Mesa para apartamento pequeno: saiba como escolher

Com o passar dos anos, as plantas de apartamento foram se tornando cada vez menores, impossibilitando os moradores de usarem um grande número de móveis. Sendo assim, as pessoas foram induzidas a se adaptarem e a decorarem o seu apartamento de um jeito inteligente.

Na hora de decidir qual tipo de mesa escolher, esse problema fica ainda mais evidente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a escolher uma mesa para apartamento pequeno, a fim de que o seu espaço seja aproveitado de forma inteligente e funcional.

Existem alguns arquitetos e designers de interiores que nos dão algumas dicas e nós, da Lemare, filtramos algumas delas e separamos as que mais podem te ajudar a encontrar a mesa ideal para o seu apê! Confira o passo a passo:

Coloque a sua organização em dia

Sabemos que a organização é um dos fatores principais dentro dos lares. Quando se trata de apartamento, a organização precisa ser ainda maior. Afinal, o espaço é menor e por isso, todo o ambiente deve ser planejado para não prejudicar a circulação dos moradores pelos cômodos.

Uma coisa importante a se lembrar é que a decoração anda de mãos dadas com a organização, e por isso é imprescindível que escolhamos uma mesa que se adeque ao tamanho do local e que combine com os outros itens da decoração, como com as cores das paredes, com o estilo dos móveis e até mesmo com outros itens que ficarão no cômodo, é o caso das poltronas, puffs e sofás.

Analise bem o espaço disponível

Se você está à procura de uma mesa de jantar ideal para um apartamento pequeno, provavelmente há um espacinho reservado especialmente para ela, não é? Pois bem, é muito importante prestar bastante atenção nos pequenos detalhes, analisando como a mesa ficaria nesse espaço, quantas cadeiras ela precisa ter e o formato que caberá no espaço.

É importante também imaginar as possíveis situações que podem acontecer no dia a dia, porque assim, você consegue ter uma noção de como será quando você já tiver escolhido qual modelo comprar.

Analise o seu tipo de rotina

Algumas pessoas acreditam que a rotina não interfere, no entanto, os tipos de mesa para alguém que faz todas as refeições em casa, possui filhos e para alguém que faz somente algumas refeições em casa e não possui filhos serão totalmente diferentes.

Analise se a sua rotina é tranquila e agitada, se você tem uma vida corrida, com muitos compromissos por dia, ou se você passa a maior parte do tempo em casa, se você é o tipo de pessoa que recebe muitas visitas e gosta sempre de chamar os seus amigos para jantar na sua casa. Esses são alguns pontos importantes.

Não se esqueça de pensar também, antes de adquirir a sua mesa, sobre quantas pessoas moram com você, se você mora sozinho, se vocês têm o costume de fazer todas as refeições à mesa ou não, e é pensando nesses detalhes que você pode chegar à conclusão de qual mesa escolher com muito mais clareza!

Hora de escolher o formato e tamanho da mesa

Depois de analisar todos os pontos anteriores, provavelmente você já tem uma ideia na cabeça sobre qual seria a mesa de jantar ideal para apartamento pequeno. Nesse ponto, você já deve saber como escolher a sua mesa, o formato que você quer que ela tenha, o tamanho e as proporções, de forma que atenda todos os aspectos que citamos logo acima.

Existem três formatos de mesa, que são os mais convencionais hoje em dia, dentre eles estão as mesas quadradas, mesas redondas e as mesas retangulares. Cada uma delas possui benefícios, prós e contras, vantagens e desvantagens. Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma:

Mesa Redonda

As mesas redondas possuem uma grande vantagem, que é aproximar as pessoas umas das outras, de forma que caiba mais pessoas à sua volta. Pelo fato de não possuírem quinas, são as mais seguras para as pessoas que têm crianças pequenas em casa.

Elas ocupam menos espaço, facilitam a circulação das pessoas no ambiente e são super versáteis e fáceis de mudar de lugar. A única coisa a se observar é o seu tamanho disponível junto ao tamanho escolhido.

Mesa Quadrada

Quando estamos falando das mesas quadradas, sabemos que elas ocupam bastante espaço. Justamente pelo seu tamanho e sua proporção, que faz com que todos os seus quatro lados tenham a mesma medida. As suas quinas não permitem uma boa circulação nos espaços, e por esses e outros motivos, as mesas quadradas são mais indicadas para ambientes que tenham espaço de sobra.

Porém, se o seu apartamento possui uma área de sala e cozinha conjugada, você pode aproveitar uma mesa quadrada, encostá-la na parede e utilizar somente um dos lados. Isso é, se não há muitos moradores no apartamento e se você não faz todas as refeições por ali.

Mesa Retangular

Já as mesas retangulares são aquelas que não ocupam nem pouco e nem muito espaço nos cômodos. Dependendo do tamanho que você adquirir, elas podem cair perfeitamente no seu apartamento pequeno.

Uma das grandes vantagens das mesas retangulares é que elas podem ser encostadas na parede e em cantos e também podem comportar um maior número de pessoas, dando amplitude aos ambientes, mesmo que sejam pequenos.

Viu só quantas coisas para analisar antes de adquirir uma mesa para o seu apartamento com pouco espaço? Não é tão simples como a maioria das pessoas pensa que é, mas quando observamos com cuidado todos os passos que precisamos tomar, fica muito fácil na hora de tomar a decisão final!

Esperamos que as dicas tenha te ajudado a escolher a mesa de jantar ideal para seu apartamento pequeno! Afinal, o seu apartamento pode ser aconchegante mesmo com pouco espaço.

Não se esqueça de ficar de olho em nosso Blog para mais novidade, sempre tem posts novos por lá! O que acha de dar uma olhadinha em nosso post sobre os principais estilos de decoração para os ambientes? Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Sacada pequena decorada: dicas para otimizar o espaço

Estilo minimalista: o que é e ideias para se inspirar

Próximo Post

Deixe um comentário