Como organizar cristaleira de um jeito prático e chique

Saber como organizar cristaleira é não é uma tarefa difícil. Contudo, ela exige muito cuidado, porque qualquer deslize pode quebrar peças finas e que têm grande valor sentimental. Arrumar esse móvel depende muito das taças e xícaras mais usadas, por exemplo.

Ao contrário do que muita gente pensa, você pode guardar muito mais coisas do que os cristais na sua cristaleira. Desde que tudo faça sentido com o estilo da decoração, você é livre para escolher o bem desejar. Lembre-se, esse móvel deve unir beleza e funcionalidade!

Então, se você quer deixar sua cristaleira ainda mais linda e organizada, este post é para você! Nós da Lemare preparamos dicas do que guardar, como organizar e onde usar este móvel. Confira!

O que se coloca dentro de uma cristaleira?

Ao contrário do que se imagina, pode-se guardar muitos outros objetos na cristaleira. Por exemplo, vidros, porcelanas, cristais e cerâmicas.

Contudo, não se deve pesar a decoração ou enchê-la de informações. Você é livre para escolher o que pode ser armazenado no seu móvel. Veja alguns itens que podem ser guardados na cristaleira!

  • Taças de licor;
  • Taças de vinho;
  • Taças de espumante;
  • Copos de drinks;
  • Porcelanas;
  • Xícaras;
  • Pratos;
  • Sopeiras.

cristaleira embutida azul

Você imaginava que haveria tantas possibilidades? Para destacar ainda mais os seus utensílios, é fundamental escolher a iluminação correta para cozinha. Isso vai garantir que todas as taças sejam vistas!

Agora você já sabe o que pode ser colocado em uma cristaleira. Então, é hora de aprender como organizar tudo lá dentro. Fique neste post e confira!

Como organizar as taças em uma cristaleira?

A organização das taças na cristaleira deve seguir uma ordem lógica. Existem diversas formas de fazer isso e elas são diferentes dependendo da filosofia adotada.

Porém, é importante que os objetos fiquem visíveis, assim, eles serão usados com mais frequência.

Veja cinco passo para organizar as taças em uma cristaleira!

1. Organize por tamanho

Este passo pode ser óbvio para algumas pessoas, mas há quem não saiba disso. Afinal, o mais intuitivo para algumas pessoas é deixar as taças mais chiques e imponentes na frente, não é mesmo? Porém, isso pode causar acidentes indesejáveis.

Por esse motivo, a primeira etapa da sua organização deve ser separar suas taças por tamanho. Elas serão colocadas da menor para a maior dentro da cristaleira.

Ou seja, as pequenas, como aquelas para licor, devem ficar à frente. Já aquelas para vinho tinto, ficam ao fundo. O meio deve ser reservado para os vasilhames para vinho branco e frisante.

cristaleira com taças

Se você gosta da sua casa organizada, confira nosso post sobre como escolher mesa de jantar!

2. Deixe os jogos juntos

Deixar os jogos de taças juntos vai te ajudar a criar uma sensação de ligação na decoração. Isso também vai contar uma história de cada compra ou como você conseguiu aquele conjunto de peças, por exemplo.

Esta etapa é ideal para aquelas pessoas que guardam taças como recordação. Seja por uma herança de família ou para manter uma decoração vintage, com peças de antiquário. Além de tudo, você vai garantir a harmonia ao observar sua cristaleira.

cristaleira de madeira e vidro com taças

3. Organize por formatos

No primeiro passo falamos da organização por tamanhos, lembra? Outra etapa importante é separar as taças por formatos. Afinal, elas têm vários tipos e finalidades diferentes. Dessa forma, o ideal é deixar juntas todas que são iguais.

Isso vai deixar a decoração mais harmônica. Além de facilitar na hora de retirar o que será usado. Por exemplo, se você quer abrir um vinho para comemorar com um grupo de amigos, saberá onde estão as taças para aquele tipo de bebida.

cristaleira de vidro e madeira com taças e copos de vidro

4. Facilite o acesso das mais usadas

Por falar em acesso fácil, todo mundo tem aquelas taças mais usadas. Às vezes, temos até as nossas preferidas. Dessa maneira, não faz sentido dificultar o acesso a elas dentro da sua cristaleira. Isso pode até causar choques e quebras de outros itens.

cristaleira de vidro embutida com taças

Você gosta de dicas de decoração? Então, veja nossa lista de cores que combinam com o cinza.

5. Lembre-se de limpar

Por mais que a grande maioria das cristaleiras seja fechada, é importante limpar suas taças de tempos em tempos. Assim, elas sempre ficarão prontas para o uso. Além disso, na hora de guardar, lembre-se de secá-las bem para não ficar nenhuma marca de água.

Outro ponto de atenção são as marcas que ficam no próprio móvel. Elas deixam a casa com um ar desleixado. Então, lembre-se de tirar todos os dedos que ficam aparecendo na sua cristaleira.

cristaleira de vidro com taças dentro

Como organizar uma cristaleira de vidro?

A cristaleira de vidro é a pura elegância! Caso seja toda neste material, ela tem um visual muito clean. Por isso, é preciso atenção para não pesar na sua decoração. De qualquer forma, por ser mais minimalista, ela ajuda a destacar os utensílios que ficam guardados.

