Como limpar estofado de cadeira: aprenda com passos simples

Quem tem um jogo de cadeiras estofadas em casa sabe que a única forma de deixá-las limpinhas novamente é realizando uma limpeza bem profunda. Muitas vezes o que o ambiente precisa, não é de cadeiras novas e sim uma boa limpeza!

Com o passar do tempo, assim como os sofás e os colchões, as cadeiras estofadas acumulam ácaro, sujeiras e bactérias. Além de passar um aspecto que não valoriza o ambiente, esses poluentes podem ser nocivos para a saúde.

Sabendo disso, a Lemare preparou algumas dicas super valiosas para você aprender como limpar estofado de cadeira com passos simples!

O que deixa os estofados das cadeiras sujos?

Uma série de fatores contribuem para que os estofados vão ficando cada vez mais sujos, amarelados e com aspecto de velho. Até mesmo o uso comum e rotineiro da mesa da sala de jantar, por exemplo, faz com que as cadeiras fiquem cada vez mais sujas com o passar do tempo.

Se a suas cadeiras estofadas estão se sujando com muita facilidade, confira alguns fatores como quem a utiliza, se as crianças em casa a usam para brincar ou se até mesmo a localização dela acaba ficando em um local facilitador para a entrada de poeiras.

Por outro lado, mesmo tomando todo os cuidados, a tendência dos estofados é se sujarem naturalmente, seja com o uso das cadeiras, ou mesmo com o acúmulo da poeira do ambiente.

Cuidados a tomar antes de limpar os estofados

Antes de iniciar a limpeza das suas cadeiras, é muito importante que você saiba de qual material elas são feitas. Cadeiras em tecido, como de linho, não necessitam que uma super fórmula mágica e uma mistura potente para serem limpas, basta misturar água com um pouquinho de vinagre branco, e voilà! Sua cadeira está novinha em folha.

Então procure saber de qual material suas cadeiras estofadas realmente são feitas, e assim você saberá que tipo de limpeza específica deve usar e qual das misturas será eficiente para deixar seus assentos novinhos!

O passo a passo da limpeza dos estofados de cadeira

Para limpar os estofados, existem várias misturinhas e receitinhas caseiras. Muitas delas são extremamente eficientes e capazes de acabar de vez com a sujeira e com as manchas. Vamos ao passo a passo:

Limpar estofado de cadeira com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é super eficiente em limpezas de estofados. Para essa mistura você vai precisar de uma pequena quantidade de amaciante, álcool e água. Misture todos esses ingredientes até que fique bem homogêneo e borrife sobre os estofados das cadeiras. Use um pano bem fininho, como o de microfibra, e passe por todo o estofado até secar.

Como limpar estofado de cadeira com vinagre

Para essa limpeza, você precisará apenas de um pouco de água morna e vinagre. Misture essa água em um pouco de vinagre branco e com o auxílio de um pano ou uma esponja passe essa mistura por toda a parte do estofado das cadeiras. Depois disso, é só deixar que as cadeiras sequem naturalmente em um ambiente que tenha iluminação natural.

Se houver um local exposto ao sol, melhor ainda!

Mistura de detergente neutro para limpar cadeiras

As cadeiras que possuem muitas manchas são um pouco mais difíceis de serem limpas, mas nada que um detergente neutro não resolva! Misture um pouco do detergente com água morna até formar espuma, em seguida, com a ajuda de uma escova esfregue todas as manchas presentes no estofado.

Depois disso, passe um paninho úmido para tirar todo o excesso de sabão, em sequência um pano seco. Deixe que seque em um lugar com bastante iluminação natural.

O que a sujeira nos estofados pode causar?

Todos nós sabemos que a poeira nos estofados pode nos prejudicar de várias formas. Crises alérgicas, de sinusite e rinite e até mesmo asma são alguns dos exemplos. Por isso, é sempre bom lembrar que limpar os estofados das cadeiras e móveis da casa é bom não só para deixar a casa novinha em folha, como também para as pessoas que residem ali.

Limpeza de estofados de cadeira por profissionais

Existem casos em que as cadeiras estão extremamente sujas, com muitas manchas antigas de líquidos derramados e com uma espuma bastante desgastada. Nesses casos, especificamente, é melhor que você contrate um serviço especializado de limpeza de estofados, para que eles realizem o serviço da melhor maneira.

E aí, o que achou das dicas? Deixe nos comentários pra gente saber! Esperamos que tenha ajudado e que você tenha conseguido limpar os estofados de suas cadeiras. Para mais dicas como essas, fique de olho em nosso blog, sempre tem novidades por lá! O que acha de conferir nosso post sobre Como fazer uma horta vertical em casa?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avalie este post
Post Anterior

Como fazer cimento queimado: conquiste o visual industrial

Monte um cantinho de estudo perfeito para crianças em casa

Próximo Post

Deixe um comentário