Cores complementares: como usar na decoração da casa

Se você acha que está na hora de mudar a decoração e as cores da sua casa, nós temos dicas ótimas para usar um conceito que está se tornando tendência: a decoração com cores complementares. Quando se trata de decorar a casa, a gente quer escolher as cores certas para criar uma atmosfera que reproduza as sensações que sentimos quando estamos em casa. Essa é uma ótima maneira de personalizar o seu lar.

A decoração com cores complementares é uma técnica que pode ser usada para alcançar essa personalização com equilíbrio. Se você não faz ideia do que são as cores complementares, nós vamos explicar tudo em detalhes. Também vamos te ajudar a entender o círculo cromático das cores e usar esses tons em todos os cômodos da sua casa com dicas simples e eficazes.

As cores complementares ficam bem em diversos estilos, desde o minimalista até a decoração industrial. Aproveite a leitura, identifique seus pontos de interesse e use como inspiração para criar os ambientes que você sempre sonhou na sua casa!

quarto infantil com decoracao em amarelo e roxo

O círculo cromático e seu papel na decoração

Conhecer a fundo o círculo cromático e como as cores funcionam nos elementos de decoração é algo que arquitetos, designers de interiores e decoradores precisam. O círculo cromático é uma representação visual das cores e suas transições, organizadas de maneira que se possa ver a relação entre elas. Dividido em seções que representam as cores primárias, secundárias ou terciárias.

círculo cromático com as cores primárias, secundárias e terciárias

As cores complementares são aquelas que estão localizadas em lados diretamente opostos do círculo cromático. Por exemplo, o amarelo é complementar ao roxo, o azul é complementar ao laranja e o vermelho é complementar ao verde. Essas combinações criam um contraste vibrante e podem adicionar profundidade e interesse visual a qualquer espaço.

Na decoração, elas são responsáveis pela composição de ambientes com informações contrastantes que agradam aos sentidos de uma maneira peculiar e muito tocante. Dificilmente alguém que visita um ambiente com cores complementares consegue passar sem prestar atenção aos detalhes.

Dicas para harmonizar cores complementares na decoração da casa

Vamos lá. Para usar as cores complementares em sua casa, é fundamental considerar algumas dicas preparadas especialmente para que você possa obter um resultado diferenciado. Aqui estão algumas sugestões para aproveitar ao máximo.

  1. Equilíbrio: Certifique-se de equilibrar as cores complementares em cada espaço. Use uma cor como destaque e outra como acento. O contraste entre as cores evidencia muito o tom destacado e você pode acabar apagando uma das cores pelo excesso da outra;
  2. Proporção: Considere a proporção das cores complementares que você está usando. É possível harmonizar cores em tons mais sutis, usando-as em detalhes no ambiente. Para um destaque no ambiente, considere pintar uma das paredes em uma cor complementar aos móveis bem vibrante;
  3. Iluminação: A iluminação tem um efeito direto nas cores e pode afetar a aparência da sua decoração. Antes de fazer qualquer aplicação, nossa sugestão é fazer alguns testes para ver como as cores complementares se comportam sob as condições de luz do ambiente escolhido antes de fazer a escolha final.

Agora vamos pensar em algumas inspirações para que você tenha uma ideia mais concreta de como é usar as cores complementares na decoração. Acompanhe:

Inspirações para usar as cores complementares na decoração da casa

Agora que já deu para compreender basicamente o conceito das cores complementares, vamos começar a pensar em como usá-las em diferentes cômodos da sua casa. Nós montamos uma pequena lista com sugestões para aproveitar ao máximo o poder das cores complementares na decoração:

Sala de Estar

Experimente combinar tons de azul com laranja para criar um ambiente energizante e acolhedor. Um exemplo básico é um sofá em azul com almofadas laranja. Só de imaginar o contraste você já consegue ter uma noção do impacto visual que as cores causam.

sala de estar decorada com sofá azul royal e quadro laranja

Nem sempre precisa ser assim. Trabalhando com tons pastéis, você pode criar uma sala de estar mais sóbria e ainda assim com um ar alegre, justamente pela combinação das cores complementares. E a ideia serve para ambientes grandes e para decorar sala pequena também!

Quarto

O quarto é um ambiente que pede uma atmosfera mais tranquila e relaxante, e nossa dica aqui é combinar tons suaves de verde com rosa. Essa mistura traz uma sensação muito equilibrada que transmite uma sensação de paz e serenidade, perfeitas para um espaço de descanso. Combine a cor das paredes com a roupa de cama ou um tapete com os móveis e veja a mágica das cores complementares aparecer.

quarto decorado com as cores rosa e verde

Cozinha

A cozinha é um espaço social e você pode ousar e brincar mais com as cores. Uma ideia boa é harmonizar os tons quentes de amarelo com a delicadeza do roxo. As duas cores juntas vão deixar o espaço mais alegre, vibrante e convidativo. Aqui o que mais vale é usar a sua criatividade, pois a cozinha tem uma grande variedade de itens, objetos e eletrodomésticos para trabalhar a combinação das cores complementares.

Cozinha roxa e amarela

Você também pode aplicar o conceito no banheiro, nas áreas externas e até no escritório. A escolha das cores complementares para a decoração vai depender muito do seu gosto pessoal e do seu objetivo com o ambiente. Você também pode adicionar cores neutras como a cor creme na decoração. Elas ajudam a equilibrar o esquema e suavizam a combinação dos outros tons, trazendo harmonia para o ambiente.

Experimente suas combinações preferidas e divirta-se explorando a variedade de resultados que você pode alcançar. Solte a sua criatividade e aproveite os benefícios de um ambiente bem decorado e harmonioso. Sua casa é o seu refúgio e deve refletir a sua personalidade. Aproveite a sua visita e leia também nosso post com um guia de cores para pintar a casa e se inspire ainda mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Dopamine Decor: o que é e como usar as cores na decoração da sua casa

Textura Granilite: como incorporar essa tendência na decoração

Próximo Post

Deixe um comentário