Qual escolher: mesa redonda ou quadrada? Veja qual é a melhor opção!

Ao decorar um ambiente de uma casa, dúvidas a respeito do tipo do móvel podem aparecer com uma certa frequência. A mesa pode ser uma delas, já que sua presença faz toda a diferença em uma sala de jantar ou cozinha. Além das cores e materiais, o formato da mesa é um detalhe muito importante que você deve considerar.

Entre os modelos mais procurados, estão as de mesa de jantar redondas e quadradas. Cada uma precisa combinar com o tipo de decoração que você já tem planejado para o espaço.

Para te ajudar nessa escolha, preparamos o conteúdo de hoje com dicas e informações importantes a respeito das mesas redondas e quadradas. Conheça os prós e contras de cada uma e escolha o modelo que mais combina com o seu ambiente e gosto particular. Boa leitura!

Por que escolher uma mesa redonda?

Os modelos redondos são a alternativa de mesa perfeita para quem possui um apartamento pequeno. Eles são modernos e podem dar um toque a mais de suavidade, porque combinam muito bem com diferentes tipos de decoração.

Além disso, as versões redondas ainda podem trazer mais proximidade e descontração ao ambiente, oferecendo maior liberdade para a disposição de lugares ao seu redor. Isso, sem falar que há opções para todos os gostos, com alturas e tampos variados, o que te dá uma liberdade maior de escolha.

sala clean com mesa saarinen oval e cadeiras eames na cor vermelha

Vantagens e desvantagens das mesas redondas

Em relação às vantagens em se adquirir um modelo redondo, destaca-se o fato do pé ser localizado no centro da mesa, ficando muito mais fácil acomodar alguns modelos específicos de cadeiras de jantar. Outra vantagem interessante é que por não ter quinas como a quadrada, esbarrar será algo muito mais difícil.

Já em compensação, uma das desvantagens está no fato do diâmetro ser muito maior quando comparado aos modelos quadrados, o que pode gerar um desconforto para algumas pessoas.

Por que escolher uma mesa quadrada?

As mesas quadradas se destacam por serem opções mais elegantes quando comparadas aos modelos redondos. Elas podem ser posicionadas no centro do cômodo ou, até mesmo, encostadas em uma parede — sendo perfeita para aproveitar aquele cantinho da sala de jantar.

Por ter as quinas, a mesa quadrada te dá a possibilidade de colocar mais coisas em cima do móvel. Outra alternativa é que você consegue juntar outra mesa quadrada em situações onde chega um número maior de visitas, aumentando a quantidade de lugares.

mesa quadrada de madeira em uma cozinha moderna com cadeiras eames ao lado

Leia também: Cozinha americana ou fechada? Conheça os prós e os contras

Vantagens e desvantagens das mesas quadradas

Por ter 4 pés de sustentação, as mesas quadradas garantem mais estabilidade e segurança do que as opções redondas. Por conta disso, o seu formato permite um número maior de composições e posições na sala de jantar.

Por sua vez, elas são menos flexíveis ao acomodar as visitas e devem ser usadas em ambientes maiores. Aliás, uma dica é apostar em um centro giratório onde você consegue colocar panelas, frutas, pratos e outros acessórios de maneira que o espaço disponível seja melhor aproveitado.

Para montar um espaço bonito e decorado, não basta apenas se atentar ao modelo da mesa. As cadeiras também têm um papel essencial na composição do ambiente. Conheça os principais tipos de cadeira design para combinar com a mesa escolhida.

A escolha entre mesa redonda e quadrada é individual para cada espaço

De maneira geral, as cadeiras redondas são perfeitas para quem precisa otimizar um espaço menor e deixá-lo mais suave. Já a quadrada é indicada para ambientes de tamanho médio ou grande. Justamente por esse motivo, saber qual é o tamanho do cômodo é essencial para você escolher o modelo correto para a sua casa.

Adquirir uma mesa que não se adeque bem a sua sala de jantar pode te trazer alguns problemas, como a falta de espaço disponível e a circulação em volta da mesa. Por esse motivo, é essencial que você realize medições de proporção do ambiente antes de começar a pesquisar os modelos de mesa disponíveis no mercado.

Avalie também a quantidade de lugares que você deseja ter na mesa. Assim, fica mais fácil avaliar a medição e fazer uma boa compra de uma mesa redonda ou quadrada. Para te ajudar, confira a tabela com a dimensão de mesas quadradas e redondas:

QuadradaRedonda
4 lugares1.00×1.001.00
6 lugares1.40×1.401.20
8 lugares1.50×1.501.50
10 lugares2.00×2.001.80

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você escolher o modelo ideal de mesa para a sua sala de jantar. No blog da Lemare Móveis, você encontra posts exclusivos que te ajudam a escolher os melhores móveis para a sua casa.

Continue navegando e conheça outros conteúdos que podem ser do seu interesse. Como esse aqui, com dicas para aderir ao estilo boho: uma decoração com design diferente do que você está procurando.

Boa leitura e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Como usar cestos na decoração? Veja 7 ideias para cada cômodo

Dicas e inspirações para decorar a casa toda para o Natal

Próximo Post

Deixe um comentário