Quais luminárias usar em cada cômodo? Saiba mais!

Para decorar um ambiente, seja ele residencial ou comercial, primeiro é necessário saber quais os tipos de iluminação para que haja equilíbrio na hora de colocar as peças de enfeite e os móveis.

Um ambiente bem iluminado infere diretamente na percepção da aparência da casa, mas, muito mais que uma questão estética, as luzes servem para que a funcionalidade do espaço não se perca.

Gostaria de saber quais modelos de iluminação e onde usá-los? Então fique de olho no post vamos ensinar tudo!

Ambiente bem iluminado: elegância até nos pequenos detalhes!

É de conhecimento comum que a iluminação implica diretamente na qualidade do bem estar que aquele ambiente pode proporcionar, certo?

Em uma casa, todos os cômodos têm suas funcionalidades e características específicas. Para atender sua utilidade, a iluminação é um fator decisivo. Por exemplo, uma cozinha deve ser bem clara e com a luz branca para permitir a manipulação dos alimentos de maneira fácil.

No quarto, luzes mais difusas e amarelas trazem aconchego e tranquilidade. Afinal, é um ambiente de descanso e você precisa se sentir à vontade.

Você também pode usar a iluminação como um objeto decorativo junto com outros móveis e artigos de decoração, tudo dependerá do aspecto desejado. São muitas opções para combinar!

Como iluminar os cômodos da casa: diferentes luminárias!

Para saber quais luminárias usar, é preciso entender sobre os tipos de iluminação e suas tonalidades, existem muitos modelos que são mais indicados para quarto, outros para cozinha e alguns para o banheiro. Sabendo isso, você estará pronto para pensar e começar a decorar os cômodos de sua casa.

  • Iluminação para sala

A sala é aquele ambiente da casa em que os membros da família se reúnem para assistir filmes, novelas e outras programações. Como um ambiente usado, em sua maioria, para o lazer, é essencial que ele seja decorado de forma que transmita comodidade.

A iluminação direcionada é bem utilizada na sala em lâmpadas centrais do ambiente, entretanto, geralmente, ela é combinada com a iluminação difusa, por ser mais confortável para os olhos.

A tonalidade da luz mais comum para esse ambiente são as lâmpadas amarelas, visto que, na sala, a necessidade de algo mais claro é mais dispensável.

As luminárias embutidas como spots e luminárias de chão também são boas opções para complementar a iluminação do ambiente. Com os spots posicionados estrategicamente, é possível criar jogos de luzes nas paredes e deixar a sala ainda mais aconchegante.

sala decorada

  • Iluminação para cozinha

Como um ambiente que necessita de muita luz, a iluminação direcionada é ideal para a cozinha. A tonalidade branca da lâmpada ajuda na visualização dos alimentos e acessórios utilizados para cozinhar.

No entanto, se você quer deixar a cozinha com um toque moderno, posicione luminárias de teto de iluminação linear perto de sua ilha ou na mesa usada para refeições informais. Ela não agride os olhos e é bem confortável.

Você pode usar até alguns itens decorativos na mesa, como um vaso de flor, e assim, o ambiente ficará super sofisticado!

iluminação para cozinha

  • Iluminação para o banheiro

Nesse ambiente, você pode criar um jogo de luzes para que a estética fique moderna sem abrir mão da funcionalidade. A iluminação indireta, direta e difusa são as mais utilizadas.

A necessidade de um foco direto é, principalmente, para atos de higiene como tomar banho e escovar os dentes, visto que, assim, é mais confortável e não força a sua vista para esses atos rotineiros.

A iluminação indireta pode ser usada juntamente com o aspecto difuso como uma peça chave na decoração. Em banheiros, plafons com designs modernos ou luzes posicionadas atrás do espelho sobreposto ficam incríveis!

Porém, não se esqueça que a iluminação indireta precisa de superfícies mais reflexivas para criar o efeito desejado! Então, opte por materiais e móveis no banheiro que tenham tonalidades claras e coloque um tapete próximo ao box para complementar o estilo.

banheiro decorado

  • Iluminação para quarto

Como um dos ambientes mais usados da casa, principalmente para o descanso, a iluminação pode ser, em sua maioria, difusa ou indireta, pois são as mais confortáveis à vista.

Caso sua casa esteja no processo de acabamento, é possível solicitar um design mais moderno e com aberturas no gesso do teto para que a iluminação indireta se encaixe. O efeito de luzes em cascatas em suas paredes ficará muito romântico!

Opte por spots de iluminação de destaque para áreas que ficam os aparadores ou para as áreas próximas à cama, com tonalidade mais amarelada para o conforto dos olhos. A sensação de bem estar e aconchego no seu quarto aumentará muito!

quarto decorado

  • Iluminação área externa

Para áreas externas, as luzes também são importantes para a segurança dos moradores, principalmente em casas onde há piscinas, escadas ou plantas que podem machucar pelo seu tamanho ou pela presença de espinhos.

A iluminação de orientação é uma das principais fontes de luz para ambientes externos. Elas estão presentes em balizadores, spots e arandelas e cabem em qualquer local que necessite de mais claridade.

Elas podem ser facilmente combinadas e posicionadas de maneira harmônica com os móveis desse espaço.

iluminação para área externa

Viu como é fácil decidir quais luminárias usar em cada cômodo? Com essas sugestões, a sua casa ficará mais linda e moderna ainda. Invista na iluminação e dê destaque aos seus móveis e espaços.

Você tem interesse em saber mais sobre decoração e móveis? Então acompanhe a Lemare Móveis pelo blog e esteja sempre por dentro das novidades. Até o próximo post!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração de escritório: 5 acessórios indispensáveis

Decoração com puff: otimize o espaço da sala!

Próximo Post

Deixe um comentário