Como montar mesa de jantar: dicas para vários estilos

Entre tantos itens, estilos e possibilidades, surgem dúvidas como montar mesa de jantar. Pode usar sousplat com jogo americano? Guardanapo de papel ou tecido? Dá para montar uma mesa de jantar simples?

Para ter essas respostas e entender um pouco mais sobre como montar uma mesa de jantar, confira esse guia completo!

Mesa de jantar informal

Para montar uma mesa de jantar informal, não serão necessários muitos itens. Para cada lugar na mesa use um ou dois copos, um prato e talheres. Ter um vaso com flores ou um elemento decorativo não é obrigatório, mas fará toda a diferença.

Talheres e copos

Disponha o garfo na esquerda do prato e a faca a direita. Para montar uma mesa de jantar informal, normalmente serão somente esses talheres usados. Se for necessário, coloque uma colher ao lado da faca.

Disponha dois copos a mesa, um para a bebida servida e o outro para água. Eles devem estar localizados na parte superior direita.

Cores e materiais usados em mesas informais

Para a escolha de materiais e cores, aposte nos mais despojados. Use materiais de palha, bambu e texturas trançadas. Na mesa informal elas podem ser usadas cores alegres e misturas mais ousadas.

Toalhas de mesa e guardanapo

Ao forrar a mesa, use uma toalha de mesa ou jogo americano. Na montagem de uma mesa informal não será necessário sousplat. Para mesas com jogo americano, você poderá usar um caminho de mesa no centro para colocar enfeites e travessas.

A escolha do guardanapo para uma mesa de jantar informal pode gerar dúvidas. Pode ser usado o guardanapo de papel? Como colocar na mesa? Posso usar papel toalha? Então vamos às respostas:

Para refeições informais, o guardanapo de papel é muito bem-vindo. Prefira modelos lisos com relevo nas pontas. Eles podem ser colocados no prato mesmo, mas se quiser deixar mais guardanapos a disposição, use porta guardanapos de mesa.

Mesa posta com toalha azul marinho poá, sousplat, taças e talheres

Confira também o post sobre mesas redondas e retangulares, e aprenda como escolher!

Mesa de jantar formal

Para uma mesa de jantar formal, serão necessários mais itens. Aqui o uso de taças é positivo, assim como sousplat e guardanapos de tecido. Além disso, é crucial pensar no convidado. Deixe os itens ao seu alcance.

Decoração

Ao compor uma mesa posta, todos os elementos irão contribuir para a decoração. Por isso, atenção a escolha das cores e estilos — todos os itens devem ornar entre eles.

Para uma mesa formal, prefira itens mais elegantes, cores claras e sutis. As travessas, vasos e louças devem seguir a mesma linha. Se um item tem detalhes em arabesco, o ideal é que as outras travessas tenham os mesmos detalhes, ou sejam bem discretas para não destoar.

Para os enfeites, vasos de flores são sempre uma ótima pedida. Em mesas redondas, escolha um grande vaso central, ou vários pequenos.

Para mesas retangulares ou ovais, um arranjo extenso é uma ótima opção. Se preferir, pode intercalar vasos de flores com velas e outros elementos.

Mesa posta com sousplat, pratos e taças azuis

Pratos

Para a escolha dos pratos, tenha em mente o que será servido no jantar. Pratos fundos e tigelas só devem ser adicionados a mesa de jantar se necessário.

Atenção para a cor e desenhos do prato. Se possível, imagine como o alimento ficará no prato. Se o prato for muito estampado e o alimento também for colorido, isso pode causar estranheza e até um incômodo nos convidados.

Prato fundo e talheres para mesa posta

Talheres

Os talheres, numa mesa de jantar formal, também devem acompanhar o que será servido. Além dos talheres para o prato principal, coloque os talheres da entrada. Se for servir sobremesa, estes talheres também podem estar na mesa.

A disposição dos talheres segue linhas básicas, garfo a esquerda, faca e colher a direita. Então, de fora para dentro, ficam dispostos os talheres de entrada e por último os do prato principal. Com isso, é possível seguir uma sequência de uso.

Os talheres da sobremesa ficam na parte superior do prato.

Mesa decorada com talheres dourados, pratos e taças de cristal

Taças

Para um jantar formal, as taças substituem os copos. Adicione uma opção de taça para vinho tinto e uma para água. Se for servir vinho branco ou champanhe, é importante ter uma terceira taça adequada para a bebida que for escolhida.

