Altura de Mesa Ideal | Aprenda a Escolher com a Lemare

Você está passando pelo processo de decoração ou redecoração da sua casa, mas não sabe qual o tipo e qual altura de mesa escolher? Nós, da Lemare Móveis, criamos este guia para te mostrar qual a altura de mesa ideal para o seu lar, independente se você mora em um apartamento pequeno ou numa casa ampla.

Afinal, é super normal ficar perdido na hora de escolher algo, principalmente quando estamos falando de móveis para a casa. Saber a altura de uma mesa é fundamental tanto para escolher as cadeiras e os tipos de atividades que serão feitas nela quanto para saber em qual local da residência ela irá se encaixar. Siga a leitura e descubra tudo sobre o processo!

Por que devo pensar na altura da mesa?

Quando estamos falando de móveis que farão parte da rotina, uma forma de escolher os modelos ideais é pensar em como você faria o uso deles. No caso das mesas, isso não é diferente. Em sua casa podem haver diversos tipos de mesa, porém, cada um dos cômodos exige uma certa altura do móvel.

Veja bem, a mesa de jantar, a de centro, a bancada, o aparador e a mesa de escritório não costumam compartilhar as mesmas medidas, não é mesmo? Isso seria inviável, já que os tipos de cadeira e os usos de cada modelo (fazer refeições, armazenar decorações, estudar e etc.) são completamente distintos.

Por isso, também é muito importante pensar na quantidade de tempo que você passará utilizando o móvel, pois isso pode alterar a sua escolha. Naturalmente, a mesa para as refeições pode ser mais rebuscada na estética e no design, enquanto a mesa para o trabalho precisa ser mais ergonômica e confortável.

Agora, a importância de analisar a altura que a sua mesa deve ter fica bem mais evidente, né? Nessas ponderações, busque sempre equilibrar a beleza do móvel com o conforto e a usabilidade que você precisa para o seu lar.

Qual é a altura ideal de cada tipo de mesa?

Para te dar um norte sobre qual altura de mesa escolher, vamos falar um pouquinho sobre as que mais encontramos: a mesa retangular, quadrada, redonda e a mesa de escritório. Cada um desses formatos possui características próprias, e se você conhece pelo menos um pouquinho sobre cada uma, fica mais fácil escolher o ideal para o seu cômodo. Confira:

Altura da mesa de jantar

A mesa de jantar é um modelo retangular usado principalmente para refeições e é onde nós passamos um tempo muito especial com nossa família e amigos, então a sua altura precisa estar confortável para aproveitarmos os momentos ao máximo. A altura adequada para elas é de 70 cm a 75 cm, contando a partir do chão.

No entanto, você não precisa focar tanto em procurar modelos com a medida, pois geralmente as mesas já são fabricadas com esse tamanho padrão. Mas de nada adianta uma mesa com o tamanho correto se as cadeiras forem baixas ou altas demais para ela, né? Por isso, atente-se a optar por cadeiras de 47 centímetros, que é a altura que completa os 70 cm da mesa.

As mesas retangulares são as mais procuradas no mercado e também as mais fáceis de serem encontradas nas casas hoje em dia. Esse tipo de mesa é ideal para você que mora numa casa ou apartamento grande com bastante espaço de sobra – já que ela comporta mais pessoas que os outros formatos de mesa, o seu tamanho sempre tende a ser maior.

Além disso, as mesas retangulares dão muito mais fluidez para o seu ambiente, deixando o fluxo de passagem livre pois elas podem ser posicionadas em vários lugares, como encostadas na parede por inteiro ou também encostadas apenas pela lateral, formando um tipo de bancada para sua casa que comporta as práticas banquetas (que também devem ter 47 cm).

Altura da mesa redonda

Essas mesas proporcionam a melhor fluidez e fluxo de passagem para os ambientes pois são mais compactas – o que, aliás, faz delas a escolha perfeita para apartamentos pequenos com pouco espaço ou com uma decoração minimalista. A altura mais adequada para essas mesas também é de 70 a 75 cm e as suas cadeiras precisam ter entre 45 a 50cm de altura.

Caso o tampo da mesa seja mais grosso que o normal, você pode reduzir essa medida em alguns centímetros. Esse é o formato que possibilita uma melhor interação entre as pessoas assentadas na mesa – já que ela não possui quinas e as suas bordas são contínuas, as cadeiras ficam bem próximas umas das outras e as pessoas podem ficar bem próximas.

Outro benefício do modelo é que as mesas redondas são super modernas e trazem muita delicadeza para os espaços, além de que elas são super flexíveis na hora de mudar de lugar.

Altura da mesa de escritório

As mesas de escritório são aquelas em que passamos grande parte do nosso tempo, seja estudando, trabalhando, lendo livros, entre outras atividades do nosso dia a dia. Por falar nisso, caso tenha crianças em casa, temos um post dedicado a criação de cantinhos de estudo para crianças.

As mesas de escritório podem ser colocadas em diversos lugares da casa, mas o lugar mais comum em que a encontramos são os quartos, por lá, as pessoas têm mais liberdade e ficam isoladas do resto dos cômodos da casa.

O ponto mais importante a observar é a sua altura – dependendo do modelo que você escolher, suas pernas podem ficar muito encolhidas ou o contrário, podem não alcançar o chão. Ambos os fatores são terríveis para o seu conforto e ergonomia, então garanta que a altura desse tipo de mesa seja a recomendada pelos profissionais, que é entre 70 a 80 cm para pessoas acima de 1,70.

Para quem mede menos de 1,70, as mesas de trabalho devem ter 65 cm de altura. As cadeiras de escritório também são uma parte super importante, pois são responsáveis por manter a sua postura adequada – opte por modelos com a altura e o encosto ajustáveis para conseguir personalizar o tamanho adequado para o seu conforto!

Altura das mesas de centro e laterais

Além das mesas anteriores, podemos encontrar no mercado modelos pequenos, como as mesas de centro para sala de estar que ficam logo na frente dos sofás. Também temos as mesas laterais/de cabeceira e diversos outros modelos que têm tamanhos menores e não são feitos para fazermos refeições, mas sim para complementarmos a nossa decoração.

Para as mesas de centro, recomendamos que elas fiquem abaixo da linha do sofá, o que geralmente equivale a uma altura de 25 a 40 cm. Já as mesas laterais ou de cabeceira devem ser cerca de 10 cm maiores que o braço do sofá ou da cama que estará do seu lado. Isso costuma equivaler uns 50 a 60 centímetros, mas meça o seu móvel para confirmar.

E aí, o que achou do post? Conta pra gente nos comentários! Esperamos ter te ajudado a decidir de vez o modelo e a altura da mesa para a sua casa! Se você gosta de conteúdos assim, com dicas incríveis de decoração para te ajudar, não deixe de conferir o Blog Lemare, que está cheio de posts esperando por você!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Estilo Escandinavo: o que é, características e como decorar

Como montar cadeira Eames – passo a passo rápido

Próximo Post

Deixe um comentário