10 tipos de banqueta para cozinha, área gourmet e mais

Quais são os tipos de banquetas? Conheça 10 modelos!

As banquetas para cozinha são móveis práticos, recolhidos e elegantes para a composição de uma cozinha americana. Como os móveis e os estilos de decoração e composição de um ambiente vêm se reinventando a cada dia, atualmente é possível encontrar diversas opções dessa mobília.

Se você está construindo sua cozinha planejada, sabe que cada canto, móvel e detalhe no espaço deve ser pensado de forma estratégica para deixar o ambiente mais funcional e aconchegante para os moradores do lar.

Para te ajudar na escolha da nova banqueta para sua cozinha, bar, área gourmet ou espaços afins, separamos neste post os 10 modelos mais conhecidos e recomendados desse móvel. Continue sua leitura e conheça!

1. Banqueta branca

O branco e o minimalismo são conceitos proporcionais, uma vez que ambos buscam a mesma estética. É justamente por isso que as banquetas brancas são ótimas opções para compor a decoração de sua cozinha com móveis em tom branco.

Se você está em busca de um espaço mais clean e com design mais clássico, as banquetas brancas são opções perfeitas. Além disso, por se tratar de móveis com um tonalidade neutra, eles são flexíveis o suficiente a ponto de combinar com qualquer outro estilo de decoração.

Está na dúvida? Nossa recomendação é que você aposte nas banquetas brancas, pois as chances de sucesso no acabamento são as mais altas.

2. Banqueta com base cruzada

Se a composição de sua cozinha americana tem detalhes e acabamentos modernos e futuristas, as banquetas com base cruzada são ótimas sugestões para você.

O modelo recebe esse nome devido a sua base que cresce de forma cruzada, fugindo dos convencionais modelos com design vertical.

Caso essa banqueta for a sua escolha, é preciso medi-la antes da compra para que não fique com um tamanho desproporcional em relação à bancada da cozinha.

3. Banqueta cromada

As banquetas cromadas são ideais para compor a decoração de uma cozinha que conta com móveis e eletrodomésticos e até mesmo torneiras em inox.

A predominância do acabamento prateado pela cozinha passa a sensação de um espaço moderno e organizado.

Além disso, ao combinar também as banquetas com esse tom cromado deixará sua cozinha harmônica e com um acabamento elegante. Outra vantagem é que esse tom combina muito bem com outros neutros, como branco ou preto, que tal?

Leia também: Aço cromado enferruja? Compare o material com o aço inox

4. Banqueta de acrílico transparente

E quanto às banquetas de acrílico transparente? Já ouviu falar delas? Elas servem para deixar o espaço com um acabamento moderno e elegante, dando também a sensação de um espaço mais clean ao passo que é possível enxergar através dela.

O melhor de tudo é que ela se encaixa em vários estilos de decoração, desde os espaços com detalhes modernos aos espaços com acabamentos retrô. Toda essa flexibilidade vem de sua transparência – que se adapta facilmente a qualquer paleta de cores.

Assim como as banquetas brancas, as transparentes são ideais para quem não quer errar na escolha do tom ideal da banqueta.

5. Banqueta de couro

Se você está em busca de uma banqueta que ofereça assentos macios e confortáveis, as banquetas de couro são ótimas opções para você.

Além de todo o conforto oferecido, esses modelos também trazem um requinte diferenciado para sua cozinha planejada, o que a deixa visualmente muito agradável.

Outra vantagem desse modelo, é que o couro pode ser encontrado nas mais diferentes nuances, o que permite que você combine a banqueta com a paleta de cores de sua cozinha, deixando cada detalhe do espaço combinando de modo planejado.

6. Banqueta de madeira de demolição

O estilo rústico é uma tendência que vem ganhando destaque e o coração de muitos decoradores de plantão, uma vez que traz elementos do campo e espaços rurais para o contexto urbano.

