Decoração de sala pequena: 9 dicas que vão salvar o espaço

Com os apartamentos cada vez mais compactos, a decoração de sala pequena precisa ser muito bem elaborada, traduzindo um espaço charmoso e funcional no mesmo ambiente com muito estilo e praticidade.

Para conseguir esse espaço perfeito, além de bom gosto, contar com algumas dicas e truques para tornar esses cômodos um ponto de destaque da casa é essencial. Com os elementos certos, a decoração da sala de estar pequena será um show de composição.

Continue sua leitura e acompanhe as nossas sugestões!

1. Escolha cores neutras: elas ajudam a ampliar a sala

As cores são essenciais para manter o equilíbrio do espaço sem carregar o ambiente. Para isso, o recomendado na decoração de sala pequena é investir nas tonalidades mais neutras. Afinal, elas combinam com tudo e nunca saem de moda. Além disso, uma boa combinação de cores auxilia na ampliação da sala, ou seja, elas ajudam a dar a impressão de que o ambiente é maior do que ele realmente é.

Entre as tonalidades mais utilizadas para compor esses espaços estão o branco, o off-white, os tons de bege mais claros (destaque para o areia, o pérola e, até mesmo, alguns tons de cinza, como é o caso do algodão).Enfim… essa escolha visa o conforto do espaço, uma vez que os tons mais quentes potencializam a sensação de que o espaço é menor.

decoracao sala de estar pequena com uma parede clean e um sofá branco

Para trazer o toque de cor a decoração de sala pequena, a dica é apostar nos elementos de decoração coloridos. Por isso, a escolha de almofadas, tapetes, mantas para sofá, cortinas, molduras de quadros e outros itens de enfeite podem deixar a sala mais alegre e estilosa.

2. Tenha cuidado na hora de escolher o sofá!

Esse é definitivamente um dos móveis mais importantes na decoração de sala pequena e, por isso, é muito importante se atentar às medidas antes de escolher o modelo de sofá ideal para o ambiente. O item precisa ser confortável e, de preferência, funcional, com encosto reclinável, versátil ou que vira cama — ideal para receber visitas.

O processo de escolha com as medidas em mãos se torna mais fácil, porém o modelo escolhido precisa conversar com a decoração que você planeja aderir no ambiente. Ok? Os tipos mais clássicos, combinam com decorações vintage ou retrô, enquanto os sofás mais modernos podem ser uma opção para quem deseja um visual de sala mais contemporâneo, como um industrial ou minimalista.

sala pequena com sofá retratil na cor verde

3. Aposte em mesas laterais e de canto

Acredite: o uso de mesas torna o espaço mais funcional. Afinal, por ser uma área de convivência é comum que confraternizações com a família e os amigos aconteçam nesse espaço. Justamente por conta disso, a depender do tamanho da sala, utilizar mesas nas laterais dos sofás pode ser interessante.

duas mesas laterais em uma sala pequena

Elas podem compor o visual juntamente com o sofá ao servir de apoio para abajures e alguns outros elementos de decoração ou, até mesmo, como um complemento dos móveis, na mesma tonalidade e acabamento. Por ser um cômodo menor, usar mesas de centro não é recomendado, pois tendem a atravancar o espaço de circulação, o que dificulta o trânsito no ambiente.

Aposte nas mesas laterais que se encaixam em qualquer espaço e acerte na sua decoração!

4. Elabore uma iluminação aconchegante

A iluminação é mais um ponto de atenção em uma sala pequena, isso porque ela precisa conversar com os itens escolhidos. Aqui, o ideal é que o espaço seja arejado, ventilado e com presença de luz natural, o que proporciona um bem-estar para os moradores além de valorizar o ambiente.

sala de apartamento pequeno com iluminação natural

Uma iluminação com coloração mais amarelada traduz um espaço aconchegante, perfeito para descansar. Aliás, ela o deixa mais confortável e suave, ideal para estilos de decoração mais vintage e com um toque nostálgico. Essa iluminação se faz diferente das lâmpadas em LED, que são mais frias e nos remetem a algo mais enérgico, combinando com um estilo mais minimalista e repleto de modernidade.

5. Saiba escolher os elementos de decoração

Os itens de decoração possuem uma missão importante na sala: enfeitar o espaço com a personalidade dos moradores e do estilo escolhido para ornamentar o ambiente. Por se tratar de um cômodo pequeno, é necessário manter o equilíbrio da arrumação para que ela consiga traduzir harmonia e não uma sala entulhada.

Por isso, invista na decoração de sala pequena com quantidades de almofadas compatíveis com o tamanho do sofá, abajures compactos e itens de decoração que sejam fáceis de limpar.

Lembre-se: o acúmulo de objetos faz com que a sala, que já é pequena, fique com uma aparência entulhada, nada charmosa. Por isso, atenção ao que será escolhido para enfeitar o comôdo.

sala com sofá pequeno e vários quadros na parede

6. Aposte em um espelho sofisticado

Espelhos, em especial os modelos maiores, tendem a deixar a decoração com a sensação de que o ambiente em si é mais amplo do que parece ser. Isso se potencializa caso a iluminação com luz natural seja utilizada corretamente.

Para garantir esse efeito, o ideal é que o espelho seja colocado em uma parede solo. Essa técnica auxilia na ampliação e na profundidade do ambiente, logo, o torna mais alongado. Ah, e não esqueça de escolher molduras sofisticadas para deixar o item mais destacado.

espelho na sala pequena

Quer saber mais? Leia: Truques e dicas para dominar a decoração com espelhos!

