Cozinha americana ou fechada? Veja os prós e contras

As cozinhas fechadas e americanas são motivo de muitas dúvidas na hora de construir, já que ambos designs arquitetônicos possuem o seu charme e praticidade.

Para contribuir para esse debate, trouxemos informações detalhadas sobre esses projetos arquitetônicos. Ah, e ainda incluímos dicas de decoração com mesas e cadeiras que combinam com cada um deles!

Tudo muito bem pensado e elaborado para te oferecer o que há de melhor em informação e inspirações para suas criações. Veja as vantagens e desvantagens dessas duas versões de cozinha:

Cozinha americana: cozinhar se torna uma experiência

A cozinha americana chegou ao nosso país com uma proposta de integração de ambientes. A sua principal característica é um balcão ou bancada que “separa” o local do restante da casa, similar à estrutura de uma lanchonete estadunidense.

Cozinha americana decorada com tons terrosos

E quem já teve a experiência de preparar alimentos em um lugar aberto e amplo, que conversa com a casa, sabe que cozinhas americanas adicionam charme e conforto a qualquer projeto.

Imagine ter acesso a sua sala de televisão, varanda ou alguma área social da sua casa ao mesmo tempo em que prepara uma refeição para a sua família ou amigos? Esse tipo de design democratiza ambientes e oferece a possibilidade de dividir a experiência com as pessoas ao seu redor.

Um bom exemplo disso é a área gourmet, que geralmente fica na área externa. A maior parte das construções é feita com uma bancada que serve como uma estação de refeições rápidas, em que as banquetas complementam a superfície e agem como um elemento delimitador.

E o melhor de tudo é que essa estrutura não impede a circulação, entregando amplitude ao espaço sem a sensação de obstrução que uma parede total traria.

Veja também – Decoração de loft: 5 dicas e projetos para te inspirar

Prós da cozinha americana

As cozinhas americanas têm se tornado cada vez mais presentes em locais em que a otimização e a ampliação de ambientes é uma prioridade.

Por conta do efeito de integração que ela traz, muitos arquitetos e firmas acabam se valendo desse conceito que chegou para ficar.

Outra grande vantagem dessa escolha é poder aproveitar cada metro quadrado disponível e torná-lo uma área de convivência.

Por isso, a estratégia se aplica muito bem no caso de apartamentos e casas de pouca metragem, pois as paredes costumam tornar o local enclausurado.

Então, se livrar de uma delas e de quebra ganhar uma superfície que pode ser o ponto focal do seu lar é uma ótima opção.

Outro fator que deve ser considerado é a proximidade entre as pessoas, que fica muito mais acessível nesse tipo de design arquitetônico por conta da amplitude causada pela ausência das paredes.

Essa tendência arquitetônica já se tornou indispensável e atemporal!

Contras da cozinha americana

Se você é uma pessoa que não abre mão de ter sempre ambientes organizados e limpos na sua casa, não ter uma barreira visual entre o restante da área comum talvez não seja uma boa ideia.

Afinal, na correria do dia a dia é inevitável que um item ou outro fique desorganizado. Sem paredes para dividir os espaços, esses itens ganham mais visibilidade e evidência, causando um aquela sensação de que a casa está em desordem.

Caso a sua família goste bastante de fazer frituras em casa, tente investir em uma coifa potente para sugar toda a gordura durante os processos, pois ela tende a circular e acabar impregnando alguns móveis mais próximos.

Por último, outro contra de ambientes assim é que eles geralmente pedem por armazenamento planejado, o que pode estar além do orçamento para a obra.

Cozinha fechada: intimidade e conforto

A pegada tradicional das cozinhas fechadas proporciona maior intimismo e privacidade na hora de preparar suas refeições. Essa escolha é ideal para quem procura um espaço separado e, de certa forma, independente do restante da casa ou apartamento.

Cozinha fechada mobiliada moderna

O layout fechado também adiciona um pouco mais de liberdade na hora de determinar a decoração, já que nessa configuração cada lugar é independente e não precisa, necessariamente, se integrar com o estilo dos cômodos ao seu redor.

Prós da cozinha fechada

A liberdade de ousar na decoração e torná-la única é um grande chamativo para os conceitos mais fechados. A versatilidade de um local à parte e alheio em relação à sala de jantar ou estar faz com que você possa ter mais criatividade decorativa.

Aqui, você pode, por exemplo, investir em jogos de cadeira e mesa em cores vibrantes e não interferir com os tons claros presentes no seu projeto.

Aprenda sobre quais cores utilizar na sua cozinha para dar ainda mais vida a esse lugar.

Outra vantagem é que em cômodos fechados você não precisa se preocupar com cheiros ou gordura espalhando pela casa. E, claro, a bagunça não fica à mostra.

As paredes deixam os itens desorganizados escondidos para que você possa receber convidados tranquilamente no dia a dia, sem ter que fazer uma faxina completa momentos antes deles chegarem.

Veja também – Cores de portas internas: as melhores opções

Contras da cozinha fechada

Ao optar por um cômodo fechado, pode ser que haja alguma perda da iluminação natural, ainda mais se a janela for pequena ou se ela estiver em um local desfavorável.

No entanto, se a fonte de luz solar não é uma prioridade para você, esse problema pode facilmente ser contornado com spots e outras luzes artificiais.

Outro contra é que a separação de quem está cozinhando pode ser um fator que pesa na sua experiência, já que, nessa configuração, a pessoa fica isolada da sala.

Por fim, no caso de espaços pequenos, a sensação de aperto e falta de distância entre um móvel e outro pode acabar gerando uma estética “busy”, ocupada demais. Por isso, é preciso escolher bem quais móveis realmente valem a pena no espaço.

Afinal, qual escolher: cozinha americana fechada?

Essa resposta irá depender do tamanho que o seu lar tem disponível, da estrutura de armazenamento que você precisa e do seu gosto pessoal.

Por isso, o que determina a sua decisão é o que mais se encaixa na sua rotina, nos seus gostos e nas possibilidades que o imóvel te proporciona.

Procure o serviço de um arquiteto para explorar diferentes combinações e estilos que agradam tanto em estética quanto em funcionalidade, assim não tem como errar.

E continue acompanhando no nosso blog para se inspirar ainda mais e transformar a sua casa em um lar cheio de aconchego, praticidade e bom gosto! A seguir, listamos outros posts que podem te interessar:

Como montar mesa Eiffel? Siga o tutorial simplificado

Poltrona para trabalho – 4 melhores modelos confortáveis

Cores que combinam com cinza: 12 dicas para não errar

Avalie este post
Post Anterior

Como montar mesa Eiffel? Siga o tutorial simplificado

16 tipos de cadeira e nomes: conheça os principais | Lemare

Próximo Post

Deixe um comentário