Se você adotou ou pretende adotá-lo em sua cozinha, as banquetas em madeira de demolição são as peças ideais para você.

Você também conta com a vantagem de que as madeiras usadas nas peças são resistentes e muito duradouras, garantindo que a decoração de sua cozinha irá perdurar por muitos anos.

Leia também: 11 tipos de mesa de jantar e como escolher a sua

7. Banqueta estofada

A maciez das banquetas estofadas é tudo o que você precisa caso queira complementar sua cozinha americana com muito conforto e aconchego.

Como a ideia é passar um tempinho por ali em degustando refeições, bebidas e outros momentos especiais, é mais que justo que os móveis que irão comportar você e seus convidados sejam estofados para evitar qualquer desconforto, certo?

A depender do tecido escolhido para o estofamento, é possível escolher até mesmo opções estampas, que deixarão sua cozinha com mais personalidade.

8. Banqueta Giratória

A ideia principal da cozinha é ser um espaço prático e funcional, não é mesmo? E é justamente isso que as banquetas giratórias oferecem, permitindo que seu ocupante se direcione a qualquer direção em 360°, sem ficar arrastando o assento – o que pode causar riscos em seu chão.

Essa opção é uma das mais indicadas e conhecidas em cozinhas americanas, pois é possível girar facilmente para a direção da cozinha ou sala sem grandes esforços.

9. Banqueta retrô

Relembrar é viver, não é mesmo? E é justamente isso o que as banquetas com design retrô oferecem. Um acabamento que visa recuperar a estética de estilos mais antigos, sem deixar de promover conforto e estilo para seu lar.

Ainda há modelos que possuem altura ajustável para deixar a banqueta perfeitamente alinhada com sua bancada. Se sua cozinha americana está sendo construída em um design de tempos anteriores, que tal o design das banquetas retrô para complementá-lo?

10. Banqueta tulipa

Quando pensamos em banquetas, os modelos tulipa são um clássico, usado desde muito tempo na decoração. Uma possível razão para todo esse encanto e preferência é pela união de conforto e design que deixam qualquer cozinha americana repleta de estilo e sofisticação.

O melhor de tudo é que o modelo possui algumas variações em sua construção, dessa forma, é possível encontrar opções mais altas, baixas, ajustáveis e em diferentes tonalidades para que seja possível adaptá-la sem dificuldade em sua cozinha.

Leia também: Altura de mesa ideal | Aprenda a escolher

Onde colocar as banquetas?

Uma grande dúvida que permeia as pessoas que querem adquirir novas banquetas para seu lar é quanto ao local em que elas serão posicionadas. Afinal, nem todos possuem uma cozinha ou espaço considerado adequado a elas pelo senso comum.

Como geralmente os espaços em que as banquetas são posicionados são usados para receber pessoas, interagir durante o preparo das refeições ou servir drinks, você não precisa se prender a somente usar essas banquetas na cozinha, área gourmet, bar ou ambientes semelhantes.

Elas se encaixam perfeitamente em apartamentos e espaços mais apertados, no entanto, por serem peças mais altas que as cadeiras convencionais, é preciso complementar um espaço de apoio com tamanho proporcional.

Uma mesa alta e pequena pode ser uma ótima aposta para espaços limitados.

Caso você resida em apartamento e ele tenha sacada, esse cantinho pode ser uma ótima opção para deixar suas banquetas. Caso não tenha sacada, as banquetas também podem ser posicionadas em halls ou até mesmo na sala de estar.

Leia também: Sacada pequena decorada: dicas para otimizar o espaço

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado destas dicas e informações que trouxemos sobre as banquetas e que elas sejam úteis para sua escolha.

Aproveite para ler nosso post sobre cores para cozinha e veja em quais nuances você deve apostar. Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você em nossos próximos conteúdos sobre casa e decoração. Até a próxima!

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Como montar um escritório simples e barato – 3 truques

5 dicas de decoração de apartamento para você inovar

Próximo Post

Deixe um comentário