Como montar cadeira Eames – passo a passo rápido

Com um design inovador e moderno, as cadeiras idealizadas por Charles Eames Eiffel tem conquistado espaço na casa de muitas pessoas que estão buscando investir em um estilo de decoração. Isso fez com que a procura por tutoriais de montagem das cadeiras Eames aumentasse, visto que o modelo é uma tendência no universo dos móveis.

Nosso tutorial de montagem é com base no manual de instruções da cadeira. Se você não recebeu seu manual ou já não o possui mais, este post pode te ajudar a deixar sua cadeira montada de forma fácil e rápida. E todo o processo pode ser feito por você!

Se você comprou ou está cogitando comprar uma cadeira Eames para sua sala, escritório, quarto e outro ambientes, vamos te acompanhar nessa jornada, confira mais abaixo.

Leia também:

Decoração de escritório: 5 acessórios indispensáveis

Tipos de mesa: veja como escolher o mais indicado para cada ambiente

1º Passo: Organize as peças

Antes de mais nada, para que você consiga se organizar e ter a certeza de que nenhuma peça pequena está faltando, o melhor a se fazer é separar cada peça. Por isso, tire todas as peças da embalagem e posicione-as em uma superfície lisa em que você possa vê-las em conjunto.

Você pode agrupar as peças para localizá-las mais facilmente durante a montagem. É possível separá-las por tamanho, tipo, ordem ou da forma como julgar melhor. Assim, ao passo que o andamento da montagem de sua cadeira Eames vai acontecendo, você vai encontrando tudo com muita facilidade.

Confira também se possui todos os componentes necessários para instalação. Seu kit deve conter as seguintes peças:

  • 4 pés em madeira;
  • 2 chapas retas para os pés;
  • 2 chapas tortas para os pés;
  • 4 parafusos e arruelas menores;
  • 8 parafusos e porcas maiores;
  • Suporte aranha central;
  • Assento.

Você também pode precisar de chaves para apertar os parafusos e garantir que a cadeira permaneça firme e segura por muito tempo.

2º Passo: Monte os pés da cadeira

Após ter organizado todas as peças, vamos iniciar a montagem dos pés da cadeira, pois são eles que irão oferecer todo o apoio que a cadeira precisa para se manter estável e segura. Por isso, é importante procurar realizar essa etapa com a maior atenção.

Para começar, pegue um dos pés da cadeira e uma das chapas que vieram com ela. A cadeira possui quatro chapas, sendo que duas são retas e duas possuem sua estrutura tortas para o lado de fora. Posicione cada uma delas na parte superior dos pés da cadeira e coloque os parafusos sem apertá-los.

O aperto acontecerá somente na hora de juntar os pés ao suporte central, que será o próximo passo. Faça o procedimento acima nos quatro pés e quando finalizar, tome cuidado para os parafusos não se soltarem.

3º Passo: Parafuse os pés no suporte aranha

Para prender os pés ao suporte aranha, utilize os furos superiores e inferiores e passe os parafusos em cada um deles apertando-os levemente apenas para dar montagem.

Neste momento atente-se para que a montagem seja realizada de forma correta: as chapas retas devem estar voltadas para dentro do suporte aranha, enquanto as chapas tortas devem ser posicionadas para fora, de forma paralela uma à outra.

Depois que todos os pés estiverem posicionados sobre o suporte aranha, dê o aperto final aos parafusos. Lembre-se de deixar as chapas retas e firmes para que seja possível posicionar o assento. O formato inferior da cadeira já passa a ser notado a partir daqui.

4º Passo: Finalize com o assento

Para finalizar, posicione o assento nas chapas que estão no suporte aranha. As chapas retas posicionadas para dentro devem ser parafusadas na parte traseira da cadeira, enquanto as chapas tortas posicionadas para fora devem ser parafusadas na parte frontal.

Para finalizar, você pode conferir mais uma vez se todos os parafusos de sua nova cadeira Charles Eames Eiffel estão firmes e já pode começar a usá-la.

Dúvidas Frequentes

Com nosso tutorial esperamos que você tenha conseguido montar sua cadeira de forma fácil e rápida. No entanto, se você está enfrentando problemas para montar a cadeira, separamos algumas dúvidas e problemas frequentes que podem acontecer. Confira:

O assento não encaixa no suporte aranha

Se você está enfrentando esse problema, deve verificar a instalação das chapas em sua cadeira. Isso porque se elas não forem posicionadas de forma correta como mencionamos acima, o assento não poderá ser encaixado. Lembre-se que as chapas tortas ficam para fora, enquanto as retas ficam para dentro.

Você deve verificar se as chapas estão viradas para cima, uma vez que viradas para o lado, elas podem não alcançar os furos no assento. Confira também se não está posicionando o assento de forma inversa. Seguindo essas dicas, o problema deve ser resolvido.

Pés bambos

Outro problema comum proveniente da instalação incorreta, é que os pés da cadeira podem estar bambos, o que atua diretamente em sua firmeza quando você se senta sobre ela. Para corrigir, verifique se os pés estão posicionados no ângulo correto para que a cadeira tenha firmeza sobre o chão.

Caso algum dos pés esteja torto, é preciso reinstalá-lo para evitar riscos. Não é preciso desmontar toda a cadeira, viu? Apenas o pé que estiver incorreto. Desparafuse-o e posicione na posição adequada, que a cadeira ficará estável.

Cadeira estalando

Caso sua cadeira esteja estalando após a finalização da montagem, pode significar que os parafusos não estão apertados o suficiente.

Verifique se usou corretamente as porcas e arruelas, que garantem mais firmeza e segurança à instalação de sua cadeira. Ao apertar todos os parafusos novamente o barulho deve parar.

Todo o procedimento é muito fácil e intuitivo, e esperamos que com este tutorial, você consiga montar a sua Eames de forma rápida e fácil, como prometido.

Se mesmo com nosso tutorial, você sentir muitas dificuldades, recomendamos que procure um técnico especializado para que a cadeira seja montada com a ajuda de um profissional qualificado.

O que você achou de nossas dicas? Aproveitando o assunto de decoração, leia também nosso post com os melhores estilos de decoração para sala de estar.

Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Altura de Mesa Ideal | Aprenda a Escolher com a Lemare

Tipos de pisos para casas: saiba como escolher o ideal

Próximo Post

1 comentário em “Como montar cadeira Eames – passo a passo rápido”

Deixe um comentário