Móveis para otimizar o espaço da cozinha: dicas incríveis!

O estilo clean para os ambientes tem se tornado cada vez mais comum nas residências. Móveis para otimizar espaço estão fazendo sucesso no ramo da arquitetura e decoração. E com razão, afinal, esse estilo de decoração torna tudo mais limpo e organizado.

Hoje, o blog da Lemare Móveis vai apresentar algumas dicas de móveis para otimizar o espaço na cozinha e tornar tudo mais funcional. Quer saber mais? Então acompanhe o post!

Por que otimizar o espaço da cozinha?

Em residências pequenas, principalmente apartamentos, a cozinha nem sempre tem um tamanho muito funcional, não é? Isso dificulta tanto a interação da família, pois é um ambiente de união, quanto a própria preparação das refeições.

Tentar cozinhar e não conseguir abrir as gavetas ou ter pouco espaço para cortar os alimentos torna a vida muito mais difícil, certo? O jeito, então, é apostar em móveis que otimizam o espaço sem abrir mão do estilo e da funcionalidade.

Criando um ambiente confortável e bem organizado, é possível tornar a cozinha um lugar muito mais agradável e aconchegante para você e para a sua família.

Como otimizar espaços pequenos?

A melhor opção para pessoas que querem otimizar o espaço da cozinha é ir montando-a com móveis planejados, porém, se você não quer ter esse trabalho e esse gasto, vamos te dar algumas dicas de móveis que servem tão bem quanto, acompanhe!

  1. Banquetas para balcão

Para quem possui casa com cozinha no estilo americano, pode optar por banquetas modernas, ainda mais se o outro cômodo for uma pequena sala de jantar.

É possível criar um espaço bem bacana com ítens de iluminação e com as banquetas certas. No entanto, se você possui um espaço própria para a sala de jantar, opte por não colocar mesa na cozinha e apenas deixe nela os balcões e armários.

Para ter um cantinho despojado, coloque algumas banquetas bem modernas e coloridas e abuse de uma iluminação descontraída e aconchegante!

Assim, você cria um espaço informal e funcional próprio para fazer as refeições mais simples e para receber alguns amigos especiais. No momento da refeição as pessoas podem se sentar nas banquetas e na mesa de jantar.

banqueta para balcão de cozinha

  1. Mesas de tamanho proporcional

Sua cozinha é apenas um cômodo bem dividido e, mesmo assim, falta espaço? Uma boa escolha é colocar uma mesa de tamanho proporcional que comporte todos os membros da família na hora das refeições.

Caso tenha um espaço bem reduzido, opte por mesas quadradas ou retangulares, esses modelos podem ser encostados em alguma parede e proporcionam um espaço para passagem melhor.

Se sua cozinha tem um tamanho considerável, aposte em uma mesa oval ou redonda. Elas são bem modernas e trazem um charme para o espaço, combine-a com cadeiras com o mesmo design ou com um design parecido para ficar tudo com a mesma cara.

mesa quadrada para cozinha

  1. Armários altos

Uma das maneiras mais efetivas de se otimizar o espaço de uma cozinha é investir em armários altos, aqueles que são fixados nas paredes, geralmente, esses móveis possuem muitas portas e divisões que vão acomodar muito bem os ítens e acessórios.

Esses espaços são muito úteis na hora de guardar alimentos não perecíveis, panelas, potes, entre outros jogos de cozinha. Assim, sobre as bancadas e armários baixos terão apenas os eletrodomésticos mais usados, micro-ondas e cafeteiras, por exemplo.

armário alto para cozinha

  1. Pia e cubas grandes

Para guardar panelas, talheres e guardanapos de tecido, ter uma cuba e pia grandes é de extrema importância, visto que, caso sobre algum espaço devido aos armários altos organizados, você poderá deixar ingredientes rotineiros, como sal, óleo, temperos e muito mais!

Além disso, o espaço da pedra da pia será muito útil na hora de cortar alimentos, evitando que você tenha que se deslocar até a mesa para preparar as refeições, essa facilidade evita até mesmo que no percurso caia alguma louça ou alimento.

pia dupla cuba

  1. Mobiliário e eletrodomésticos lado a lado

Pode parecer estranho, mas tentar deixar todos os móveis de apenas um lado vai otimizar – e muito! – o espaço. Principalmente no caso de apartamentos e casas com cozinhas pequenas, aproveitar o máximo de espaço que uma parede pode oferecer é crucial.

Experimente deixar um armário entre o fogão e a geladeira para facilitar o manuseio de alimentos da geladeira até a bancada e da bancada até o fogão. No caso de uma cozinha muito pequena, deixe a pia entre esses eletrodomésticos.

Assim, sobrará muito espaço para a mesa e para as cadeiras ou, até mesmo, para uma ilha de tamanho pequeno com banquetas.

eletrodomésticos na cozinha

  1. Prateleiras

Se o seu armário não possuir tantas portas e gavetas, então pese a mão em prateleiras! Elas são super versáteis e podem ser colocadas em vários lugares, principalmente acima da pia e dos armários para guardar alguns itens.

Porém, se essa for a sua opção, mantenha sempre o espaço organizado! Você pode comprar algumas caixas organizadoras pequenas ou potes para guardar alimentos e talheres. Assim, evita um visual cheio, desconfortável e bagunçado.

prateleira para cozinha

Não é muito difícil otimizar o espaço da cozinha, não é? Basta um pouco de criatividade e muita organização! Aqui no blog da Lemare Móveis sempre tem novidades para te ajudar na organização da sua casa e de outros ambientes.

Para saber mais, acompanhe-nos e veja conteúdos decorativos exclusivos!

Até a próxima!

Avalie este post
Post Anterior

Truques e dicas para dominar a decoração com espelhos

Decoração de área externa: dicas práticas e funcionais

Próximo Post

Deixe um comentário