Como decorar a sala com sofá marrom: estilos, dicas e inspirações

O sofá marrom é um clássico das salas de estar e sempre foi reinventado para se adaptar aos mais diversos estilos de decoração. Quando ele está em harmonia com o resto do ambiente, se torna um móvel de destaque, criando uma atmosfera aconchegante e acolhedora, como deve ser uma sala familiar.

Porém, harmonizar com o marrom não é uma tarefa muito fácil. Afinal, se você não souber combinar bem os elementos, pode acabar passando uma sensação de sufocamento e exagero. Por esse motivo, estamos aqui. Para te dar todas as informações que você precisa para comprar o seu sofá marrom e criar composições elegantes e sofisticadas com esse móvel atemporal.

Primeiro, vamos entender quais são as cores que combinam com o marrom na decoração para que você possa se basear e levar como inspirações. Depois, falaremos sobre os tipos de tecido e estilos de decoração que combinam com sofá marrom, além de entendermos como ele se relaciona com outros elementos do ambiente. Acompanhe:

Conheça as cores que combinam com o sofá marrom

O marrom é uma cor terciária, resultado da combinação de três cores primárias: o vermelho, o amarelo e o azul. Dependendo da quantidade de pigmento de cada um desses três tons, é possível obter diferentes tonalidades de marrom, que podem chegar a mais de 100 opções. Eles podem variar desde cores frias e apáticas até matizes bem quentes e vivas.

paleta de cores que combina com marrom

Nesse caso, uma das composições que se destacam são aquelas com tons de verde. Além de remeterem a um cenário mais natural, elas conseguem criar um design biofílico incrível, principalmente, com a ajuda de um sofá marrom.

Entre as cores que combinam com o marrom estão suas correspondentes em tons terrosos e outras paletas em tom pastel, o cinza, o bege, o branco e o preto. Mas isso não é uma regra, viu? Com cuidado e moderação, é possível harmonizar o marrom com peças coloridas também. Olha só:

1. Tons terrosos e tons pastéis

Os tons terrosos transmitem sensações de conforto e serenidade para qualquer sala, bem como harmonizam perfeitamente com o sofá marrom. Cores como o vermelho, o laranja e o marsala na decoração ajudam a destacar o móvel principal.

sala com sofá marrom, parede na cor terracota e decoração rustica

Já os tons pastéis, são ideais para quem prefere um estilo mais contemporâneo sem abdicar da delicadeza das cores. Uma dica legal é caprichar na iluminação e criar pontos de luz indireta para criar uma atmosfera aconchegante.

2. Cinza

O cinza é uma cor neutra e se usado na parede, por exemplo, harmonizará muito bem com um sofá marrom. Para quebrar um pouco a neutralidade do ambiente, você pode optar por usar alguns elementos decorativos coloridos, como um contraponto às cores sóbrias da parede e do sofá.

sala com sofá marrom, parede gelo e quadros de decoração

A combinação de cores neutras na decoração funciona muito bem no estilo clássico. Outra opção interessante é trabalhar com um piso de cimento queimado na sala, criando uma unidade entre o ambiente e o mobiliário.

3. Bege

O bege é outra cor que contrasta muito bem com o marrom, criando um contraponto impactante no visual. O sofá protagoniza ambientes com tonalidades bege, que aceitam muito bem cores vivas e tons pastéis.

Com o bege também é possível criar ambientes quase monocromáticos, trabalhando com tons semelhantes, indo de matizes mais claras até as mais escuras que se aproximam muito do marrom. Para isso, preserve apenas o sofá com uma tonalidade mais forte para destacar o móvel na sala.

sofa marrom com uma decoração cream e alguns detalhes em bege

Saiba como escolher a cor de tinta para parede interna conforme o seu estilo de decoração e não se arrependa de nada.

4. Branco e preto

Com o preto e o branco, o marrom forma um trio poderoso. Aposte em peças que combinem essas cores ou intercale-as entre os móveis e a decoração da sala para compor um ambiente moderno.

sofá marrom com uma decoração branca e preta com o estilo elegante

Usar elementos de madeira clara ajudam a trazer mais luminosidade para o ambiente, tirando um pouco da seriedade dos tons neutros e deixando a sala com uma atmosfera mais leve.

Se você gosta de cores, saiba que é possível usá-las com o sofá marrom no tapete, nas almofadas ou itens de decoração. Mas saiba sempre harmonizar os tons e use o seu bom senso para não criar uma estética exagerada e cheia de informações, afinal o sofá já é um elemento de destaque por si.

Tipos de tecidos para sofá marrom

Apesar de o marrom ser uma cor muito popular em sofás, não é em todos os tipos de tecidos que ela fica bem. O couro é o material mais tradicional e tem uma coloração marrom natural. Opções como o suede, o tweed e a sarja também são recomendados para a cor marrom por possuírem texturas que evocam materiais naturais como a madeira, folhas secas e outros elementos da natureza.

Já com o veludo e com o tafetá, por exemplo, o marrom não fica tão bom porque os tecidos são brilhantes e reflexivos, descaracterizando a naturalidade do marrom. Por esse motivo, lembre-se de considerar esse tópico na hora de escolher o seu sofá. Beleza?

Estilos de decoração e sofá marrom

O sofá marrom combina com diversos estilos de decoração, desde o clássico até o industrial. Você pode inclusive usar a peça nas salas minimalistas, que pedem por móveis mais sobreis e discretos.

No estilo clássico, opte por um sofá robusto com curvas e estrutura em madeira escura, combinando com os demais móveis do ambiente. Em um estilo mais campeiro, o sofá marrom fica ótimo em ambientes com piso e teto de madeira e se colocado diante de peças de tapeçaria.

sala rútica com dois sofás marrons e couro e parede de tijolos

Para completar o espaço, aposte em acessórios ao lado do sofá marrom

Falando em tapeçaria, outro aspecto a se considerar na hora de colocar o sofá marrom na sala são os acessórios como almofadas, tapetes e capas.

As almofadas devem acompanhar o sofá e no caso dos marrons você pode combinar com muitos tipos de acessórios. Almofadas coloridas, bordadas, com estampas temáticas ou em conjunto com o sofá são algumas das possibilidades. Porém, é sempre importante se atentar para o estilo do ambiente, ok?!

sala aconchegante com sofá marrom e um quadro na parede com tons de azul

Os tapetes são outro tipo de acessório que devem marcar presença na sala e são um ótimo complemento para a decoração. A tapeçaria também deve ser escolhida conforme o estilo da sala, e sempre trazem uma sensação de aconchego e conforto para o ambiente.


Independentemente de qual seja o seu estilo favorito de decoração, saiba que um sofá marrom sempre pode ser uma boa escolha. Com as nossas dicas e inspirações você pode montar cômodos incríveis e únicos que emanem sofisticação para a atmosfera da sua sala de estar.

Agora, descubra como escolher o tapete ideal para a sua sala e continue acompanhando as novidades do nosso blog. Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Top 5 melhores cadeiras para mesa de jantar moderna

Decoração para quarto de menino: 14 inspirações

Próximo Post

Deixe um comentário