Tapete para sala: saiba como escolher o ideal

A sala é um dos cômodos prioritários quando o assunto é ornamentação, já que é um dos espaços mais visuais da casa e um dos que mais recebe visitas. Sendo assim, incluir novos artigos, como tapetes e plantas na decoração, pode ser um desafio.

Um tapete pode ser o toque final perfeito para transformar a atmosfera de uma sala, proporcionando conforto, estilo e aconchego. É importante considerar não apenas o estilo e o design, mas também o tamanho, material, durabilidade e facilidade de manutenção.

No post de hoje, vamos explorar os requisitos necessários para encontrar o tapete perfeito para a sua sala. Acompanhe!

Como escolher as cores para o tapete da sala?

As cores influenciam muito na hora de escolher um tapete. Isso porque, você não quer correr o risco de destoar esse elemento com o restante da sua sala. Portanto, temos algumas observações a serem feitas em relação às cores para o tapete.

Tapetes coloridos

Os tapetes coloridos são opções para combinar ou contrastar com as cores predominantes em sua sala. Por exemplo, o verde sintoniza muito bem com tons arenosos, assim como o azul, pois conseguem trazer a ideia de um ambiente natural ou praiano.

Vermelho, amarelo e laranja são opções para paredes em cor creme, já que são tons quentes e proporcionam um ambiente mais aconchegante – muito interessante para regiões onde o frio é mais intenso.

Uma alternativa para as decorações estilo Boho ou Retrô, são tapetes multicores. Eles “encaixam como uma luva” em estilos que abusam das cores para dar vida a um visual dinâmico e harmonizado!

tapete com listras horizontais em sala boho

Tons escuros

Tons escuros como preto, marrom-escuro e cinza-escuro, promovem a impressão de um cômodo mais compacto. Por isso, são ideais para usar em salas amplas.

Essas cores são ótimas para contrastar com paredes brancas e chãos axadrezados em preto e branco, além de serem peças mais discretas, assim como os tons neutros. Em particular, a cor cinza habilita várias combinações!

tapete felpudo escuro em uma sala grande

Tons neutros

As cores bege, branco e cinza são as alternativas universais para você que não tem um padrão de cores muito definido em sua sala. Eles combinam com os mais diferenciados espaços, então, são peças coringas na hora de sua escolha!

Essa paleta de cores, além de ser versátil, também orna bem com estofados, cadeiras, banquetas e cestos em tons semelhantes. Sofás marrons, acabamentos e mesas de centro e canto em madeira, naturalizam o tapete no ambiente com muito requinte!

tapete felpudo de tons neutros

Como escolher o tamanho do tapete para sala de estar?

Para escolher o tamanho do tapete, deve-se levar em consideração as dimensões dos espaços disponíveis para a inclusão do item. Para isso, você pode usar uma fita crepe para marcar o espaço que você quer que o tapete ocupe medindo, em seguida, com uma fita métrica.

Vale lembrar que nem todo tapete vai se enquadrar nas delimitações que você deseja. Por isso, a Lemare Móveis trouxe algumas medidas aproximadas pensando em tapetes mais tradicionais, para te ajudar a ter uma noção do que é melhor para a sua sala.

Tapetes 1,00 m x 1,50 m

Tapetes nas medidas 1,00 m x 1,50 m servem para espaços pequenos. Então, se esse é o caso da sua sala, você pode apostar nessas medidas para deixar o seu tapete entre o sofá e a estante ou rack da sala.

Você pode posicioná-lo horizontalmente embaixo dos pés do sofá, ou verticalmente entrando embaixo dele. Ambas as formas já vão agregar muito estilo e conforto para a sua sala!

Tapetes 1,50 m x 1,50 m

Para salas médias, as medidas 1,50 m x 1,50 m funcionam perfeitamente, já que os lados são iguais e você pode encaixar embaixo dos pés do sofá e da estante ou rack, garantindo um lugar fixo para o tapete.

Tapetes 2,00 m x 2,00 m

Os tapetes nas medidas 2,00 m x 2,00 m já aparecem como opções para salas grandes. Novamente, sendo colocado abaixo dos pés do sofá e outros móveis que vão contemplar a extensão do tapete.

