Aço cromado enferruja? Compare o material com o aço inox

Gostaria de saber se o aço cromado pode enferrujar? A Lemare Móveis responde para você: sim, o material é suscetível à oxidação.

Entretanto, essa não é a única característica do elemento. Isso porque o material é comumente confundido com o aço inoxidável – mas será que eles têm relação? Continue lendo o nosso post para conferir as diferenças entre eles!

Aço cromado: brilhante e estiloso

Assim como os outros, o aço cromado é apenas uma versão da liga metálica. Entretanto, durante a produção do material é adicionado uma porcentagem de cromo – em um procedimento conhecido como cromagem ou cromação.

Durante a aplicação do elemento, geralmente sobre uma base de metal, ocorre a eletrodeposição, processo de revestimento de superfícies metálicas, com o intuito de torná-lo mais resistente às reações químicas, como a corrosão.

É válido mencionar que a adição do cromo ao material não faz com que ele perca suas propriedades, apenas agregará propriedades que antes não eram tão eficientes.

Porém, algumas vezes a cromagem não é utilizada apenas para aprimorar a resistência do aço. Também pode devido à estética do material, uma vez que, quando um item é revestido em cromo, ele terá um brilho belíssimo.

Características do aço cromado

Apesar de aprimorar a resistência do material e ser visualmente belo, a cromação não é a melhor opção, uma vez que o processo pode ocasionar reações prejudiciais à saúde ambiental e humana, como efluentes líquidos, gasosos e resíduos danosos.

Assim, o manuseio do cromo não é algo simples, visto que pode necessitar licenças ambientais.

Outro ponto importante do aço cromado é a sua propriedade de limpeza. Isso porque higienizá-lo incorretamente pode ser a porta de entrada para a corrosão. Portanto, limpe o aço com produtos específicos. Dessa forma, você aproveitará os benefícios do cromo por muito mais tempo.

Ainda prezando pela qualidade do material, é essencial mantê-lo seco, já que a umidade pode impactar diretamente a qualidade do material – e a questão vai além de deixar o aço molhado, pois climas úmidos também podem causar oxidação, conforme a reportagem publicada pela Revista Abril!

Já que mencionamos processos de higienização, você pode gostar de saber como limpar o estofado de cadeira, clique aqui e confira o passo a passo!

Aço inox: sinônimo de durabilidade

Também conhecido como aço inoxidável, o material é utilizado em diversos nichos. É possível encontrá-lo em cozinhas, indústrias alimentícias, projetos de urbanização, peças automotivas, construção civil e, claro, artigos de decoração.

Uma vez que o material é elaborado com uma liga resistente às reações corrosivas – que também são influenciadas pelo cromo, ou seja, o aço inox também contém traços de cromagem, mas em quantidades menores.

Porém, diferentemente do outro aço, o inox é mais seguro em relação à saúde de quem o manipula.

Além de ser resistente e versátil, o aço inoxidável é totalmente reciclável, como aponta a matéria “A importância do aço inoxidável para o mundo” publicada pelo Terra.

Isso faz com que ele possa transitar entre diversas áreas, sem a necessidade de encontrar novas matérias-primas – sendo um grande aliado do meio ambiente.

E se você pensa que o processo de reciclagem do aço é trabalhoso, na verdade, é bem simples. O primeiro passo é realizar uma triagem.

Após a seleção, o aço é classificado, selecionado e prensado e enviado à siderúrgica responsável por derreter o material e aproveitá-lo em uma nova oportunidade.

Características do aço inox

Viu só quantas propriedades tem o aço inox? Porém, não é só isso. A Lemare Móveis gostaria de acrescentar à lista! Veja mais vantagens do aço!

  • Eficiente em diferentes nichos;
  • É um material de baixo custo de manutenção;
  • Resistente à corrosão e a variação climática
  • Material totalmente reciclável;
  • Oferece maior facilidade de limpeza;
  • Higiênico.

Qual escolher: aço inox ou cromado?

Se você ainda tem dúvidas sobre qual material escolher, elencamos alguns aspectos que podem influenciar a sua compra!

Investimento

  • Inox: devido às propriedades de durabilidade, possui valores elevados.
  • Cromado: mesmo sendo um material que necessita processos complicados, é mais barato que o inox.

Conservação

  • Inox: mais resistentes;
  • Cromado: mais vulneráveis a reações químicas/ambientais.

Aparência

  • Inox: material moderno e visualmente agradável;
  • Cromado: o brilho característico é o principal destaque do material.

Higienização

  • Inox: pode ser limpo com diversos produtos;
  • Cromado: precisa ser higienizado com soluções próprias para o material.

Como a Lemare Móveis é referência em móveis e artigos de decoração, somos apaixonados pelas duas versões. Caso queira harmonizar o ambiente com peças brilhantes, utensílios cromados podem ser uma boa opção.

Entretanto, caso busque por modernidade e durabilidade, pode confiar nos móveis elaborados em aço inox!

Já que você leu até aqui, certamente você se interessa pelos detalhes, não é mesmo? Então, a Lemare Móveis aproveita para indicar outro texto que pode te oferecer um conhecimento extra: a diferença entre aço e alumínio: vantagens e desvantagens.

Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

4 luminárias de cozinha de apartamento para te inspirar

Decoração japonesa: como inserir a temática na sua casa

Próximo Post

Deixe um comentário