Estilo Escandinavo: o que é, características e como decorar

O estilo escandinavo é uma tendência que vem recebendo muito destaque dentre as novidades em decoração para ambientes residenciais. Seu conceito se baseia em prezar por cores claras e neutras.

A busca por essas tonalidades tem explicação: quanto mais clara for a cor, maior é a capacidade da luz externa ser refletida no interior do ambiente. Por isso, a ideia aqui é a união do útil ao agradável para conseguir deixar o ambiente com um aspecto mais iluminado à medida que também decora em um conceito mais clean, quase que como no estilo minimalista.

Porém, não pense que o estilo se prende somente a esses outros países, a tendência já vem ficando popular por aqui e ganhando espaço no coração e no lar dos brasileiros.

Se você deseja entender e conhecer melhor esse tipo de estilo de decoração, continue a leitura e veja tudo o que preparamos para você sobre o escandinavo.

O que é o estilo escandinavo?

O escandinavo surgiu na região Escandinávia, localizada no norte da Europa e composta por países como Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Todos esses países são conhecidos por seu clima que é muito frio e pelos dias que são muito escuros, devido à escassez de luz solar.

Assim, dentro do estilo escandinavo aproveita-se a capacidade que as cores mais claras têm de refletir qualquer luz que entrar no ambiente. Além disso, o estilo é muito inspirado nos artesanatos e paisagens pertinentes às regiões, portanto, é comum encontrar móveis e acessórios em tonalidades ou composições de madeira.

Componentes e elementos do estilo escandinavo

Se você pensa em adotar o estilo, é importante pensar também em alguns elementos que irão fazer parte da decoração de seu ambiente e que são essenciais para que você deixe seu lar dentro dos padrões do estilo escandinavo. Por isso, confira abaixo todos os componentes que não poderão faltar em sua casa:

Tecidos e mantas

O estilo escandinavo também conta com a presença de muitos tecidos e mantas postos sobre os móveis, sendo assim, você sempre encontrará um deles posicionados sobre um sofá, uma poltrona ou até mesmo nas camas. A ideia é tornar esses móveis mais quentinhos e acrescentar aconchego à decoração.

No entanto, é muito importante lembrar que aqui no Brasil o clima é geralmente mais quente, e isso proporciona um aumento das temperaturas dentro e fora de casa. Assim, procure por tecidos e mantas em materiais mais frescos e finos, como o crochê, por exemplo.

Iluminação muito presente

Como mencionamos, o clima fechado eleva a ausência de luz nas regiões onde surgiu o estilo escandinavo. Por isso, para ter mais propriedade ao adotá-lo, você pode usar e abusar de luminárias e tudo o que trouxer mais luz ao seu lar. Já falamos aqui sobre os tipos de iluminação para usar em cada cômodo, leia também!

Use iluminações complementares à sua luz principal ao ambiente, como abajures, spots embutidos, luzes laterais ou até mesmo velas – todos são muito bem-vindos dentro do escandinavo.

Deixe o ambiente mais confortável e prático à medida que elimina qualquer sombra ou falta de luz dentro de sua casa.

Quadros e outros objetos de decoração

Para trazer mais autenticidade e personalidade a esse estilo, você também pode adicionar quadros e objetos decorativos no ambiente. É importante sempre se lembrar da paleta de cores, é ela que irá deixar o ambiente mais harmônico.

Sendo assim, busque por molduras e quadros com detalhes que façam jus ao escandinavo. As gravuras impressas com traços finos e que remetem a natureza são os mais conhecidos.

Decoração com plantas

Como mencionamos também, o conceito escandinavo se inspira bastante na paisagem e na natureza da região. E é por isso que as plantas são muito bem-vindas para acrescentar à decoração de seu ambiente. A tonalidade esverdeada das plantas traz um ótimo caimento ao estilo e é uma das únicas cores aceitas pela tendência.

O escandinavo em cada ambiente

Você pode adotar o escandinavo por completo na decoração de sua casa, ou adotá-lo em partes e cômodos específicos. Independente de como for sua preferência pelo preparo de sua casa dentro do estilo, separamos abaixo algumas das principais dicas para compor cada cômodo de seu lar, veja:

Cozinha

A cozinha segue a tendência minimalista e preza por uma decoração clean e sem objetos em excesso, por isso, é importante tomar cuidado no momento de arranjar a disposição de seus itens de cozinha.

Por isso, evitar panelas e talheres à mostra é importante para ficar dentro da essência do escandinavo. E se você quiser trazer plantinhas para sua cozinha, é muito importante posicioná-las distante do fogão para não prejudicá-las.

Sala

A sala requer a presença de pisos brancos e claros. Caso o piso seja de madeira, muitas pessoas optam por pintar o chão de branco, para que ele fique por dentro do conceito com mais propriedade. Nesse sentido, os móveis também seguem a tonalidade neutra, deixando o ambiente mais elegante.

As cores podem ser trazidas nas mantas, tapetes ou almofadas, em quantidade mínima e de forma bem discreta, para não fugir do padrão. Também podem ser aproveitados tecidos com estampas relacionadas ao verde das plantas. Leia nosso post com dicas de decoração com plantas para sua sala e acrescente o verde das folhas ao neutro dos cômodos internos.

Quarto

Dentro dos quartos, uma característica bem específica aqui são as mantas que também podem ser posicionadas nas camas e trazem um conceito mais despojado ao ambiente. Aproveitando a tendência, o quarto pode ter araras ao invés de armários, o que se aproxima do estilo industrial. Seguindo a paleta de cores, as cortinas são preferencialmente brancas, elas trazem mais aconchego ao quarto.

Banheiro

No banheiro, a decoração escandinava fica muito propícia, pois oferece uma impressão de que o ambiente está sempre limpinho. O ambiente todo branquinho fica com uma ótima aparência e se você quiser quebrar um pouco essa tonalidade, pode usar plantas que gostam de umidade ou inserir cor nos móveis ou em alguma parede com azulejos.

Além disso, móveis em tonalidade amadeirada são ótimas opções para deixar o ambiente mais decorado. Para complementar ainda mais, os acessórios de banheiro também podem ser usados em tonalidades neutras diferente do branco para deixar o banheiro mais harmônico.

O que você achou do escandinavo? Esperamos que tenha gostado e que o estilo escandinavo sirva de inspiração para a próxima decoração de seu lar.

Conte-nos como você implementou esse estilo na sua casa, vamos adorar saber como ficou! Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Cores para pintar a casa: o guia para você se inspirar

Altura de Mesa Ideal | Aprenda a Escolher com a Lemare

Próximo Post

Deixe um comentário