Curiosamente, essas medidas também podem funcionar para salas pequenas, se você tem a intenção de forrar o chão da sala por completo.

Tapetes 2,50 m x 3,00 m

Já tapetes nas medidas 2,50 m x 3,00 m ou maiores são ideais para salas amplas, ou cômodos integrados. Por conta de ocuparem uma grande área, precisam ser compatíveis com o espaço onde serão posicionados.

Além disso, são tapetes que pesam muito. Por isso, dificilmente serão substituídos ou movidos do lugar onde ficam, com exceção de quando necessitam de limpeza.

Como escolher o formato do tapete?

Além dos tapetes tradicionais, confeccionados em formatos quadrados ou retangulares, existem outros modelos que também podem harmonizar com o ambiente da sua sala: redondos, ovais, losangulares, irregulares ou customizados.

Tudo depende do que você espera compor a decoração da sua sala. Visuais mais modernos, com móveis e superfícies curvadas, podem oferecer sintonia para tapetes redondos e ovais, bem como acolher tapetes em camadas, como se saíssem debaixo do sofá.

Espaços personalizados podem contemplar tapetes nos mais diversos formatos, desde que as paletas de cores estejam trabalhando juntas. Decorações como a japonesa e a geek também aceitam modelos específicos de tapetes que tenham a ver com a decoração.

tapete de formas orgânicas em offwhite e preto

Como escolher o estilo do tapete?

O estilo do tapete é um atributo que resgata o formato e as cores, para entendermos em quais decorações ele se encaixa melhor. Por exemplo, tapetes tricotados ou em crochê são usados para variados estilos, já que podem ser produzidos de forma personalizada. Já outros, podem ser escolhidos segundo o tema.

Decorações minimalistas

Para decorações minimalistas, como a moderna e a escandinava, tapetes tradicionais em cores neutras, sem qualquer detalhe, são a melhor pedida. Também podem ser substituídos apenas por tapetes com figuras geométricas nos mesmos tons (preto, branco, cinza e marrom).

tapete geométrico em sala minimalista

Decorações rústicas

Decorações rústicas, como a farmhouse e a clássica, exigem tapetes robustos e com maior espessura, como os felpudos. O veludo é muito requisitado para esses estilos, assim como as cores terrosas (bege, marrom, ocre, dourado e areia).

tapete felpudo em sala com decoração rústica

Decorações multi-étnicas

Já em decorações que reúnem vários estilos, como os casos de ornamentações Boho, Folk, Oriental ou Retrô, as opções são múltiplas. Acontece que, para esses estilos, a medida do tapete não é tão importante quanto o resultado visual final.

Sendo assim, tapetes em formatos irregulares como flores, animais, espirais, estrelas, entre outros, bem como estampas multicoloridas, aparecem como peças chave na hora de compor essas decorações. Aqui, os tapetes elaborados em crochê ou macramê são queridinhos.

tapete em formato de mandala em sala multiétnica

Como escolher o material do tapete da sala?

O material do tapete para sala precisa ser pensado segundo alguns pontos, sendo o principal deles a limpeza. Modelos muito felpudos necessitam de manutenção recorrente, já que acumulam mais sujeira.

A limpeza pode ser realizada em casa, mas com produtos específicos. Mas, você também pode optar por materiais que não demandam a mesma necessidade, como fibras naturais, algodão, sintéticos ou mistos.

Você também pode se interessar por: Como escolher o sofá ideal?

Cubra o chão da sua sala com elegância e sofisticação

Agora você já pode cobrir o chão da sua sala com elegância e sofisticação, dentro do estilo que é a sua cara. É só seguir as dicas da Lemare Móveis e gabaritar na hora de escolher o melhor tapete para o ambiente.

Se você gostou das nossas dicas sobre como escolher tapete para sala, você não pode perder o Blog da Lemare Móveis! Nosso portal é repleto de conteúdo sobre o mundo dos móveis e do decor para você deixar a sua casa cada vez mais linda.

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

8 dicas práticas para decorar um quarto feminino + inspirações

6 dicas para considerar antes de comprar uma cadeira gamer

Próximo Post

Deixe um comentário