Se você sempre quis entender qual a melhor maneira de como limpar seu tapete de modo prático e infalível, chegou ao lugar certo! Em nosso guia completo, você aprenderá o passo a passo da limpeza correta. Acompanhe
1. Use os produtos corretos
A primeira coisa que você deve se atentar antes de limpar seu tapete é com os produtos. Muitos deles podem ser eficientes para a limpeza, no entanto, quando usados incorretamente podem ser agressivos. Então, sempre tenha cuidado!
Agora, surge o dilema: quais produtos utilizar para evitar isso? O principal é um bom detergente neutro, coringa para limpeza. Ele pode ser aplicado diretamente no tecido do tapete ou diluído em água antes da aplicação. Outro produto muito indicado para esta aplicação é o sabão em pó, que deve sempre ser diluído em água.
O sabão e o detergente são produtos para aplicar na sujeira em si, a fim de removê-la. Mas nada impede que outros produtos sejam utilizados para alcançar uma limpeza ainda mais profunda.
O amaciante traz sedosidade ao tecido, contribuindo para a manutenção da peça e mantendo o tapete em bom estado. Outro benefício do amaciante é que ele deixa a peça bem cheirosa, macia e confortável.
Conheça 7 modelos de tapetes para o quarto: opções adultas e infantis
2. Espalhe de maneira uniforme
Quando utilizar o detergente — ou mesmo o amaciante — não deixe de espalhar o produto de maneira uniforme em todo o tapete. Espalhar o produto é necessário para que a limpeza seja completa e profunda em todo o tecido, mantendo-o padronizado.
Claro, há aquelas sujeirinhas mais pesadas que merecem uma atenção especial. Nelas, você pode aplicar um produto mais forte ou até mesmo deixar um tempo maior “de molho”, permitindo que o produto penetre no local e retire a sujeira com mais facilidade.
Mesmo que haja pontos que precisem de maior tratamento, ainda assim você precisa espalhar bem o produto pelo tapete, assim ele não fica apenas parcialmente limpo. De modo geral, nesta etapa você tem que tomar cuidado para:
- Espalhar, em primeiro lugar, o produto por todo o tapete para uma limpeza completa;
- Observar possíveis manchas e lugares mais afetados com sujeiras mais teimosas;
- Deixar de molho para o produto fazer efeito.
3. Use uma escova macia
A escova deve ser macia o suficiente para não agredir o artigo, nem causar danos ao seu tecido, mas também não pode ser muito maleável. Afinal, o artigo é delicado e precisa receber os cuidados adequados para não desgastar.
Aqui, tudo vai depender de como a sujeira apresentada no seu tapete. Caso seja uma faxina de rotina, então é provável que não necessite de uma limpeza completa e profunda. No entanto, se seu tecido está há um tempinho precisando de uma boa limpeza, é provável que precisará de uma escova mais poderosa. Uma vez com a escova em mãos já pode começar o trabalho!
- Escove bem, de maneira constante e por toda sua superfície;
- Considere os lugares mais sujinhos, que você tenha aplicado mais produto, dando mais atenção a esses pontos;
- Faça movimentos circulares ou de vai e vem, para garantir uma limpeza completa.
Seguindo esses passos, sem dúvidas seu tapete ficará novo em folha! Agora estamos chegando ao final da faxina.
Você ama usar esse acessório em sua decoração? Então, confira 7 tipos de tapete para investir e onde usar cada um!
4. Retire o excesso de produto
Chegou o momento de retirar o excesso de sabão que ficou no tapete. Este é um passo que pode ser enganoso para muitos. Normalmente, ele costuma acumular e absorver água e sabão, portanto é preciso garantir que ele esteja totalmente enxaguado.
Para isso, passe água em toda sua extensão, garantindo que o produto seja removido ao máximo. Existem dicas que podem te ajudar a acabar com a dúvida:
- Utilize um pequeno rodo, vá passando por toda a extensão, procurando por espuma e sabão;
- Coloque bastante água para diluir a espuma e retirar seu excesso.
Para concluir, basta apenas mais um único ponto que merece sua atenção.
5. Deixe secar em um local arejado
Agora é só deixar seu tapete secar para estar prontinho para o uso novamente. Escolha um lugar adequado, arejado e de preferência com incidência de luz solar.
O ideal é que ele fique seco por completo, já que mofos podem se tornar um verdadeiro problema para sua casa, caso a peça mantenha a umidade. Por isso, não descuide do processo de secagem. OK?
Prontinho, agora o seu tapete está 100% limpo! Para te ajudar ainda mais, vamos responder algumas perguntas que podem surgir durante o processo:
Como limpar tapete a seco?
A limpeza de tapete a seco pode ser feita em casa, mas é um tanto mais complicada, em especial para aqueles que nunca precisaram lavar um produto a seco antes. Basicamente, você precisa seguir os seguintes passos:
- Faça a mistura de bicarbonato com amido;
- Polvilhe por toda extensão;
- Esfregue com uma escova seca;
- Passe o aspirador de pó na peça para retirar a sujeira.
O amido de milho combinado com o bicarbonato é uma alternativa para retirar toda a sujeira do seu tapete sem lavar, já que a mistura absorve poeira e outras impurezas.
Como tirar a sujeira do tapete sem precisar lavar?
A melhor maneira de tirar a sujeira do tapete sem precisar lavar é varrendo de maneira constante e rotineira. Ou também, utilizando o aspirador de pó sempre que possível.
Agora que já sabe como limpar tapete, você pode lavar todas suas peças de maneira completa com praticidade e facilidade. Depois desse tutorial completão, que tal saber como usá-lo na decoração? Confira esse guia para aproveitar o tapete em sua sala de estar.
Até mais!
- Estilo romantico na decoração: saiba o que é e como usar - 24 de março de 2025
- Estilo tropical na decoração: veja o que é e como decorar - 17 de março de 2025
- Estilo boho: saiba como usá-lo na decoração de ambientes - 10 de março de 2025