Esse fato pode ser muito interessante para aquelas pessoas que desejam ressaltar um jogo de porcelanas ou taças especial. Dessa forma, veja nossas dicas de como organizar a sua cristaleira de vidro:

1. Guarde os jogos de pratos

Sabe aquele jogo de prato que você usa apenas em ocasiões especiais? Então, lembre-se de guardá-lo na cristaleira. Assim, ele vai servir para completar a decoração da sua casa todos os dias, não apenas em um evento.

Seja em um encontro com amigos, com a família ou um date mais intimista, seus convidados precisam se sentir bem. Por isso, além dos pratos especiais, as cores da cozinha devem ser agradáveis para todos.

cristaleira branca de madeira

2. Coloque as xícaras e canecas

O mesmo vale para as xícaras e canecas de porcelana e cerâmica. Elas são bonitas demais para ficarem guardadas dentro de um armário fechado. Principalmente aquelas que são pintadas à mão ou feitas em processos artesanais.

Elas são verdadeiras obras de arte e devem ser tratadas como tal. Então, deixe-as em uma posição de destaque na sua cristaleira!

cristaleira branca pequena com xícaras e potes dentro

3. Organize por tamanho

Aqui vale a mesma regra das taças, que nós falamos anteriormente. Deixe as peças menores na frente e as maiores ao fundo. Isso vai evitar quebras dos seus utensílios preciosos, além de aumentar a sensação de organização.

cristaleira de vidro moderna com bar embaixo

4. Combine os conjuntos

Com as porcelanas e cerâmicas a combinação dos conjuntos fica mais evidente. Por isso, lembre-se de deixar peças do mesmo jogo todas juntas. Além de facilitar na hora de retirar da cristaleira, a decoração vai ficar mais harmônica!

cristaleira de vidro com LED com taças e decorações dentro

Está gostando das nossas dicas? Então, aproveite para descobrir se tijolo de vidro é realmente seguro!

5. Proteja suas peças

Sabia que com o tempo, pratos empilhados podem se danificar? Isso pode ser percebido principalmente pela perda da pintura nas partes que estão em atrito. A não ser que você queria diminuir a vida útil das suas peças, esta dica é muito importante.

Coloque uma folha de papel toalha entre cada prato. Assim, você vai evitar que elas fiquem em contato direto e vai proteger a pintura. Lembre-se de trocá-la a cada limpeza!

pratos separados com papéis

6. Dê prioridade às peças mais usadas

Assim como acontece com as taças, as peças de porcelana mais usadas devem ser mais acessíveis. Nesse caso, deixe-as em uma posição mais fácil de ser tirada e colocada da cristaleira. Isso vai dar praticidade e evitar acidentes.

Outro ponto é que assim você pode reorganizar a disposição das louças para não ter desculpa por não usar um jogo específico.

cristaleira de chão de madeira com taças dentro

7. Limpe sua cristaleira

Aqui também vale a dica de manter a cristaleira sempre limpa. Essa é uma dica de ouro da organização. Por mais que o pó não esteja visível, é importante tirar um tempo para dar uma geral nas suas louças e cristais.

Então, arregace as mangas e use produtos que não deixam manchas no vidro!

cristaleira embutida de madeira e aço com taças dentro

Agora você pode organizar sua cristaleira de vidro com todas as suas louças, cristais e porcelanas. No tópico seguinte, você vai ver dicas de decoração usando esse móvel na sala de jantar ou de estar. Não saia daí!

Como usar uma cristaleira na sala?

A cristaleira é um móvel muito versátil! Por esse motivo, ela pode ser usada tanto na sala de jantar, quanto na de estar. Dessa maneira, você pode decidir onde fará mais sentido.

O importante é que ela fique em um lugar bem visível, de modo que ganhe destaque na decoração sem, necessariamente, ser a protagonista.

Veja 5 formas incríveis de usar a cristaleira na decoração:

cristaleira preta na sala

  1. Sala dois ambientes: a cristaleira pode ser um móvel de integração entre jantar e estar;
  2. Sala de jantar: a cristaleira pode ficar na parede maior, para preencher o espaço;
  3. Cantinho do café: use a cristaleira para ajudar a compor o ambiente do cantinho;
  4. Bar caseiro: nada melhor do que ter todas as taças à mão no bar, não é mesmo?
  5. Em uma parede estilosa: deixe sua cristaleira em uma parede diferente, assim você dará destaque ao móvel.

cristaleira embutida na sala com taças dentro de decoração

Já que estamos falando desse assunto, veja como fazer uma parede de tijolinhos gastando pouco!

E então, gostou das nossas dicas? Com elas, você vai poder organizar suas taças e vidrarias de uma forma otimizada, prática e muito bonita.

Além disso, dependendo do tamanho da sua cristaleira, ainda será possível colocar aquelas louças que são uma herança de família e você tem muito apego sentimental, sabe? Agora é com você: comece agora a guardar seus utensílios!

Conhecer os objetos e ter dicas de decoração é tudo de bom. Na hora de mobiliar ou trocar a mobília de uma casa, é fundamental conhecer diferentes modelos e estilos de móveis. Se você quer que a sua casa fique aconchegante e bonita, leia nosso post com os tipos e nomes de cadeiras!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

9 móveis essenciais para quarto de casal

8 móveis de designers famosos para você conhecer

Próximo Post

1 comentário em “Como organizar cristaleira de um jeito prático e chique”

Deixe um comentário