7. Invista em revestimentos para trazer estilo à decoração

Os revestimentos são elementos coringa para deixar a decoração ainda mais especial. Por isso, utilizar papéis de parede, fazer texturas e pintar com uma cor mais intensa pode trazer um toque de personalidade e elegância para a sua decoração.

Para um visual estiloso, a dica é acompanhar o estilo escolhido para que os revestimentos combinem com a personalidade do espaço, criando uma harmonia e um equilíbrio entre todos os itens.

sala decorada com papel de parede 3d

8. Siga a regra do menos é mais

Calma: isso não significa que a decoração escolhida tenha que ser minimalista! O que queremos dizer é que: por se tratar de uma decoração de sala pequena, os itens selecionados para compor esse espaço precisam ser elaborados. Com isso, é possível evitar um cômodo entulhado e sem funcionalidade.

Ao ornamentar o ambiente é fundamental que todos os cantos sejam aproveitados com praticidade para o cotidiano. Isso é claro, com um toque acolhedor para descansar e aproveitar os momentos em família.

9. Defina o estilo de decoração

Ao escolher o estilo de decoração, você evita que os elementos de outras estéticas sejam misturados. É importante saber que existem diversos estilos que podem ser utilizados. Nesse caso, a nossa dica é entender um pouco sobre cada um deles e, principalmente, como podem ser utilizados em pequenos espaços.

Entre os mais comuns, se destacam o minimalista, o industrial e o retrô — ideais para quem deseja uma sala com visual mais moderno e atualizado. Já os estilos vintage e clássico remetem a uma decoração com um toque mais tradicional, que nunca sai de moda e repleto de elegância.

Inspirações de decorações para salas pequenas

Além de entender os elementos que podem ser usados para decorar uma sala com pequenas dimensões, é preciso saber como esses itens podem ser usados para compor o espaço.

Algumas ideias, além de estilosas, possuem um baixo custo de produção e podem mudar a cara de um ambiente com muita criatividade e bom gosto. Saiba alguns truques e acerte na decoração da sala com muito estilo.

Sala pequena com decoração simples e barata

A decoração de sala pequena simples é aquela feita na medida certa, onde todos os itens se entendem entre si, pois estão devidamente harmonizados com a proposta, que é justamente ser básica sem muitos elementos de destaque. Mas vale ressaltar que isso não quer dizer que essa estética seja sem graça.

Muito pelo contrário! Ela se destaca por seus itens mais baratos, com móveis com bom custo-benefíco e elementos de decoração feitos artesanalmente, o que deixa esse ambiente de convivência muito mais aconchegante e criativo.

Sala pequena com decoração simples e barata

Decoração de sala pequena com tijolinhos

Essa inspiração tem um toque mais industrial, uma vez que o revestimento do tijolo remete a uma construção inacabada (ou mais antiga). As cores neutras como marrom e cinza se destacam e tornam o ambiente ainda mais sóbrio.Os móveis com estética industrial e uma iluminação mais direcionada, com direito a trilhos, tornam a decoração atualizada.

Ah, e vale ressaltar que a textura de tijolinho também pode ser alcançada com um papel de parede.

Decoração de sala pequena com tijolinhos

Decoração sala de jantar e estar unidas

Apesar de pequena, uma sala pode compor dois espaços: um para refeições e o outro para descanso e convívio. A dica é saber escolher os móveis que poderão compor esses espaços sem que o ambiente fique carregado.

As medidas de sofá, mesa de jantar e rack são essenciais para que a organização de dois espaços em um com harmonia e estilo seja possível. Dessa forma, apostar em sofás menores e mesas funcionais, aproveitando as paredes para colocar itens como televisão e enfeites é uma solução para usar todo o espaço disponível na sala.

Decoração sala de jantar e estar unidas

Decoração de sala pequena com home office

Além de pensar na sala como um local de convivência, também é possível organizar o espaço para que ele seja utilizado para trabalho. A dica é desenvolver um projeto onde os móveis sejam pensados para atender a sua rotina de trabalho e de lazer ao mesmo tempo.

Cores neutras e mais claras, maior incidência de luz natural, além de uma dose extra de organização — em especial na mesa de trabalho — , são cuidados fundamentais para que essa mistura realmente funcione.

Decoração de sala pequena com estilo clássico

A decoração clássica é composta de elementos tradicionais, repletos de elegância em todos os seus detalhes. Se bem equilibrados, eles podem compor a organização de uma sala com pequenas dimensões com muito bom gosto.

A dica é escolher bem as cores e se atentar ao tamanho dos móveis escolhidos para mobiliar o espaço. Além disso, os itens para enfeitar o ambiente são um ponto de destaque e, por isso, devem ser escolhidos considerando o espaço e a estética que você desejDecoração de sala pequena com estilo clássicoa criar.


A sala pequena possui muito potencial de decoração, especialmente se os espaços forem bem aproveitados. Com isso, mais do que um ambiente bem montado, será possível unir praticidade e estilo em um só cômodo para todos os moradores da casa.

Portanto, tenha como aliadas as medidas desse espaço e principalmente a ideia de que para ser marcante, não é preciso sobrecarregar o visual. Com poucos itens, cores neutras e versatilidade uma sala pequena pode se tornar especial e repleta de personalidade.

Curtiu este conteúdo? Continue nos acompanhando e leia o nosso guia completo sobre a decoração boho. Quem sabe, esse estilo não possa fazer parte do seu espaço. Né?

Até a próxima!

Avalie este post
Post Anterior

11 obras arquitetônicas para visitar em São Paulo

Quer decorar a sua varanda? Confira 9 inspirações com a Lemare

Próximo Post

Deixe um comentário