Cozinha Boho: 9 dicas para aderir ao estilo no seu lar

O estilo boho consiste em uma combinação de influências e referências étnicas, hippie, orientais e punk. Essa união é feita de uma maneira que consiga criar uma mistura de conceito, entre o country, vintage e romântico. Todas essas características juntas contribuem na formação desse estilo tão queridinho entre arquitetos e designs de interior.

O boho combina facilmente em diferentes ambientes de uma casa, como a sala, quarto, área de lazer e inclusive, a cozinha. Nesse post, iremos nos aprofundar ainda mais sobre: decoração e estilo boho em uma cozinha.

Quer saber como deixar a sua cozinha mais chique e elegante? Confira 9 dicas para aderir o estilo em seu comodo!

1. Invista em cores fortes e primárias

Uma das principais características do estilo boho, sem dúvidas, são as cores amadeiradas para a cozinha, em tons terrosos. Elas podem ser incluídas de diferentes maneiras, como, por exemplo, nos móveis, paredes ou objetos de decorações.

Uma boa forma para adicionar essa paleta em sua cozinha, é manter a tintura das paredes com cores mais neutras, de preferência creme ou branco.

E, apostar, em móveis que tenham contrastes com cores mais claras. Peças em tons de marrom, caramelo ou laranja são a opção certeira para uma decoração boho.

Mas, para quem gosta de ousar e aplicar detalhes fora do convencional dentro de casa, algumas peças em cores verde-militar e azul-marinho, podem dar o charme final para um ambiente.

2. Aposte em papéis de parede estampados

A estamparia também é uma característica muito forte do estilo boho. Principalmente as opções com uma pegada mais oriental, como as estampas de flores, penas, mandalas, tijolinhos e até mesmo aquelas que imitam a madeira.

O papel de parede é uma das formas que possibilitam inserir essas estampas na cozinha de uma maneira chique e elegante, sem prejudicar a decoração do ambiente.

O interessante é utilizar os papéis de paredes em lugares e pontos específicos que você queira destacar. Como exemplo, em uma parede menor de sua cozinha, ou, até mesmo, para encapar uma geladeira muito antiga — a escolha perfeita para deixar os móveis mais antigos com uma cara nova!

3. Inclua móveis vintages e retrôs!

Todo o conceito do estilo boho conta com alguns traços vintages, inclusos, principalmente, na escolha dos móveis que irão compor o ambiente.

É uma característica muito forte nas cozinhas boho, armários com puxadores de metais — estilo aqueles que encontramos na casa de nossos avós! — e acabamentos de madeira. Além dos armários de madeira, as mesas e cadeiras de jantar, também possuem esse estilo mais rustico e sofisticado.

Pratilheiras e nichos avulsos também podem dar um charme a mais para um ambiente. Isso sem contar que são perfeitas para comportarem suprimentos que usamos com mais frequência para cozinhar, tornando a cozinha mais prática e funcional.

Quer saber mais sobre esse tipo de móveis? Entenda a diferença entre o estilo vintage e retrô que podem compor a sua cozinha boho.

4. Aposte em tapetes e passadeiras com estampas étnicas

Outro item muito interessante para trazer mais elegância para uma cozinha boho é um belo tapete com estampas étnicas. A peça é muito característica do estilo boho, e não é porque estamos falando de uma cozinha que ela poderia ficar de fora.

O mais interessante para incluir um tapete em uma cozinha é apostar em um tamanho médio, que, consiga se destacar entre todos os outros itens de decorações e ainda assim não atrapalhe a funcionalidade da cozinha.

Peças com estamparias geométricas e cores mais neutras em tons terrosos são uma excelente opção para quem deseja uma cozinha chique, sofisticada e com um toque rústico.

Conheça os tipos e modelos de tapetes mais elegantes e que podem combinar com a sua cozinha. Confira!

5. Inclua peças de cerâmica em sua decoração

Os objetos produzidos em cerâmicas são uma excelente alternativa para quem deseja dar mais charme para a mesa e balcões. Eles são peças rústicas e muitas das vezes feitas a mão — o que o deixa ainda mais especial.

Para incluir a cerâmica em sua decoração existem algumas alternativas que podem ser interessantes para a sua cozinha. Como exemplo, os vasos de flores e plantas, ou até mesmo outras esculturas que podem ser utilizadas como objetos decorativos para o seu armário.

Embora muitos enxergam a cerâmica como ultrapassada para a decoração de ambientes, no estilo boho ela se torna uma peça elementar e muito sofisticada.

6. Use iluminações mais quentes

Como toda a decoração do estilo borro conta com uma paleta de cor mais terrosa e próximo do amarelo, o mais ideal é que a iluminação conversem com essas cores.

Justamente por esse motivo, as melhores luzes e lampadas para utilizar em uma cozinha boho são as opções mais quentes, ao contrário das de led. Elas conseguem captar muito bem o estilo boho e, ainda por cima, contribuir para um ambiente mais rustico e aconchegante.

Confira! 4 luminárias de cozinha de apartamento para te inspirar

7. Dê um up na decoração com plantas

As plantas, principalmente as de folhagens verdes, são essenciais em qualquer decoração boho. Elas preenchem o espaço e o deixam ainda mais sofisticado. Algumas opções de plantas para usar dentro de casa e dar o charme final para a sua cozinha são:

  • Samambaias;
  • Palmeira-de-leque;
  • Cróton;
  • Espada de São Jorge;
  • Cactos;
  • Zamioculca;
  • Suculentas;
  • Barba de moisés.

Todas elas são simples de cuidar e caem super bem na decoração de uma cozinha boho. Para dar aquele toque final, é super interessante investir em vasos de cerâmicas, argila, ou até mesmo algumas peças de sisal.

8. Crie combinações ecléticas

O mais interessante do estilo boho é que ele permite que outros estilos de decoração estejam presentes no ambiente. Em sua composição sempre está presente peças rústicas, românticas, vintages e shabby chic que, quando juntas, formam o estilo boho.

Ou seja, para montar uma cozinha boho o interessante é que você aposte em diferentes itens de decorações e não se limite a apenas um estilo.

As combinações ecléticas entre diferentes conceito é o que torna o estilo tão especial e requintado!

Veja também: Móveis para otimizar o espaço da cozinha: dicas incríveis!

9. Adicione mais vida em suas paredes

Outra característica muito forte para uma decoração boho, são alguns objetos decorativos pendurados na parede. Quadros, filtros do sonho e relógios são uma excelente opção para dar o acabamento perfeito para a sua cozinha.

Outra alternativa também é apostar em ganchos fixados na parede, que permite acomodar as suas panelas e guardanapos — prática que vem se tornando cada vez mais comum nas cozinhas modernas.

Viu só? Nem é tão complicado montar uma cozinha boho. O segredo é você apostar em peças ecléticas e rusticas que deixam a sua decoração ainda mais sofisticada.

Isso é claro, com uma paleta de cores que converse bem com o estilo boho, e materiais de texturas diferentes que deem o acabamento perfeito para a sua cozinha.

Quer saber outras maneiras para deixar a sua cozinha elegante e bem decorada? Veja com quem é especialista no assunto! Continue acompanhando o blog da Lemare Móveis e fique atenta a todas as nossas novidades sobre decorações de ambiente!

Avalie este post
Post Anterior

Como montar mesa de jantar: dicas para vários estilos

Guia de combinações de cores para o quarto

Próximo Post

Deixe um comentário