Decoração de loft: 5 dicas e projetos para te inspirar

A decoração de ambientes é uma tarefa muito proveitosa para quem gosta de trazer personalidade aos interiores, deixando-os com acabamentos divinamente satisfatórios.

E quando tudo é pensado, organizado e bem decorado, o ambiente fica até mais gostoso de viver.

Nos lofts, precisamos considerar que são imóveis com um baita potencial de serem confortáveis e aconchegantes, mas que exigem um alto nível de planejamento.

E não é só isso: na hora de decorar um lugar como esse, surgem algumas dúvidas quanto ao estilo de decoração, móveis, paleta de cores e pintura que serão adotados, não é?

Mas fique tranquilo! Neste post, vamos oferecer as melhores dicas de decoração para te inspirar a deixar esse ambiente ainda mais lindo e com detalhes que são a sua cara. Acompanhe e tire suas dúvidas:

O que é um loft?

Lofts são imóveis que possuem um espaço interno sem paredes e divisórias, também conhecidos como ambientes em conceito aberto.

Uma das características que mais chama a atenção nos lofts é que são completamente integrados: não há paredes separando os espaços, então os móveis devem fazer isso por si só para definir o que é a sala, o quarto, a cozinha e etc.

Esses espaços vêm crescendo cada vez mais na preferência social, uma vez que as tendências arquitetônicas modernas incluem espaços e decorações mais minimalistas que provocam sensações de amplitude e liberdade.

Mas, apesar de estarem ganhando mais popularidade por aqui nos últimos tempos, os lofts não são uma tendência da atualidade: eles começaram a se destacar por volta dos anos 60 e 70 nos Estados Unidos.

Originalmente, esses espaços eram galpões usados por indústrias e comércios. Quando deixaram de ser usados, muitas pessoas passaram a comprá-los ou alugá-los por preços menores e faziam de lá seu lar.

Ainda nessa época, as pessoas que mais procuravam os lofts eram artistas, arquitetos e publicitários, que aproveitavam o espaço aberto para fazer de lá o seu ateliê.

A partir daí, um novo estilo de decoração foi surgindo – o industrial.

Como o espaço era uma adaptação de imóveis – literalmente – industriais, os lofts ficaram ainda com características das antigas fábricas, com tubulações e tijolos deixados à mostra.

Como decorar um loft?

A decoração de um loft não é uma tarefa difícil, por incrível que pareça. Basta que você siga algumas dicas que seu loft ficará completo e com um acabamento incrível. Confira sugestões que nós, da Lemare Móveis, separamos:

1. Apoie-se no estilo industrial

Como mencionamos, o estilo de decoração mais propício para um loft é o industrial. E decorar um espaço nesse estilo é uma tarefa fácil e simples de ser realizada: é só utilizar tons neutros e básicos, de modo a não deixar o ambiente sobrecarregado.

Dentro dessa paleta de cores, o preto, o cinza e o branco são muito bem-vindos, mas não significa que você não possa usar alguma cor ou outra na decoração.

A regra é somente que ela não pode ser destaque no ambiente, que, nesse caso, perde sua essência. Caso queira acrescentar tonalidades mais aventureiras, uma boa solução é apostar na pintura de portas internas.

Loft de dois andares mobiliado e decorado no estilo industrial

2. Móveis e objetos de decoração metálicos são ótimos

Para a decoração do seu loft industrial ficar ainda mais adequada, os móveis metálicos também são muito bem-vindos. E não é nada difícil encontrá-los nos dias de hoje, principalmente com a expansão do estilo industrial.

No mercado, há diversas opções que podem ser adotadas para seu loft ficar com um acabamento impecável. Olhe só a variedade disponível na Lemare Móveis:

Em casos de móveis de conforto, como sofá, cama e poltronas, a dica é seguir a paleta de cores que mencionamos acima, para que o ambiente fique com um acabamento harmônico, mesmo que em outros materiais.

Loft mobiliado com mesa e cadeiras metálicas

3. Aposte na parede de cimento queimado

A parede de cimento queimado é um clássico! Ela agrega muito ao estilo industrial e é usada em outros ambientes residenciais sem ser o loft, principalmente por quem busca o mesmo acabamento simples e contemporâneo.

Seu acabamento dá uma impressão de cimento antigo, no entanto, com detalhes uniformes que mantém a sofisticação do ambiente.

As paredes de tijolos também são muito usadas em lofts, pois deixam o espaço com nuances de antigas fábricas.

Caso não queira investir na sua custosa e demorada instalação, aposte em papéis de parede com esse design para um acabamento realista e encantador, mas sem todo o trabalho.

Já comentamos por aqui sobre como fazer cimento queimado, aproveite para conferir e se inspirar para dar o pontapé inicial no projeto de decorar seu loft e deixá-lo com uma aparência mais trabalhada o quanto antes.

Ah, e as cadeiras Tolix não pode faltar, claro! Olhe na foto abaixo como ela se encaixa perfeitamente com a decoração industrial:

Loft com uma parede de cimento queimado

Veja também – Vantagens e desvantagens do tijolo de vidro

4. Instalações aparentes são tendência

Essa é uma questão que gera polêmica: muitas pessoas adoram o visual das instalações externas, enquanto outras mal podem vê-lo.

Nesses casos, tudo se trata de uma questão de preferências. No entanto, é importante lembrar que os lofts genuínos possuem todas as suas instalações aparentes, uma vez foram adaptados posteriormente para a moradia.

A grande vantagem de contar com instalações assim, é que caso alguma delas passe por algum problema ou defeito, os reparos são muito simples de serem feitos, permitindo manutenções rápidas e sem a necessidade de quebrar as paredes do ambiente.

Loft com Instalações aparentes

5. Plantas no loft são muito bem-vindas

O estilo industrial fica muito bem com as plantinhas e seu cultivo é mais fácil no espaço, já que os lofts são cômodos abertos que possuem mais ventilação.

Samambaias e jiboias são as mais encontradas em decoração de lofts, mas existem diversas outras que você pode adotar para seu lar: confira-as em nosso post sobre como decorar a sala com plantas.

De forma geral, como o loft e o estilo industrial são dois conceitos que nasceram juntos, a união de ambos é um dos estilos mais usados e propícios a oferecer um bom resultado. Por isso, aposte nessa escolha sem medo que o resultado será certeiro.

Loft moderno mobiliado decorado com plantas

O que você achou dessas dicas? Esperamos que tenha gostado e que se inspire em nossas dicas para deixar seu loft ainda mais encantador e de seu jeitinho.

Que tal aproveitar sua leitura sobre o tema e conferir nosso post sobre cores que combinam com cinza? Temos boas dicas para quem fizer a parede de cimento queimado!

Nós, da Lemare Móveis, agradecemos por ter lido até aqui e esperamos vê-lo novamente mais vezes neste espaço.

Até a próxima!

Avalie este post
Post Anterior

Vantagens e desvantagens do tijolo de vidro | LemareMóveis

Poltronas para sala de TV – 7 opções modernas para decorar

Próximo Post

Deixe um comentário