7 tipos de tapete para investir e onde usar cada um

Seja para decorar ou trazer mais conforto e aconchego, os tapetes são peças milenares usadas para compor ambientes com personalidade, sofisticação e estilo.

Acredita-se que o costume tenha começado na Europa na Idade Média com a grande disponibilidade de lã e mão-de-obra disponível. Devido à praticidade e ao ótimo acabamento da peça para o lar, os tapetes foram se popularizando.

Dentre os tantos modelos de tapete – quadrados, redondos, geométricos, felpudos etc. –pode haver dúvidas na hora da compra. Pensando nisso, trouxemos aqui 7 opções de tapetes para você escolher seu modelo favorito. Confira!

1. Tapete geométrico

Se você segue a estética do estilo minimalista ou escandinavo em sua casa, os tapetes geométricos são os modelos ideais – especialmente os que possuem cores e formas neutras e em sua estampa.

No entanto, os modelos coloridos também possuem seu charme especial, podendo ser usados como ponto de cor para o espaço. Essa fácil adaptação a qualquer cor e espaço faz com esse modelo seja considerado uma peça mais versátil e de fácil adaptação.

Diante de todas as suas tonalidades e formas, o ideal é promover uma harmonia entre as cores do tapete com o espaço, assim é possível conquistar um visual contemporâneo e cheio de personalidade para o espaço.

Além disso, existem opções com linhas, ângulos e curvas em suas formas que tornam o tapete mais dinâmico e adequado a cada ambiente – isso também faz com que sejam ideais para serem usados na sala de estar ou escritório.

Leia também: Decoração de escritório: 5 acessórios indispensáveis

2. Tapete sisal

Outro modelo muito comum e conhecido é o tapete em sisal. Sua proposta é trazer uma aparência em estilo boho para o ambiente, com uma sensação de espaço mais natural e acolhedor.

O melhor de tudo é que o modelo é ecológico e é produzido em material natural, então traz uma essência de natureza pura para o ambiente.

Além disso, seu formato deixa o espaço com um toque levemente rústico, mas sua neutralidade se adapta muito bem a qualquer estilo de decoração.

Essa opção também é ideal para pessoas alérgicas, uma vez que o modelo é hipoalergênico. Sua durabilidade também é um fator de destaque, fazendo com que o modelo possa fazer parte da decoração de seu lar por muito tempo.

Os melhores locais para usá-lo são a sala de estar, quarto e cozinha.

3. Tapete felpudo

Regiões com temperatura mais baixa são ideais para tapetes felpudos, uma vez que, além de possuírem um charme único e especial, são ótimos auxiliares para manter a temperatura do espaço mais quente.

Dentre os espaços mais recomendados para posicioná-los, temos a sala de estar e os quartos, uma vez que eles deixam o ambiente mais confortável, aconchegante e acolhedor.

Além disso, é uma ótima opção para pessoas que precisam de isolamento acústico no ambiente, pois sua estrutura repleta de fios é capaz de absorver o som de alto-falantes ou instrumentos musicais com som mais extenso, como piano e violino.

4. Tapete de couro

Os tapetes de couro são outros modelos clássicos muito usados em diversos tipos de decoração, deixando seu ambiente requintado e aconchegante.

Seu estilo é notavelmente mais rústico, se encaixando perfeitamente em espaços com decoração western ou boho, mas a depender do modelo também é possível encaixá-lo em várias outras decorações.

Quanto aos espaços disponíveis para posicioná-lo, não é motivo de preocupação, pois ele consegue se encaixar em diferentes espaços da sua casa, chamando toda a atenção para si no ambiente.

Suas possibilidades de formatos são variadas, incluindo formatos quadrados, redondos ou assimétricos em peças de couro legítimo.

5. Tapete de fibra natural

Em continuidade às opções de tapetes ecológicos para seu espaço, temos modelos em fibra natural que deixam qualquer espaço mais acolhedor e aconchegante, ideal para espaços com tendências do rústico ao neutro.

Nossa recomendação é que seja deixado em espaços próximos a janelas ou espaços com tijolos de vidro, uma vez que, quando recebe a luz natural tem seu destaque e beleza potencializados.

