Como montar uma mesa posta para o Ano-Novo? 9 passos práticos

Para montar uma mesa de Réveillon você precisa pensar nas cores, na disposição dos objetos e como será o tipo da janta. Esses fatores influenciam diretamente em como será a decoração da sua ceia de Ano-Novo.

mesa de jantar com estrela decorativa

Independentemente do tipo de mesa de jantar que você tem em casa, é fundamental que toda a decoração fique harmônica. Além disso, os convidados precisam estar confortáveis. Essas atitudes garantirão o sucesso do seu jantar.

Acompanhe as nossas 9 dicas para ter uma mesa posta que será a nova tendência do Réveillon 2022-2023! Envie este conteúdo para a pessoa que vai te ajudar na decoração e anote o nosso passo a passo!

1. Escolha as cores

O primeiro passo para uma decoração de mesa posta é definir quais serão as cores. No Ano-Novo, o mais comum é recorrer a uma paleta de cores baseada no branco. Porém, é possível adicionar mais tons a essa paleta. Inclusive, alguns que representem desejos para o próximo ano.

Veja o significado de algumas cores no Ano-Novo:

  • Amarelo: riquezas;mesa de jantar amarela
  • Rosa e vermelho: amor e paixão;mesa de jantar rosa
  • Verde: esperança;mesa de jantar verde
  • Azul: tranquilidade.mesa de jantar com flores brancas

Adicione alguns objetos dourados e pratas para dar mais brilho à sua mesa!

mesa de jantar com decoração dourada

Em outro post, ensinamos a montar uma mesa posta simples para o almoço. Aproveite para ler e entender como preparar a sua mesa para o dia 1 de janeiro!

2. Defina os objetos

Além dos itens essenciais para a mesa, é necessário adicionar outros objetos à decoração. Por exemplo, luzes, trilhos de mesa, sousplats — ou jogo americano —, plantas etc.

prato com laço decorativo marrom

Alguns objetos vão deixar o ambiente mais convidativo e deixar a mesa com mais vida. Outros, ajudarão a compor o arranjo do centro de mesa. Falaremos melhor deles daqui a pouco neste conteúdo, então, continue a leitura.

Mesa branca com decoração natalina

Para deixar essa data muito mais especial, tenha a certeza de montar a sua mesa de jantar corretamente. Assim, seus convidados vão ficar muito mais confortáveis ao te visitar.

3. Coloque as superstições à mesa

Cada família tem as suas superstições de Ano-Novo, não é mesmo? Veja quais são os mais comuns entre os seus convidados e coloque-os à mesa. Eles ajudarão muito na decoração da sua ceia.

Por exemplo, adicione romãs, arrudas, uvas, frutas secas, arroz cru e o que mais for necessário para vocês.

decoração de mesa

Que tal fazer um pote com a principal resolução de ano-novo de cada convidado para ler no próximo Réveillon? As pessoas escrevem em um bilhete, guardam e leem apenas no próximo dia 31 de dezembro!

4. Pegue as louças

As louças são extremamente importantes em uma mesa posta. Então, é hora de escolher aqueles pratos usados apenas em ocasiões especiais, principalmente os que têm muitos detalhes. Dessa maneira, tire-os da cristaleira agora mesmo!

decoração de mesa amaro

Lembre-se de escolher aquelas que combinem com a paleta de cores escolhida para o seu jantar. Além disso, quem tem pratos antigos, que são herança de família, pode decidir entre uma decoração vintage ou retrô.

5. Combine os acessórios

Antes de escolher qual será a decoração do centro de mesa, pegue os objetos escolhidos como acessórios e combine-os na decoração. Nesses casos, considere a possibilidade de usar guardanapos de pano e fazer uma dobra diferente em cada um deles.

mesa com vinho e laço decorativo prata

Em todo caso, lembre-se que a composição é sua e você está livre para usar o que achar melhor! Além disso, tenha a certeza de combinar a paleta com os talheres para completar a sua decoração de Ano-Novo faça você mesmo.

6. Defina o tipo da janta

Estamos caminhando para o fim do nosso passo a passo. Então, antes de colocar tudo que foi escolhido na sua mesa, defina qual será o serviço do seu jantar. Os mais comuns são: americano, inglês e francês. Veja como é cada um deles a seguir:

mesa de ceia anos 60

  • Jantar à francesa: é o mais formal de todos. Os pratos são servidos em três (ou mais) etapas. Conta com entrada, prato principal e sobremesa. Os convidados são servidos diretamente na mesa com as comidas já empratadas, seguindo uma regra de etiqueta específica.
  • Refeição à inglesa: menos formal que o anterior e parecido com o feito em restaurantes. As comidas são servidas com o auxílio de um carrinho. Isso é feito por apenas uma pessoa, que pode ser um garçom, por exemplo.
  • Jantar à americana: é o mais prático e informal de todos. Ainda há a mesa posta, porém, as comidas ficam todas em aparadores buffet e os convidados se servem sozinhos. Em alguns casos, cada pessoa pode levar um prato para compor o cardápio da noite.

7. Planeje o cardápio

Por falar em cardápio, tenha a certeza de elaborar um conjunto de pratos que agrade a todos. Se a sua família é do tipo que come peru na virada de ano, planeje o tempo de forno corretamente, para não haver atrasos na hora do jantar.

ceia de ano novo

Se a sua casa ou o local da festa de fim de ano tem uma cozinha americana, é possível recorrer a uma entrada mais despojada. Nesse caso, os convidados ficam na ilha comendo aperitivos enquanto aguardam os pratos principais.

8. Tenha um centro de mesa bonito

Independente do cardápio e do tipo de serviço escolhido, é fundamental ter um centro de mesa bem bonito. Nessas situações, aposte na criatividade e junte elementos que contem uma história para os convidados.

mesa com decoração de ano novo

Por exemplo, use plantas que tenham um significado especial para o Ano-Novo — como alecrim, arruda, orégano, louro etc. —, recorra às velas para criar um ambiente aconchegante e por aí vai. Cada jantar terá a sua particularidade.

9. Dê seu toque especial

Por último, mas não menos importante, lembre-se que a mesa de Ano-Novo simples ou elaborada precisa ter o seu toque especial. Isso deixa a decoração muito mais personalizada e cria um ambiente mais intimista para a mesa.

colagem com decorações de ano novo

Nesse caso, vale tudo: luminárias para cozinha, objetos decorativos que te representem bastante, uma plaquinha para os convidados tirarem fotos… Enfim, você decide o que vai diferenciar a sua mesa posta das outras!

E, então, gostou das nossas dicas? Lembre-se de planejar tudo antes de começar a montagem da sua decoração de mesa de Ano-Novo. Anote todo nosso passo a passo para garantir que toda a composição ficará perfeita, como deve ser.

Aproveite, também, para decorar o cantinho do café! Ele será ideal para um momento de descontração após o jantar e enquanto você e os convidados esperam dar meia noite para iniciar mais um ano!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Mesa posta de natal: 5 dicas básicas para montar a sua + inspirações

Guia de combinações de cores na decoração

Próximo Post

Deixe um comentário