Cores para cozinha – Como escolher e 5 ideias incríveis

Entre tantos estilos de decoração, há um em especial que tem se destacado quando se fala da estruturação de cozinhas: o estilo colorido! O minimalismo e o branco tradicional seguem muito presentes, mas os cômodos com tons vibrantes nas paredes ou nos armários já ganhou o coração de vários lares.

Se você quer entrar na tendência e inovar na decoração, acompanhe a leitura e veja com o Blog da Lemare Móveis as melhores inspirações de cores para cozinhas e como escolher a ideal!

Como escolher as cores para a sua cozinha?

Seguir os tons da tendência ou optar pelo branco atemporal? Apostar nas cores vibrantes ou escolher uma paleta monocromática? As opções de cores para pintar uma cozinha são extremamente variadas, ainda mais se considerarmos as suas possíveis combinações, então que tal algumas dicas de como afunilar e escolher as ideais? Você pode se guiar por esses fatores:

Considere o tamanho da cozinha

Sabia que as medidas de um cômodo devem influenciar diretamente na escolha da cor ou estampa de suas paredes? Se você tem uma cozinha compacta, saiba que são as cores claras que melhor conseguirão valorizar o espaço: tons como o creme/off white, branco, marfim, cinza-claro e beges são capazes de criar uma sensação de amplitude!

Por outro lado, as cores mais escuras como grafite, azul-marinho, vermelho, verde-musgo, laranja e mostarda cumprem o papel de entregar mais conforto e acolhimento a espaços amplos demais e pouco calorosos, então são de grande valor para cozinhas compridas. Se você tem receio de arriscar com um tom tão chamativo, a solução é pintar apenas uma das paredes.

E as cozinhas muito quadradas? Para quebrar a linearidade desse espaço, é a disposição das cores que tem um papel transformador. Com base nas suas expectativas para o cômodo, você pode aplicar as mesmas regras de amplitude e acolhimento para escolher a cor e, depois, use a criatividade para decidir aonde inserir a pintura.

Vale atrás dos balcões, em uma ou mais paredes e até no teto! O importante é criar dimensões no espaço com as cores, que, aliás, podem vir tanto de pinturas à tinta, de papéis de parede, de azulejos ou de ladrilhos hidráulicos – o que muda é o preço, a facilidade de instalação e a modernidade e complexidade do resultado final.

Veja também: Como escolher mesa para apartamento pequeno.

Analise a cor dos móveis, bancadas e eletrodomésticos

Ao analisar quais cores vão valorizar o seu espaço, é fundamental analisar os tons já existentes nos componentes e acessórios da cozinha. Caso os seus móveis e bancadas sejam todos de uma madeira de subtom quente, o uso de cores frias e acinzentadas vai acabar tornando o cômodo incoerente e até encurtando-o.

Por isso, tente ao máximo planejar as cores que deseja inserir para otimizar o espaço antes mesmo de comprar os componentes da cozinha – assim, você conseguirá controlar o papel dos tons presentes e estabelecer uma harmonia no cômodo.

Mas, caso esteja apenas reformando a sua cozinha e não planejando-a do zero, que tal entrar na tendência de pintar os eletrodomésticos?

Essa é uma alternativa muito mais fácil, acessível e rápida de adicionar cores diferentes ao cômodo, além do fato de que conquista a decoração por meio dos detalhes, um fator essencial para quem prefere cozinhas mais minimalistas e discretas.

Não tenha medo de se arriscar!

Optar por pintar e decorar uma cozinha toda em tons brancos é a opção mais clean, segura e certeira, mas também não traz nada de novo à mesa. Se você está buscando por inspirações de cores para cozinha, recomendamos que não fuja dos tons considerados arriscados logo de cara – além de transformadores, eles estão no pico das tendências!

Essas ações são totalmente reversíveis, então deixe o medo de lado e aposte na decoração ousada que sempre sonhou em ter na sua cozinha! Paredes de cimento queimado, teto preto, mobílias vermelhas, eletrodomésticos azuis e muitas outras opções diferenciadas podem permanecer válidas pelo tempo que você quiser.

5 Inspirações de cores para cozinha

Com todos os mecanismos necessários para conseguir escolher as cores ideais para a sua cozinha em mente, que tal finalizar a leitura com algumas inspirações de projetos de cozinhas que inovam nas cores? Confira!

  • Cozinha verde

Alerta tendência: o verde é a cor de cozinha que mais está na moda nesse momento! Seja em tons mais claros ou mais escuros, essa cor tem um potencial altamente calmante, já que representa o bem-estar, a tranquilidade e, claro, a natureza. Como esse cômodo é considerado o coração de uma casa, esses aspectos têm um impacto incrível que transforma todo o lar.

  • Cozinha amarela

O amarelo divide o mundo entre pessoas que amam e odeiam. Se você é do time de quem é apaixonado pela vivacidade, alegria e positividade que essa cor exala, saiba que as cozinhas amarelas estão em tendência e, portanto, adicionam modernidade à pintura da casa. O tom pode ser adicionado nas paredes para um impacto maior ou nos armários para conquistar pelos detalhes.

  • Cozinha rosa queimado

Esse é um dos melhores tons para cozinhas planejadas pequenas! O rosa queimado está no ponto perfeito entre o rosa bebê e o pink, o que significa que traz toda a beleza e delicadeza da cor sem pesar demais ou sem parecer muito infantil. Isso é ideal para quaisquer tipos de cozinha, mas especialmente as planejadas pequenas, pois inova e ‘aquece’ o cômodo sem torná-lo apertado.

  • Cozinha vermelha

Quer uma cor de cozinha que nunca sai de moda? O vermelho é uma cor promissora e, de acordo com as teorias da colorimetria, é capaz até de abrir o apetite! Caso goste da ousadia proporcionada por ele, a nossa recomendação é apostar na pintura dos armários, balcões ou até cadeiras, já que essa cor é bem notável.

  • Cozinha marrom

Caso você já tenha mesas, cadeiras e armários de madeira, a melhor e mais acessível solução é abraçar de vez os tons amadeirados! A paleta de cores marrons é incrivelmente variada e versátil, além de trazer um ar caloroso de conforto e aconchego a quaisquer espaços. Para acertar nessa cozinha, que tal algumas dicas de como modernizar a decoração vintage?

E aí, gostou dessa leitura? Se quiser continuar descobrindo informações valiosas sobre a arquitetura de cozinhas e outros cômodos do seu lar com o Blog da Lemare Móveis, confira também o nosso post sobre como dominar a decoração com espelhos.

2.3/5 - (Total de avaliações: 3)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Box para banheiro pequeno – 5 Tipos para conhecer

Diferença entre aço e alumínio: vantagens e desvantagens

Próximo Post

Deixe um comentário