Dicas para construir uma adega de vinhos em um apartamento pequeno

Se você é um grande apreciador de vinhos e mora em um apartamento pequeno, o seu sonho de ter uma adega pode parecer desafiador, mas, com um bom planejamento e algumas dicas inteligentes — como as que temos aqui —, é possível otimizar o seu espaço disponível para ter uma adega funcional e elegante.

Hoje, vamos compartilhar com você dicas essenciais para construir uma adega de vinhos em um apartamento pequeno. São ideias que vão desde as fases de planejamento até a manutenção e climatização do ambiente. Boa leitura!

1. Planejando sua adega de vinhos em um apartamento pequeno

O primeiro passo para construir uma adega de vinhos no seu apartamento é fazer um planejamento minucioso de todos os detalhes. Escolha o local ideal para a instalação da adega, que pode ser na sala, na cozinha ou no escritório, por exemplo. Meça o espaço onde você pretende construir a adega e identifique se a área é suficiente para o tamanho que você quer.

Se você não for montar uma adega climatizada, também é importante levar em consideração a temperatura média do ambiente, a proximidade de fontes de calor como churrasqueiras, lareiras e fogões e também o nível de umidade do local.

Já tenha em mente a quantidade de garrafas que você pretende armazenar e qual o tipo de rack que você irá escolher para a acomodação dos vinhos. Com todas essas informações bem definidas, ficará muito mais fácil executar o projeto de montar uma adega no seu apartamento pequeno.

adega em madeira com vários compartimentos vista de frent

2. Maximize o espaço para a sua adega no apartamento pequeno

Quando se trata de construir uma adega de vinhos em um espaço pequeno, otimizar a área disponível é fundamental. Uma boa opção são as prateleiras de parede, para armazenar os seus vinhos verticalmente. Dessa maneira, você aproveitará um espaço vertical que não seria utilizado e deixará a área próxima do chão livre para outros móveis.

adega de parede com vinhos e taças penduradas

Também é possível transformar outros móveis, como um armário velho, em um excelente espaço para uma adega. Como estamos falando de um apartamento pequeno, aproveite cada centímetro disponível e use a sua criatividade para escolher como você vai organizar e armazenar os seus vinhos.

Veja também nossas dicas para você escolher uma mesa para apartamento pequeno que combine com a sua adega.

3. Escolha os racks de vinho ideais para o seu apartamento pequeno

Na hora de escolher os racks para os seus vinhos, considere o espaço disponível que você tem para acomodá-los e a quantidade de garrafas que você deseja armazenar na sua adega.

Existem muitos tipos de racks, desde os mais tradicionais em madeira nobre até os mais modernos em materiais como o aço cromado ou inox, por exemplo. Dê preferência por racks simétricos e dimensionados para montar uma composição harmônica e que se adapte ao estilo do seu apartamento.

adega de vinho pequena ao lado de um vaso branco em uma sala

Racks de vinho que podem ser empilhados ou montados na parede são especialmente recomendados para apartamentos pequenos, pois permitem que você ajuste o tamanho dos espaços e crie uma configuração personalizada da sua adega.

4. Controle a temperatura da sua adega

Para manter a qualidade dos vinhos na sua adega, é importante ter o controle da temperatura do ambiente onde você irá montar a sua adega. O ideal é que a temperatura permaneça entre 12ºC e 16ºC, que é a faixa mais recomendada para a conservação dos vinhos.

Manter a umidade do ambiente alta, em torno de 70%, também é fundamental para preservar a qualidade. Existem equipamentos e sistemas de controle de temperatura e umidade especialmente projetados para adegas de vinhos em espaços pequenos, vale a pena investir.

5. Seja criativo para encontrar soluções no seu apartamento pequeno

Para montar uma adega de vinhos em um apartamento pequeno, você vai precisar usar sua criatividade na decoração. Considere usar móveis multifuncionais como prateleiras e estantes, caixas e cestas empilháveis também podem dar ótimos espaços.

adega de vinho de madeira com prateleiras horizontais

Seja qual for a solução que você escolher, tenha em mente que ela precisa ser funcional e esteticamente agradável para que você possa desfrutar da sua adega e usá-la como item de decoração no seu apartamento.

6. Pense no estilo e na decoração da sua adega

Escolha um estilo que combine com o seu apartamento para montar uma adega que harmonize com o resto do ambiente e que, ao mesmo tempo, reflita a sua personalidade e gosto pessoal.

Para um estilo mais clássico, opte por racks de madeira rústica ou em cores escuras. Se você prefere uma atmosfera mais moderna, aposte nos racks de vinho de aço inoxidável ou madeira em cores claras.

adega de vinho climatiza em um pequeno bar em casa

Considere a possibilidade de incluir na composição da sua adega, itens decorativos, como quadros, espelhos ou uma iluminação pensada, para destacar a sua adega e dar sofisticação ao seu apartamento pequeno.

7. Ideias inspiradoras de adega em apartamento pequeno

Cada apartamento pode ficar melhor com diferentes tipos de adega. Por isso, selecionamos algumas ideias de adegas adaptadas a vários modelos de apartamentos pequenos:

  • Estúdio: com espaço bastante limitado, é possível montar uma adega personalizada sob a estrutura da cama ou em prateleiras suspensas na parede;
  • Loft: este tipo de apartamento geralmente tem amplo espaço vertical, e você pode aproveitar as paredes altas para instalar os racks para vinho do chão até o teto;
  • Cobertura: Em apartamentos que possuem alguma área com espaço aberto, sacadas e terraços podem ser bons ambientes para ter uma adega climatizada;

Mesmo em um apartamento pequeno é possível montar uma adega elegante e sofisticada para armazenar os seus rótulos com distinção e da maneira adequada. Como amantes do vinho, sabemos que é um investimento muito válido, pois uma das melhores sensações da vida é abrir uma rolha e degustar um vinho selecionado da sua própria adega.

Saiba também como montar um bar em casa de maneira simples e tenha um ambiente super agradável para receber amigos e comemorar com vinho e comida boa!

Avalie este post
Mauricio Mareto
Post Anterior

Guia completo da decoração industrial

Banheiro pequeno: 9 dicas para otimizar o espaço do cômodo

Próximo Post

Deixe um comentário