Guardanapos

No jantar formal escolha opções de guardanapos em tecidos. Modelos com bordados ou relevo proporcionam mais detalhes a mesa. Os modelos estampados podem ser usados, mas sem exageros.

Para deixar a mesa ainda mais rica, faça uma dobradura com seu guardanapo. Os porta guardanapos de anel são muito utilizados e podem complementar sua decoração.

Guardanapo de pano bordado com flores

A mesa da sala de jantar também deve ser escolhida com atenção. Confira os critérios para facilitar essa escolha.

Mesa de jantar romântica

Para montar uma mesa de jantar romântica crucial a atenção aos detalhes. Com pequenos elementos e enfeites sua mesa pode se transformar. Entenda como montar sua mesa de jantar romântica:

Pratos e talheres

A escolha dos pratos deve ser feita a partir do cardápio e da decoração para que a composição dos pratos necessários combinem entre si e que não destoe do restante da decoração.

Afinal, se for necessário um prato fundo, um raso e uma tigela, os três devem ornar, entre eles e com o restante da mesa.

Os talheres seguem a disposição que vimos no jantar formal. Não esqueça que eles fazem parte da decoração.

Guardanapo

O guardanapo pode ser uma forma criativa de decorar a mesa. Com ele, você pode fazer diferentes dobraduras. Uma forma fácil de deixar seu guardanapo bem lindo são os anéis porta guardanapo.

Até o modelo de guardanapo mais simples fica com um ótimo visual com esses acessórios. Escolha um que complemente sua decoração.Mesa posta romântica com pratos, talheres, taças e guardanapo de pano

Decoração

Na decoração você pode seguir a linha de romântico tradicional, ou algo mais delicado. Vermelho e rosa são as cores mais usadas para representar o amor, use em sua mesa de jantar. Se prefere algo mais sutil, um rosa-claro ou outras opções de tons pastéis podem compor uma linda mesa posta.

Se preferir, pode usar os pratos, talheres e copos em cores neutras, e usar a roupa de mesa e enfeites na temática. Dessa forma você pode deixar as cores e corações apenas nos guardanapos, e caprichar na escolha das flores.

Outro item que pode contribuir para sua decoração de mesa romântica, são as velas. Hoje as velas são muito populares, estão disponíveis em diversos tamanhos e dão um charme a decoração. Afinal, nada mais romântico que um jantar a luz de velas, não é mesmo?

Mesa de jantar decorada romântica

Qual a ordem dos pratos na mesa?

A ordem dos pratos segue a ordem que os alimentos serão servidos. Da entrada até o prato principal. A ordem em que devem ser organizados os pratos é de baixo para cima:

  • Sousplat;
  • prato raso;
  • prato fundo;
  • tigela.

O prato fundo e as tigelas só serão adicionados a mesa se forem utilizados. O mesmo serve para o prato de pão, mas este fica localizado no canto superior esquerdo da organização.

Para servir sobremesa é importante que os itens usados para os pratos salgados sejam retirados. O sousplat também devem ser retirados. Somente depois, é colocado os utensílios para servir os doces. Use o prato de sobremesa, bowls ou taças de sobremesas.

Mesa de jantar decorada

Quando usar prato raso e prato fundo?

Para jantar, o prato raso é indispensável. Com exceção de uma refeição onde não será servido o prato principal. O prato fundo só será adicionado a mesa se for servido alimentos como:

  • Caldos
  • Sopas
  • Cremes
  • Massas

Pode usar sousplat com jogo americano?

Não é muito indicado o uso de sousplat com jogo americano, mas se quiser, prefira usar em situações informais.

Para eventos formais prefira usar o sousplat. Você pode combinar uma toalha de mesa e adicionar o sousplat. O jogo americano é ideal para mesa de jantar informal.

Agora que você aprendeu como fazer mesas de jantar, receba seus convidados com muito carinho! Para continuar por dentro de dicas de decoração e organização de casa, navegue pelo nosso blog. Confira também: Qual é a altura de mesa ideal?

3.7/5 - (Total de avaliações: 3)
Post Anterior

11 designers de móveis brasileiros mais conceituados

Cozinha Boho: 9 dicas para aderir ao estilo no seu lar

Próximo Post

Deixe um comentário