Decoração para quarto de menino: 14 inspirações

O quarto é um dos cômodos que os pequenos mais passam o seu tempo. Por esse motivo, criar a decoração desse espaço pode ser uma tarefa divertida e desafiadora ao mesmo tempo. Escolher qual será o papel de parede, quais serão os móveis e como será a organização do quarto, pode ser uma tarefa que demande esforço, mas o resultado pode ser surpreendente.

Algumas dicas são importantes para você conseguir idealizar qual será a proposta do quarto. Geralmente, muitos pais optam por fazer um quarto mais neutro para que a criança cresça e a decoração não precise ser alterada, isso pode ser uma ótima solução para quem está buscando dar uma economizada.

Por outro lado, você também pode apostar em uma decoração para quarto de menino com temáticas que eles adoram, essa é uma excelente maneira para estimular a criatividade das crianças. Para te ajudar na decoração, a Lemare Móveis preparou o conteúdo de hoje com 14 ideias para você se inspirar. Continue a leitura e confira cada uma delas!

1. Quarto para menino colorido

Você pode apostar em uma decoração colorida e viva para o quarto, criando um espaço lúdico e divertido para a criança. Para isso, é preciso escolher uma cor de tinta para a parede de maneira adequada e que faça sentido para a proposta

A psicologia das cores é um dos fatores que você pode usar para estimular o ensino infantil. Confira algumas opções de cores e os seus significados:

  • Amarelo e laranja: aceleram a atividade de aprendizado;
  • Azul: ajuda a acalmar crianças mais hiperativas;
  • Verde: ajuda a relaxar e a deixar o ambiente mais fresco.

    quarto de menino com um guarda-roupa branco e parede verde

2. Quarto com parede de escalada

Uma ótima maneira de estimular os exercícios físicos desde pequenos é com decorações criativas como esta. O quarto com parede de escalada para menino é um modelo que aprimora o metabolismo energético, estimula o desenvolvimento da coordenação motora e torna as crianças mais destemidas.

quarto de menino divertido com parede de escalar

Por mais que a ideia possa parecer um pouco perigosa para alguns pais, se feita corretamente com medidas de segurança pode ser uma alternativa segura e muito divertida.

3. Quarto de menino com espaço para estudos

Criar um quarto com espaço para estudos é uma ótima maneira de estimular o aprendizado da criança. Nesse caso, você pode instalar uma escrivaninha com gavetas e uma cadeira confortável.

Uma dica importante é priorizar móveis que se adaptem a idade da criança. Móveis ergonômicos são uma ótima opção, além de oferecerem um ótimo custo benefício, podem prevenir futuros problemas de postura e nas articulações nos pequenos.

quarto de menino com tons azul, televisão e espaço de estudos

Além disso, não se esqueça de utilizar uma iluminação adequada, elas são primordiais para a saúde dos olhos da criança.

4. Quarto para menino com tema do Homem-Aranha

Nesse quarto, cada detalhe pode remeter ao tema do Homem-Aranha (brinquedos, tapetes, cama, parede). O herói conhecido por saltar entre os prédios através da sua teia pode fazer parte da decoração do seu filho.

quarto de menino do homem aranha com parede de cimento queimado

Nesse quesito, os papéis de parede podem fazer toda a diferença, transformando o ambiente em um cenário de filmes que mexe com o imaginário da criança. Dessa forma, esse recurso pode deixar o ambiente bem colorido e, para equilibrar, uma ótima dica é optar por móveis em tons neutros, como o branco.

5. Quarto de menino com decoração temática do Batman

O Batman é o herói favorito de muitos meninos. Logo, um quarto com essa temática pode ser inspiração que você está buscando. Por usar cores mais escuras como o preto, você pode incrementar objetos e composições mais claras para o ambiente não ficar tão pesado.

quarto de menino com parede do batman e cama branca

Os tapetes podem deixar a decoração mais aconchegante e confortável e precisam estar no seu projeto. Aliás, você pode encontrar modelos de tapete temáticos em formato de morcego ou estampado com o herói. Ah, e não se esqueça da roupa de cama com o tema do personagem, ela também faz toda diferença!

6. Quarto com decoração de skate

A decoração do quarto com skates é uma ótima alternativa para os meninos um pouco mais velhos. Afinal, esse tema representa o ideal de liberdade (bem comum entre os jovens) e é uma ótima escolha para aqueles que já praticam o esporte há um certo tempo.

As prateleiras com formato de shape podem ser utilizadas na decoração, elas são indicadas para deixar o quarto mais organizado e decorado. Os adesivos com estilo grafite são inspirados no lifestyle de praticantes de skate, que formam um visual mais contemporâneo e inovador.

quarto para menino com três skates de pratelheiras

7. Quarto com adesivos decorativos

Os revestimentos adesivos são uma excelente alternativa para você que não quer gastar muito, mas não deixa de lado uma decoração bonita e estilosa para o quarto da criança. Além de prático e versátil, os adesivos podem ser instalados com facilidade sem a presença de um profissional.

