Como usar cestos na decoração? Veja 7 ideias para cada cômodo

Os cestos de palha podem ser mais do que apenas um enfeite simples para casa, afinal, sua utilização é extremamente viável para manter os cômodos mais organizados, com tudo no seu devido lugar. Além disso, podem ser responsáveis por deixar a decoração do espaço totalmente diferente, com traços de modernidade e beleza.

Esse item versátil pode ser usado em diferentes cômodos: banheiro, cozinha, sala de estar, quarto, área externa e outros. Se preferir, você pode ter diferentes modelos e tamanhos em cada cômodo da casa. Se você gosta de móveis de madeira e acabamentos com apreço ao natural, a decoração rústica pode ser um ótimo estilo para se inspirar.

Tem interesse em entender como utilizar os cestos na decoração da sua casa? No post de hoje, vamos apresentar dicas e inspirações com tudo que você precisa saber para poder usar esse item e fazer combinações perfeitas para o seu ambiente. Continue a leitura e confira as nossas ideias!

1. Cesto de palha para quarto infantil

Cestos são indispensáveis para os quartos de bebê, afinal, os armários e as cômodas nem sempre conseguem dar conta de guardar todos os brinquedos e os bichinhos de pelúcia. Por esse motivo, os cestos redondos e maiores podem ser uma excelente alternativa para esses ambientes, assim você terá mais espaço para deixar tudo organizado.

cesto em quarto infantil com berço e parede texturizada na cor verde

Não pense que a decoração e a beleza do quarto precisam ficar de fora. Para esses espaços com temática infantil, você pode optar por modelos coloridos que combinem com a cor do quarto ou, se preferir, alguns têm estampas de personagens de desenhos que os pequenos vão adorar!

2. Cesto colorido para sala

As cores podem ser um elemento diferente para compor a decoração da sua casa. A sala de estar é um cômodo que pode ter um tom de descontração para você receber as suas visitas. Cestos coloridos e estampados podem deixar o ambiente com uma cara única e contemporânea.

cestos coloridos na sala servindo como porta revistas e organizadores

Um dos estilos que mais combinam com essa decoração é o boho chique, ele é conhecido por misturar diferentes estampas, texturas e cores. Nele, você tem total liberdade para escolher os itens para decorar a sua sala, sendo os cestos peças importantes para dar um toque de personalidade para o ambiente.

3. Cesto para guardar frutas na cozinha

Você também pode utilizar os cestos de palha como uma fruteira, colocando diversas frutas e legumes da sua preferência. Existem modelos com mais de um andar que podem ser pendurados no teto ou colocados na mesa, criando um espaço moderno e organizado para a sua cozinha.

cestos de palha na cozinha com maçãs, cebolas e batatas doces dentro

Além das frutas, guarde outros alimentos e produtos da cozinha, como temperos ou que a sua imaginação mandar. Aí é só colocar as cestas sobre as prateleiras, em nichos ou mesmo soltos pelo ambiente.

4. Cesto para deixar o banheiro mais organizado

Os cestos podem ser elementos organizacionais importantes para um banheiro, ideais para guardar toalhas de rosto, produtos de beleza, escovas para pentear cabelo e sabonetes. Essa é uma alternativa simples e eficiente para pessoas que precisam aproveitar melhor os espaços menores e manter os objetos organizados do cômodo.

cestos de palha no banheiro servindo para deixar tudo mais organizado

Além de acrescentar funcionalidade ao ambiente, os cestos também ajudam a incrementar a decoração do banheiro, deixando o espaço mais leve e aconchegante.

Aproveite para ler: Guia de combinações de cores na decoração

5. Cesto para guardar cobertas e travesseiros no quarto

Muitas pessoas têm o hábito de tirar a roupa de cama para dormir e acabam jogando-na pelo chão. Com um cesto grande, você pode guardá-la de maneira que travesseiros, cobertores e lençóis não se sujem ou entrem em contato com o chão. Para garantir essa praticidade, é importante se atentar ao tamanho do cesto, a medida recomendada é a de 59 cm x 50 cm x 50 cm.

cesto ao lado da cama servindo para guardar manta

Para o quarto, os modelos mais indicados são aqueles feitos com fibras e cores naturais, um estilo rústico e mais charmoso pode ser benéfico, ajudando o quarto a ter um toque de delicadeza que vem da natureza.

6. Cesto de palha com plantas

Se você é amante de plantas e não conhece o uso de cestos para colocar rosas, samambaias, begônias e cactos, você está perdendo a funcionalidade desse item ideal para criar um espaço único e muito bonito para o seu lar. Você pode utilizá-los com plantas para quarto ou sala, o que você preferir!

cesto de palha com plantas dentro ao lado de um porta objetos

A dica primordial é escolher modelos de cesto com tramas mais fechadas, estilo cachepô. Assim, as plantas conseguem reter mais umidade, melhorando a saúde e a beleza.

7. Cesto de palha com tampa para guardar roupa suja

Por último, e não menos importante, os cestos podem ser usados para guardar roupas sujas próximas à área de serviço. Dessa maneira, você evita o mau cheiro devido à sujeira e umidade de roupas sujas, deixa a casa mais arrumada e ainda tem um elemento decorativo a mais para o ambiente.

cesto de palha com tampa usado para guardar roupas sujas

Ao escolher um cesto para colocar a roupa suja, você precisa levar em consideração suas funcionalidades. É importante deixar definido onde será colocado e qual o espaço que você tem disponível em casa.


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a utilizar cestos decorativos na sua casa. Aqui, na Lemare Móveis, você encontra posts sobre decoração, dicas de produtos e muito mais. Continue navegando em nosso blog e confira dicas de tapetes para o quarto, com modelos para cômodo adulto e infantil.

Até a próxima!

Avalie este post
Post Anterior

Banheiro pequeno: 9 dicas para otimizar o espaço do cômodo

Qual escolher: mesa redonda ou quadrada? Veja qual é a melhor opção!

Próximo Post

Deixe um comentário