Mesa redonda ou retangular: saiba como escolher

Mesa redonda ou quadrada? Vez ou outra surge a necessidade de trocar os móveis da casa e, especialmente nos casos da mesa de jantar, você pode estar se perguntando qual modelo escolher de acordo com o espaço que você tem disponível em sua casa.

Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga encontrar o modelo ideal para sua casa e comportar toda a sua família e visitas com conforto e espaço suficiente para todos, um feito essencial não apenas para a funcionalidade e praticidade, mas também para a decoração de ambientes!

Como escolher entre mesa redonda ou quadrada?

Como vimos, a escolha de uma mesa requer atenção a alguns cuidados que devem ser tomados no processo anterior à compra, para evitar problemas de compatibilidade com sua casa.

Além do espaço, é importante também que você considere a quantidade de pessoas que irão participar das refeições diárias, assim, você garante que todos possam se reunir e se alimentar em um espaço confortável e adequado.

A grande recomendação é que modelos quadrados sejam adotados para ambientes médios e grandes.

Por outro lado, os modelos de mesas redondas são mais adequados para espaços menores, pois permitem acomodar todos à mesa deixando espaços livres para uma boa fluidez e circulação.

É importante também não esquecer dos modelos retangulares, que apesar de serem semelhantes, são mais compridos que os modelos quadrados.

O ideal, é evitar generalizar, pois cada ambiente possui suas proporções particulares e isso pode fazer com que você tenha mais dificuldades para conseguir dispor todos os móveis com o melhor aproveitamento de espaço disponível.

Um ótimo exemplo é que, em casos de salas mais pequenas e estreitas, a recomendação é que seja optado pelo modelos quadrados, ou até retangulares, assim, você evita impedir a circulação das outras pessoas pelo cômodo.

mesa retangular de madeira

Aliás, sabia que o Blog Lemare Móveis tem uma categoria dedicada à Organização de Lares? Confira e aprenda como otimizar mais ainda o seu espaço!

Qual modelo de mesa ocupa menos espaço?

Em geral, o modelo que ocupa menos espaço entre os ambientes é o modelo de mesa de jantar redonda, como as mesas Saarinen, pois podem ser postas em ambientes de forma mais centralizada, evitando atrapalhar as outras pessoas em sua volta.

Existem também modelos de mesas redondas com uma pequena parte de seu canto em linha reta, para que seja possível posicioná-la de forma embutida com a parede.

Em salas estreitas, como as salas de alguns apartamentos, as mesas quadrada ou retangular com bancos encostados na parede podem ser a melhor escolha quando se almeja ocupar o menor espaço.

Se, você busca por uma repaginação no seu ambiente ou deseja um modelo de mesa em específico, o ideal é tentar alterar a disposição dos outros móveis até que a mesa se encaixe no espaço disponível.

mesa redonda de madeira moderna

Qual a vantagem e desvantagem de cada um?

Analise as vantagens e desvantagens de cada tipo de mesa e tenha uma compra acertada, afinal, a mesa é o momento onde colecionamos boas memórias, refeições e risadas com as pessoas que amamos. Confira cada uma abaixo:

Mesa Redonda

Vantagens:

A mesa redonda pode ser instalada em qualquer ambiente, desde os menores e de um estilo mais minimalista até ambientes que dispõem de muito espaço.

Um ponto que chama a atenção em alguns modelos de mesa redonda é a presença de tampos giratórios para servir as pessoas com mais facilidade.

Assim, é possível deixar todos se servirem com autonomia. Além disso, os modelos redondos podem comportar mais pessoas presentes, pois seus pés ocupam menos espaço.

Desvantagens:

A desvantagem mais evidente é a impossibilidade de usá-las rente a parede, a menos que seja adquirido um modelo fabricado exclusivamente para essa posição.

mesa redonda lemare móveis

Mesa quadrada e retangular

Vantagens:

Dentre as vantagens da mesa quadrada está a possibilidade de encostá-las na parede, fazendo com que as pessoas fiquem mais próximas.

No caso da mesa retangular, a capacidade de comportar alimentos e pessoas é maior, então é uma boa escolha de mesa para a sala de jantar.

A melhor forma é medir cada centímetro do espaço desejado e comparar com a mesa escolhida, ou optar por uma mesa planejada, assim, você aproveita todo o ambiente da melhor forma possível e consegue até criar um cantinho de estudos super especial para as crianças!

Desvantagens:

Os modelos quadrados e retangulares, geralmente, não cabem em ambientes pequenos e são mais indicados apenas para ambientes amplos.

Como elas possuem quinas, acabam impedindo o maior fluxo de pessoas e se tornando um fator de risco para ambientes com crianças pequenas, então é melhor para casas que têm uma decoração clean que permite a inserção de móveis mais proeminentes como essas mesas sem grandes problemas.

É importante que você opte pela facilidade de adaptar seu novo modelo de mesa a sua casa e, assim, você irá conseguir um resultado incrível para aproveitar suas refeições com sua família com muito mais conforto, além de contar com um acabamento aconchegante e confortável para o seu dia a dia.

mesa quadrada de madeira e vidro lemare móveis

Qual a melhor mesa?

Como mencionamos, não existe um modelo único. Existem um modelo mais indicado para cada ambiente, fazendo com que você tenha o melhor modelo para sua casa e de acordo com as suas necessidades.

Por isso, trouxemos os aspectos principais de cada um e deixamos a você a escolha de acordo com as seus gostos particulares.

Depois de analisar os pontos de cada um e o espaço disponível em sua casa, você pode partir para a etapa de filtrar por beleza, dando preferência pelo mesa que julgar mais bonita.

Assim, você terá uma ótima sensação de bem-estar dentro de um ambiente confortável que você criou, seja ele um escritório para Home Office, um quarto ou uma sala.

Lembre-se: a união entre aproveitar bem os espaços e escolher móveis que ornam com a sua personalidade é a receita para um lar repleto de conforto, funcionalidade e estilo.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha ajudado você a encontrar o modelo adequado para sua residência.

Aproveite para conferir nosso post sobre como escolher a mesa ideal para apartamento pequeno e veja como comprar corretamente.

Agradecemos a leitura e nos vemos no próximo post. Até lá!

Avalie este post
Referência no segmento de móveis, o Blog da Lemare transpassa inovação e paixão pelo segmento de casa e decoração. Por aqui, você encontra as melhores dicas transformadoras sobre iluminação, decoração e ainda aprende a criar ambientes aconchegantes e confortáveis.
Equipe Lemare Móveis
Post Anterior

Tijolo de vidro é seguro? Descubra na Lemare Móveis!

7 tipos de tapete para investir e onde usar cada um

Próximo Post

Deixe um comentário