Quarto com adesivos decorativos

O vinil é um dos mais indicados e pode ser encontrado em diversas estampas e cores. A durabilidade desse material é superior a outras opções, sendo conhecido pela alta resistência a umidade e a ações do tempo.

8. Quarto com parede lousa

A parede com lousa é uma proposta bonita e divertida que pode deixar o cômodo da criança com mais personalidade e estilo. Ela é funcional e pode ser usada tanto para desenhar como para anotar informações ou recados importantes do dia a dia.

Quarto com parede lousa

Com essa opção de decoração, você não precisa mais se preocupar com rabiscos e desenhos na parede. Por fim… incentive a criatividade do seu filho com uma parede lousa!

9. Quarto gamer

O quarto gamer é um dos modelos de decoração que mais fazem sucesso entre os meninos. Nesse espaço, você pode utilizar quadros e miniaturas, iluminação LED colorida, prateleiras criativas e até um puff gigante e confortável.

Quarto gamer

Vale ressaltar que: é importante criar um quarto temático que permita uma experiência mágica para a criança se divertir e jogar nos tempos livres. Para isso, você pode optar por uma cadeira gamer, elas são confortáveis e permitem que a criança brinque jogando sem comprometer a sua postura.

10. Quarto de menino com cama suspensa

Se você precisa otimizar o quarto da criança e não sabe como, a cama suspensa pode ser uma excelente alternativa. Elas não possuem pés e, normalmente, são instaladas rente a parede. Ao suspender a cama no ar, você consegue liberar um grande espaço, tendo a possibilidade de instalar um espaço com brinquedos, escrivaninha para estudos, sofás, entre outros.

Quarto de menino com cama suspensa com cores primárias

A cama suspensa não serve apenas para ambientes com pouco espaço. Muitos pais optam por essa opção de cama por achar o seu visual mais lúdico e bonito, o que costuma trazer um ar moderno e diferente para o ambiente, fugindo do tradicional que é a cama de chão.

11. Quarto para menino com temática automobilística

Para os pequenos fãs de corrida, um quarto temático com elementos de corrida pode ser uma ideia fantástica que a criança vai amar. Você pode encontrar modelos de cama com formatos personalizados de carro, criando um ambiente totalmente temático e super divertido.

Para deixar o cômodo completo, você pode optar por papéis de parede, tapetes, quadros, prateleiras e móveis customizados com essa temática.

Quarto de menino com cama suspensa

12. Quarto para menino com cabana

Uma boa decoração é aquela que acrescenta beleza e criatividade em um mesmo espaço. Um quarto com temática de cabana pode ser o espaço preferido da criança. Nele é possível criar um ambiente confortável onde o pequeno poderá dormir, brincar, ler um livro, jogar videogame e muito mais.

quarto infantil azul ebranco com cabana no meio

Você pode levar em consideração a cor preferida da criança para montar o espaço. Os móveis não podem ficar de fora e os diferentes tipos de cadeiras podem te ajudar a deixar o quarto mais completo. Confira alguns modelos mais usados:

  • Cadeira Allegra;
  • Cadeira Eames DSW;
  • Cadeira Invisible.

13. Quarto para menino com móveis montessorianos

Os móveis montessorianos são desenvolvidos especialmente para crianças. Esse método prioriza a independência e as necessidades infantis, sempre levando em conta a segurança da criança. Se o seu filho acabou de sair do berço, essa opção é uma das mais indicadas para você!

Os móveis não são altos, o que faz com que a criança tenha a liberdade de subir na cama ou na cadeira, sem o auxílio de um adulto. Além disso, as peças contam com cantos arredondados que evitam que os pequenos esbarrem e se machuquem.

Quarto com adesivos decorativos

14. Quarto de menino com pintura DIY (faça você mesmo)

Se você quer economizar ao máximo na decoração, a melhor maneira é botar a mão na massa. Utilizando espátulas, rolo de tinta, tinta e pincel, você consegue fazer por conta própria a pintura do cômodo infantil. Para isso, existem inúmeros guias na internet para te ajudar a criar um espaço único e bonito de maneira fácil.

Uma ótima dica é delimitar a área que você vai pintar com uma fita crepe, assim fica mais fácil passar o rolo pelos espaços sem manchar áreas que você não quer passar a tinta.

 Quarto de menino com pintura DIY em formatos geométricos


Esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado a encontrar inspirações para a decoração de quarto infantil de meninos. Para mais dicas como esta, acesse o blog da Lemare Móveis e encontre posts sobre decoração, dicas de produtos, organização e muito mais.

Para deixar o seu lar ainda mais completo, você também pode se interessar por esse conteúdo com dicas práticas para decorar um quarto feminino. Confira

Avalie este post
Post Anterior

Como decorar a sala com sofá marrom: estilos, dicas e inspirações

Como limpar tapete: passo a passo infalível explicado

Próximo Post

Deixe um comentário