Decoração clean: conheça o estilo e se inspire!

Organização, cores claras, luz natural e sensação de amplitude, assim é definida a decoração Clean. Mesmo sem excessos de objetos decorativos e cores chamativas, o estilo clean não é chato e nem monótono. Existem vários tipos de decoração, mas para quem gosta de elegância, sem perder a praticidade, essa pode ser uma ótima aposta!

Continue a leitura do nosso post e descubra um mundo de possibilidades que o estilo clean pode transformar no seu ambiente, seja ele casa ou apartamento, quarto ou cozinha.

Definição do estilo clean

A palavra clean vem do inglês e em tradução literal significa “limpo”. A própria definição já caracteriza o estilo da decoração, são ambientes simples, com cores claras, organizados, com móveis funcionais de estilo moderno modernos e em linhas retas, mas sem detalhes chamativos.

Pela paleta de cores usada ser de tons claros e neutros como o branco, bege e o gelo, algumas pessoas podem achar o estilo clean sem graça, mas mesmo com simplicidades e cores menos chamativas é possível decorar o ambiente com bastante personalidade.

decoração clean cores claras

Decoração clean e minimalista são a mesma coisa?

Por conta da paleta de cores e dos móveis funcionais é muito comum que o estilo clean seja facilmente confundido com o minimalista, mas mesmo parecidos, eles não são iguais.

A decoração minimalista é muito mais que uma forma de decorar, é também um estilo de vida, que preza pela funcionalidade e por ter apenas aquilo que é necessário e utilitário, além da preocupação com o impacto causado no meio ambiente.

Já o clean, é um estilo mais voltado para a decoração, com objetos e cores que não chamam tanta atenção e poucas coisas expostas, passando o ar de organização, praticidade e elegância.

decoração minimalista

Elementos que não podem faltar em uma decoração clean

Além da paleta de cores em tons claros e dos móveis mais discretos e sem detalhes. conheça outros elementos que ajudam a compor o estilo:

Iluminação

Uma boa iluminação é algo que não pode faltar nas decorações do estilo clean. Natural ou artificial, seja qual for o tipo de iluminação, a luz é indispensável. Lembra que falamos que o estilo é conhecido pelos espaços amplos? Depois das cores claras, a melhor maneira de conseguir amplitude é com uma boa iluminação.

Se a sua casa ou apartamento já contar com janelões, meio caminho andado, se não, os projetos luminotécnicos são uma boa saída. Cortinas de tecidos fluidos e finos são ótimas para combater a luz direta em ambientes como salas de tv ou quartos.

Os trilhos de luz e as luminárias modernas também são uma dica para conseguir iluminação artificial sem sair do estilo.

Ainda falando de iluminação, o tipo e a cor das lâmpadas também influenciam no ambiente. As lâmpadas frias, de cor branca, são ótimas para escritórios, home office e cozinhas, já que contribuem para a concentração.

Já as quentes, de tom amarelado, ficam ótimas nos demais ambientes como quartos e salas. Os banheiros podem ter a combinação das duas lâmpadas.

decoração clean com iluminação

Espelhos

Outro elemento que não pode faltar e que ainda contribui para que os cômodos fiquem maiores são os espelhos, principalmente em salas ou corredores mais compactos.

Os espelhos causam uma ilusão de ótica fazendo com que os ambientes fiquem muito maiores do que realmente são, ainda mais se combinados com iluminação natural das janelas ou de lâmpadas.

decoração clean com espelhos

Plantas

Se clean é simplicidade, organização e praticidade, uma das melhores maneiras de conseguir essa atmosfera é com o uso de plantas e flores. Além de decorar o ambiente, elas ainda têm o poder de deixá-lo mais leve e harmônico.

Algumas das plantas que podem compor a decoração em vasos e cachepots são: cactos, suculentas, samambaias, costela de adão, espada de São Jorge, antúrio, lavanda, eucalipto e margaridas. Os jardins de inverno também são indicados.

decoração clean com plantas

Vidros

O uso de vidro nessa decoração também é muito indicado, tanto em objetos decorativos, como vasos, quantos em móveis como mesas, prateleiras, cristaleiras e aparadores.

O vidro é um material sofisticado e que combina muito bem com esse tipo de decoração.

decoração clean com mesa de vidro

Paleta de cores

Não é só de bege, branco e gelo que se faz uma decoração clean. Mesmo que os tons claros sejam os mais usados, preto, cinza e tons claros de madeira também ficam ótimos para compor os móveis e também revestimentos e alguns detalhes.

Os tons pastéis também são ótimos para dar um ponto de cor e compor em tapetes, roupas de cama, almofadas e outros objetos. A combinação de branco, cinza e rosa millennial ou amarelo fica incrível.

decoração cleans tons pasteis

Móveis modernos

O conforto e aconchego também devem estar presentes nos móveis utilizados para compor a decoração. Linhas retas, funcionalidade e praticidade não podem faltar. Dê preferência para estantes, aparadores, racks e outros móveis com gavetas, portas ou baús, dessa forma é possível manter tudo guardado sem que fique aparente.

A madeira é um dos materiais mais utilizados nos móveis, mas também pode ser combinada com vidro e até mesmo o mármore em tons de branco ou cinza claro.

móveis modernos

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o estilo clean? Com essas dicas e inspirações com certeza será muito mais fácil colocar a decoração em prática no seu apartamento ou casa.

Aproveite também para ler o nosso post sobre decoração com puff e como otimizar espaços.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Tipos de mesa: veja como escolher o mais indicado para cada ambiente

Decoração de Home Office: dicas para transformar a casa em escritório!

Próximo Post

Deixe um comentário