Estilo minimalista: o que é e ideias para se inspirar

Você já ouviu falar sobre o estilo minimalista? E sobre a decoração minimalista? Pois bem, o minimalismo é um estilo de vida que vem sendo adotado por milhares de pessoas ao redor do mundo, a fim de viver apenas com o essencial, em todos os aspectos.

E com a decoração minimalista não é diferente, podemos perceber que todas elas possuem uma simplicidade inconfundível, com o mínimo de informações possível, e é exatamente isso que faz com que esse estilo seja único.

Apesar de muitas pessoas acharem que o estilo minimalista é somente a estética de um lugar, ele é também uma questão de qualidade de vida, otimização de tempo e facilidade na rotina.

No mundo da decoração, quando entendemos que o conceito de “menos é mais” não é só um ditado e passamos a enxergar isso como uma oportunidade tornar a nossa casa e vida mais prática e funcional, tudo se torna diferente.

Hoje vamos falar um pouco sobre como o estilo minimalista aplicado na decoração pode impactar positivamente a sua vida, e aqui em nosso blog, possuímos um post sobre estilo de decorações, com ele você ficará por dentro de todos os estilos!

O que é o estilo minimalista em uma decoração?

A frase “menos é mais” que falamos anteriormente, é exatamente o conceito do minimalismo em todas as áreas, inclusive na decoração. A decoração minimalista preza pela qualidade, funcionalidade, sobriedade e objetos duradouros.

Nesse estilo de decoração substituímos o excesso pela simplicidade, então, cada um dos elementos que compõem a decoração de um ambiente possuem um propósito.

Por que as pessoas adotam o minimalismo?

O minimalismo é necessário – literalmente. O conceito de usar somente o que é necessário na decoração faz toda a diferença nos ambientes, e quando estamos presentes neles, conseguimos sentir que não se trata apenas do aparente, mas também do efeito físico e emocionalmente que esse lifestyle proporciona aos residentes da casa.

O minimalismo nos traz inúmeros benefícios, porque além de nos fazer adotar um consumo consciente, ele nos proporciona um maior controle sobre nossas atividades diárias, nos dá a liberdade financeira que tanto procuramos e reduz o nosso estresse.

Como fazer uma decoração do estilo minimalista em casa?

A primeira coisa de tudo no minimalismo, é o desapego. Desapegar é uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas à medida que vamos aprendendo a fazer isso, sentimos mais leveza na casa e em todos os seus ambientes.

O excesso de móveis e muita informação na casa, nos deixam sobrecarregados, afetando diretamente o nosso bem-estar. Então, tente desapegar do excesso de móveis que você já tem, para dar espaço para aqueles que realmente são essenciais.

Para aplicar o estilo minimalista, você precisa primeiro definir o que é bom para a sua casa de acordo com a sua rotina e suas atividades diárias, em seguida o seu gosto pessoal conta muito. Veja algumas inspirações para aplicar a decoração minimalista na sua casa:

1- Combine as cores na decoração

A paleta de cores é um aspecto muito importante em todas as decorações, quando em conjunto com os outros elementos, as cores definem as nossas sensações nos ambientes.

Por esses e outros motivos, é muito importante que escolhamos cores que vão favorecer a nossa casa e os elementos que vamos usa para decorá-la.

Aposte na combinação de cores entre os próprios móveis, por exemplo, a cor do sofá harmonizando com a cor dos tapetes, tinta das paredes, ou outros objetos que fazem parte do ambiente.

2- Aposte nos tons neutros

Se você conhece pelo menos um pouquinho do minimalismo, deve saber que a maioria das pessoas apostam nos tons neutros nas decorações, e não dá para negar que fica incrível!

Os tons neutros nos trazem uma sensação de clareza, limpeza e aconchego, caindo bem em qualquer cômodo! Você também pode optar por usar móveis em tons neutros, como poltronas, puffs, e banquetas.

Harmonize as cores com as tonalidades de outros itens, como a cor das paredes, os tapetes, quadros, e arranjos. Você também pode apostar em tudo neutro, e investir nos eletrodomésticos coloridos. Dessa forma, você conquista um ambiente minimalista e moderno!

Móveis e iluminação

Os móveis são um dos pontos principais para a decoração, como estamos falando de um estilo minimalista, é interessante que você escolha os móveis que vão ser mais funcionais, tornando as suas tarefas mais práticas.

A iluminação precisa ser estratégica, de forma que valorize pontos específicos da decoração, como os móveis. Na luz do dia, conseguimos ter uma clara visão sobre todos os elementos de um ambiente, no entanto, para a noite, podemos apostar em uma luminária de chão. Além de prática ela decora muito bem o ambiente!

4- Invista na decoração com plantas

A decoração com plantas é uma ótima técnica presente no estilo minimalista. Além de ser um ótimo jeito de trazer um pouquinho da natureza para dentro de casa, elas auxiliam na harmonia do ambiente deixando tudo mais agradável e ainda conferindo um pouco de cor ao neutro que o minimalismo propõe.

Essas foram algumas dicas que nós, da Lemare Móveis, preparamos para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o estilo minimalista. Não se esqueça de ficar ligada em nosso Blog para mais conteúdos como esse, e que tal conferir o nosso post sobre como fazer cimento queimado?

 

 

 

Avalie este post
Post Anterior

Mesa para apartamento pequeno: saiba como escolher

Cores para pintar a casa: o guia para você se inspirar

Próximo Post

Deixe um comentário