Textura Granilite: como incorporar essa tendência na decoração

Hoje vamos conversar sobre um ponto muito importante na hora de decorar ambientes. A escolha dos materiais e das texturas que irão compor os espaços. Um material que tem ganhado destaque no universo do design de interiores é o granilite. Por ter uma textura única e ser muito versátil, ele tem se tornado uma opção muito popular para transformar casas e ambientes profissionais com estilo e personalidade.

Se você ainda não sabe o que é essa textura, seja bem-vindo. Se já conhece, nós também lhe desejamos as boas-vindas e esperamos que você possa aproveitar as últimas atualizações sobre o assunto, reunidas neste conteúdo. Vamos abordar a história do granilite, os benefícios de incorporar essa textura ao design dos seus espaços e claro, como usar esse material incrível na decoração.

Boa leitura!

As origens do Granilite

Uma das coisas que gostamos de abordar aqui no blog são as histórias e curiosidades por trás das principais tendências em decoração. O granilite tem uma longa história, que começa na Roma Antiga. Isso mesmo. Originalmente, ele era feito com fragmentos de mármore e pedras naturais misturados com cimento, criando uma superfície muito resistente e esteticamente agradável.

Com o passar do tempo, essa técnica acabou se popularizando e os meios de fabricação foram sendo cada vez mais aprimorados. Hoje, a textura de granilite é obtida através de uma combinação de cimento, agregados de mármore, quartzo, vidro e outros materiais. Após endurecida, a mistura é polida, revelando uma textura muito peculiar e específica.

Ele pode ser usado de inúmeras maneiras na sua casa. Seja para decorar a varanda ou construir um espaço moderno e impactante. Enfim, o granilite é sempre uma excelente escolha.

Como incorporar o granilite na decoração da sua casa

Uma das coisas maravilhosas sobre o granilite é a versatilidade do material e a infinidade de possibilidades de incorporação em qualquer ambiente. Geralmente, ele é usado nos pisos e paredes, desde hall de entrada com pé direito alto até ambientes externos.

Ele também pode ser usado em bancadas e pias (de cozinha e banheiro). Os materiais usados criam uma superfície muito durável e fácil de limpar. Além disso, adiciona um toque de sofisticação ao ambiente.

granilite na pia da cozinha

E se você quiser incorporá-lo em objetos de decoração e mobiliário, também é possível e ainda mais exclusivo. Mesas, bancos e, até mesmo, luminárias de cozinha ou abajures de mesa podem ser revestidos com granilite. Nas referências que encontramos, ele realmente adiciona um toque sofisticado a qualquer ambiente e se destaca de qualquer outro item, sem comprometer a harmonia do lugar.

Aquela nossa dica de usar a sua criatividade é muito válida com o granilite. Ele é um material muito versátil e permite que você experimente diferentes formas de incorporá-lo na sua decoração.

vasos de granilite na decoração da mesa lateral da sala

Padrões e designs de granilite

Com a constante evolução dos materiais para a confecção de texturas como o granilite, esse estilo de decoração está voltando a ser uma tendência. Cada padrão possui uma atmosfera e uma estética única.

Alguns dos mais populares incluem fragmentos de peças coloridas, que adicionam um toque de alegria e vida ao ambiente. Outra opção é o granilite com padrão marmorizado, que cria uma aparência elegante e sofisticada. Além disso, o granilite também pode ser encontrado em uma variedade de cores e tonalidades, que entregam uma composição personalizada.

granilites coloridos no lávabulo

Como escolher a textura de granilite certa para a sua decoração

Existem muitos padrões e possibilidades de criar texturas granilite diferentes, e você deve considerar alguns pontos. Primeiro, sempre leve em conta o estilo geral do ambiente. Se você está buscando uma atmosfera mais moderna e minimalista, pode optar por uma textura de granilite mais lisa e uniforme.

Por outro lado, se você está buscando um visual mais rústico e natural, as texturas com fragmentos maiores e uma aparência mais áspera e disforme são a escolha ideal. Outro aspecto é a função do espaço. Pisos ou paredes em lugares de fluxo requerem materiais mais resistentes, enquanto ambientes decorativos aceitam uma textura granilite mais leve e detalhada.

Combine o granilite com outros elementos de decoração e design

Como você pode perceber até aqui, o granilite é um material que oferece inúmeras oportunidades de aplicação. Ele também pode ser facilmente combinado com outros elementos de decoração e design da casa, para criar uma estética coesa. Uma maneira de chegar a esse resultado é escolher cores e padrões de granilite que complementem outros materiais presentes no ambiente.

Por exemplo, se você tem móveis de madeira, pode optar por um granilite com tons terrosos. Assim, estará criando uma conexão visual entre os elementos que traz uma sensação convidativa e confortante para quem está no espaço.

granilite com tons terrosos completando a decoração da cozinha

Outra forma de combinar o granilite na decoração é escolher acessórios e objetos decorativos que complementem a textura e a cor do granilite. Almofadas, tapetes ou obras de arte com os mesmos tons vão criar um equilíbrio cheio de personalidade e estilo na sua casa.

Com os cuidados adequados, o granilite é uma opção muito durável, mantendo suas características originais por anos. Se você está procurando uma maneira de transformar seus espaços, considere incorporar a textura granilite em seu design de interiores.

Aqui no blog você tem muito mais dicas sobre como incorporar cores e texturas na decoração. Leia nosso post sobre cores de parede para sala e se inspire para criar composições com o granilite. Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Cores complementares: como usar na decoração da casa

Geometria na decoração: Estilo nas formas simples

Próximo Post

Deixe um comentário