidade.

área pequena para churrasco

Áreas maiores: aprenda a compor o ambiente sem sobrecarregar

Se, ao contrário do exemplo anterior, você tem um grande espaço na parte externa da sua casa, saber como montar uma área para churrasco também pode ser visto como um problema, pois você pode acabar com vários prejuízos ao compor o local com móveis e itens de decoração disfuncionais.

Geralmente, quando vemos revistas e sites especializados de decoração, nos deparamos com espaços gloriosos, repletos de itens luxuosos que parecem cenários dos filmes de Hollywood, porém, não é bem assim.

Quando você pensar em montar seu espaço, é importante sim buscar referências, no entanto, é preciso estar alinhado com o que as pessoas usam. Não vale a pena colocar um sofá exuberante ao lado da churrasqueira se é impossível as pessoas se sentarem ao redor, não é mesmo?

Por isso, ao escolher os móveis, busque itens elegantes, mas que também sejam funcionais. Uma boa dica é usar banquetas apropriadas para aqueles que não se sentam à mesa possam se acomodar em qualquer lugar.

área grande para churrasco

Para os dias quentes: como montar um ambiente fresco

O churrasco é um momento onde as pessoas interagem, compartilham histórias e, principalmente, degustam seus pratos preferidos. Porém, nos dias quentes, tudo isso pode ficar um pouco mais difícil.

Sendo um país tropical, o Brasil tem muitos períodos quentes durante o ano. Então, mesmo se estiver fazendo frio no momento em que for montar a sua área gourmet de churrasco, é recomendável compor o ambiente com cadeiras de polipropileno e ombrelones.

Esse tipo de cadeira é resistente a riscos e aguentam por mais tempo a incidência do calor e de outros fatores externos. Os ombrelones, por sua vez, são ótimos itens para fazer grandes sombras e garantir muito mais frescor nos dias de verão.

Dessa forma, você aproveita a ideia de que menos é mais e conta com itens que favorecem os seus melhores momentos com a família e amigos. Agora, é só colocar o planejamento em ação e marcar na agenda o dia do churrasco.

local arejado para churrasco

2 ambientes em 1: churrasqueira e cozinha

Agora, aqui vai uma dica para você otimizar o espaço da churrasqueira: adquira uma pia, espaço para o fogão e geladeira. Assim, é possível aproveitar o espaço que ficaria vazio durante os outros dias da semana.

Se o espaço externo comportar armários, aproveite esse benefício para guardar seus utensílios domésticos em um local próximo da pia e dos outros aparelhos. Dessa forma, evita-se a entrada e saída dentro da casa várias vezes por dia.

Por fim, ao compor seu local de lazer, é possível complementar com outros itens como chopeira, grill ou até mesmo freezer. Afinal, o objetivo dessa transformação é ter mais conforto, então vale tudo quanto o foco é o seu bem-estar e de sua família.

área de churrasco com cozinha

Gostou das dicas de como montar uma área para churrasco em casa? Neste post você viu que independente do tamanho do seu ambiente, é possível criar um espaço de lazer agradável e que atenda às suas expectativas.

Se você tem alguma opinião ou dúvida sobre esse tema, deixe um comentário aqui embaixo. Aproveite também para compartilhar o conteúdo com seus familiares e amigos para que eles, assim como você, saibam como é simples ter mais conforto e diversão no próprio lar. Até o próximo post!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração de área externa: dicas práticas e funcionais

Decoração com estante: estilo e organização!

Próximo Post

Deixe um comentário