Por falar em iluminação natural, já falamos aqui no blog sobre os tijolinhos de vidro – conheça tudo sobre eles clicando aqui!

Os formatos desse tapete são diversos, podendo ser quadrados ou retangulares. Eles combinam com os mais diferentes tipos de pisos, sejam os feitos em cerâmica, porcelanatos e até mesmo madeira.

6. Tapete de algodão

Outra ótima opção de tapete que oferece durabilidade e resistência para seu lar são os modelos de tapetes feitos em algodão.

Seu conforto e maciez são ideais para espaços que requerem mais aconchego e conforto para o espaço, como quartos.

Geralmente costumam apresentar maior facilidade para aderir sujeira, o que faz com que seja necessário um cuidado maior ao posicioná-los em corredores e porta de entrada.

Uma vantagem desse modelo é que o algodão consegue absorver uma grande quantidade de corantes, o que faz com que seja possível encontrá-los em diversas cores, disponibilizando a você mais possibilidades de escolhê-los de acordo com a paleta de cores de seu ambiente.

7. Tapete de polipropileno

Se você está em busca de um tapete que, além de resistente, seja prático e fácil de limpar, os modelos de polipropileno são ideais. O material é uma espécie de plástico que não desbota com facilidade e é resistente a manchas.

Por sua facilidade na hora da limpeza, podem ser posicionados em ambientes como portas, corredores e espaços com grande fluxo de pessoas.

Dessa forma, mesmo que o tapete se suje com facilidade, sua limpeza não será um problema e o tapete poderá ser facilmente limpo.

Leia também: Decoração clean: conheça o estilo e se inspire!

Dúvidas frequentes

Diante de tantos modelos disponíveis, é normal ter dúvidas quanto a escolha, material e formatos dos tapetes, viu?

Fique tranquilo(a) quanto a isso, pois separamos abaixo algumas dúvidas mais frequentes de nossos clientes para ajudá-lo a deixar seu cantinho perfeito.

Quais são os tapetes da moda?

Ultimamente, entre os tapetes mais procurados para ambientação, podemos citar dois modelos em específico: os com estampas geométricas e os modelos com acabamentos rústicos.

As cores e formas dos tapetes geométricos têm chamado a atenção de decoradores nos mais variados estilos.

Essa flexibilidade é possível graças às diversas tonalidades e formatos dos tapetes, fazendo com que se adaptem a praticamente todos os estilos de decoração.

Por outro lado, os tapetes com acabamentos mais rústicos são ideais para quebrar ambientes com conceitos únicos e uniformes, tornando-os mais equilibrados.

Modelos com linhas e desenhos que remetem às artes primitivas são os mais procurados e deixam o espaço com acabamento único e especial.

Qual o tipo de tapete para sala?

Sabemos que as salas são ambientes em que costumamos passar um tempo considerável quando estamos em casa, além de serem o espaço em que recepcionamos nossas visitas.

Por isso, conforto e aconchego são palavras que refletem exatamente o que o ambiente precisa externalizar.

Dessa forma, os tapetes mais recomendados são os produzidos em lã, algodão e nylon. Por serem macios e confortáveis, são ideais para manterem o espaço com um toque mais receptivo e especial.

O que é tapete de nylon?

Os tapetes produzidos em nylon reúnem um aglomerado de qualidades em uma só peça que os tornam versáteis e especiais para qualquer ambiente. Dentre as principais, podemos citar a resistência à umidade, sujeiras e até mesmo manchas.

Além disso, são modelos que não encolhem e nem desbotam, o que os tornam ideais para serem usados em qualquer espaço de sua casa.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos ajudado você a encontrar o modelo mais especial para seu lar de acordo com suas preferências e estilo.

Que tal aproveitar o embalo de sua leitura e conferir também nosso post sobre tipos de pisos para casas e entenda como escolher o ideal para você?

Agradecemos por ter lido até e esperamos você novamente aqui no blog acompanhando nossos diversos conteúdos sobre decoração de interiores. Até mais!

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Mesa redonda ou retangular: saiba como escolher

11 tipos de mesa de jantar e como escolher a sua

Próximo Post

Deixe um comentário