Truques e dicas para dominar a decoração com espelhos

Investir na decoração com espelhos é uma ótima forma de renovar diferentes espaços dentro de casa, sejam eles pequenos ou grandes. Isso porque esses objetos têm o poder de adicionar um toque clássico e elegante ao ambiente sem muito esforço.

Mas se você alguma vez tentou decorar com espelhos e acabou não gostando do resultado, já sabe como as escolhas erradas podem ter um efeito longe do esperado. Por isso, separamos algumas dicas e truques que vão te fazer acertar nesse estilo de decoração!

Continue a leitura e veja o conteúdo especial que o Blog da Lemare Móveis separou para você:

O poder da decoração com espelhos

Os espelhos são grandes aliados de quem quer decorar um espaço com simplicidade e dar uma cara totalmente nova ao ambiente sem precisar de muito. Com um – ou vários – espelhos bem posicionados, é possível otimizar o espaço e curtir a casa com uma decoração muito mais satisfatória.

Os espelhos em sua parede podem trazer diversas vantagens, como:

  • otimizar a iluminação em cômodos que não recebem muita luz;
  • dar aos espaços pequenos e apertados uma sensação de maior amplitude;
  • deixar a decoração mais sofisticada e elegante;
  • dar destaque ao que sua decoração tem de melhor.
  • parede com espelho

Dicas importantes para acertar na decoração usando espelhos

Para que você nunca mais erre nesse estilo de decoração, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes, como o tamanho, o posicionamento e o formato do espelho. Veja abaixo as nossas dicas:

Maiores e melhores: aposte nos espelhos grandes

Normalmente, as decorações com espelho que nos deixam deslumbrados são aquelas compostas por espelhos bem grandes, às vezes até cobrindo uma parede inteira.

Isso, claro, não é uma regra que se aplica a todo e qualquer espaço: em alguns momentos, até que faz sentido optar por espelhos menores e mais discretos. No entanto, quando o espaço é grande e amplo, uma peça pequena “perdida” na parede não fará grande diferença. Esse, inclusive, é um dos principais erros da decoração com espelhos.

Por esse motivo, quando possível opte sempre por opções maiores, que consigam cobrir um espaço significativo da parede, seja horizontal ou verticalmente.

espelho grande para sala

Combine diferentes espelhos em uma só parede

Quando optar por pequenos espelhos decorativos para decorar uma parede grande, a dica de ouro é combinar várias dessas peças para cobrir o espaço. Nessa situação, é possível brincar com espelhos de diferentes molduras, formatos e tamanhos, espalhando-os de forma a criar uma “bagunça organizada” na decoração.

Você pode incluir outros elementos na parede, como quadros decorativos, flâmulas e letreiros decorativos. Essa combinação resulta sempre em um ar contemporâneo e descontraído para o espaço.

decoração com espelhos diferentes

A moldura é responsável por 50% do sucesso na decoração

Outro grande erro cometido na decoração com espelhos é não dar à moldura a atenção que ela precisa. Afinal, ela tem um grande poder de mudar o visual da peça, fazendo com que o espelho combine com o resto da decoração.

Por isso, avalie bem as molduras antes de fazer uma escolha definitiva. Dependendo do formato, a moldura pode trazer um ar clássico ou um ar de modernidade para sua parede. A escolha certa, inclusive, pode ser o toque final que complete a sua decoração vintage!

Que tal dar uma olhadinha também em nosso post com dicas práticas para criar uma decoração vintage de respeito? Combinar a decoração com espelhos e o estilo vintage pode resultar em um visual incrível e moderno!

espelho vintage

Retangular não é o único formato possível

Se quer sair do convencional, também pode brincar com os formatos do espelho para conseguir um ar que fuja do estilo clássico. O Espelho Adnet, aquele modelo redondo que é pendurado por uma alça de couro, virou uma grande tendência nos últimos tempos e é um ótimo exemplo disso.

Além dos formatos redondos e retangulares, é possível encomendar espelhos em formatos de sua preferência, cheios de movimento e fluidez. Com esses, a sua decoração contemporânea ficará completa!

espelho adnet redondo

Avalie bem o que o espelho refletirá

Na hora de escolher em qual parede posicionar o seu espelho, lembre-se sempre de observar o que sua superfície estará refletindo por ali. Afinal, mesmo que escolha o espelho mais lindo e com uma bela moldura, o efeito não ficará legal se seu reflexo aponte diretamente para a porta do banheiro da suíte, por exemplo.

Espelhos grandes são usados na decoração para criar novos pontos de destaque. Por isso, pense estrategicamente para deixá-los voltados para algo que você queira maximizar em sua decoração. Itens como vasos de plantas, paredes bem decoradas, a mesa do jantar ou a cama do seu quarto são ótimas opções.

espelho para sala de jantar

Dê prioridade aos espaços que recebem pouca luz

Como você já sabe, os espelhos na decoração podem ser utilizados para ampliar o espaço e dar a ele uma iluminação maior. Esses dois fatores podem ser usados a seu favor na hora de decorar os espaços com pouca luz.

Dentro de casas e apartamentos, os corredores são muitas vezes um bom exemplo que pode ser otimizado com a presença de espelho. Escolhendo uma peça de tamanho ideal e a posicionando corretamente, você pode aumentar a incidência de luz por ali e dar uma cara completamente diferente para seu corredor. Já pensou nessa possibilidade?

espelho redondo

Móveis revestidos por espelhos são uma opção delicada

Peças de mobiliário revestidas por espelhos – como mesas de centro, aparadores, cômodas, mesas de cabeceira e armários – se tornam populares de tempos em tempos.

Você pode investir nessa opção, mas tomando bastante cuidado. Em ambientes que já possuem muitos elementos decorativos, os móveis revestidos por espelho não ficarão bem, pois vão causar poluição visual. Melhor evitar!

mesa de centro com espelho

Dica extra: uma iluminação bem feita também faz parte do sucesso

Agora que você já conhece os benefícios da decoração com espelho e leu todas as nossas dicas para dominar esse estilo, pode arregaçar as mangas e colocar esses conhecimentos em prática para renovar sua casa.

Por fim, gostaríamos de te dar outra dica essencial: mesmo que siga todas as dicas acima, é preciso cuidar também da iluminação artificial que coloca em seus ambientes para acertar na decoração. Isso porque um ambiente mal iluminado não será salvo somente pelos espelhos.

jogo de espelho com iluminação

Para entender mais sobre isso, sugerimos que continue a leitura em nosso blog visitando nosso post sobre tipos de iluminação: qual usar em cada cômodo da casa?. Assim, você continua aprendendo com a Lemare Móveis como deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou!

Esperamos te ver em outros posts, até mais!

Avalie este post
Post Anterior

Decoração com plantas na sala: o guia para acertar nas escolhas!

Móveis para otimizar o espaço da cozinha: dicas incríveis!

Próximo Post

Deixe um comentário