Decoração com plantas na sala: o guia para acertar nas escolhas!

As urban jungles – ou selvas urbanas – estão cada vez mais populares nas casas e apartamentos mundo afora. Esse é o nome dado para a invasão das plantas nos ambientes interiores, fazendo com que o verde de suas folhas domine o lugar ou, pelo menos, dê um toque especial ao espaço.

Inserir plantas na sala é uma ótima forma de começar a brincar com esse tipo de decoração e, quem sabe, dar os primeiros passos para criar a sua própria urban jungle. Mas essa inserção deve ser feita com cuidado, já que estamos falando de plantas e elas demandam atenção e condições ideais para não acabarem morrendo ou murchando.

Por isso, a Lemare Móveis preparou este conteúdo que te mostra quais são as principais espécies, como cuidar de algumas delas e mostra ideias de como inseri-las na decoração. Ficou com interesse? Então continue a leitura e veja todas as nossas dicas:

Plantas na sala: principais espécies para investir

Existem plantas que se adaptam muito bem aos interiores, enquanto outras não sobrevivem por muito tempo se não estiverem expostas à luz direta do sol. Por isso, não é qualquer espécie de planta que pode ser colocada na decoração da sala.

plantas na sala

Para não errar na escolha, confira abaixo nossa lista com as espécies ideais para criar uma decoração com plantas na sala:

  • Aglaonema
  • Antúrio
  • Bambu da sorte
  • Begônia
  • Cacto
  • Costela de Adão
  • Dracena
  • Espada de São Jorge
  • Jade
  • Jibóia
  • Lírio da Paz
  • Narciso
  • Orquídea
  • Palmeira Areca
  • Palmeira Chamaedorea
  • Palmeira Ráfis
  • Pleomele
  • Ráfia
  • Ripsális
  • Samambaia
  • Singônio
  • Suculentas
  • Violetas
  • Zamioculca

As queridinhas na decoração: como cuidar de cada uma delas

Cada espécie demanda cuidados diferentes e, portanto, é imprescindível estudar sobre como tratar cada uma delas para não matar nenhuma de sede ou afogada. Abaixo, selecionamos as que mais se destacam quando o assunto são plantas na sala e damos dicas de como cuidar de cada uma, confira:

Como cuidar das Samambaias dentro de casa

Os vasos de samambaia precisam ser posicionados em locais onde possam receber raios suaves da luz do sol, sem serem diretos ou muito intensos, pois podem prejudicar a planta. O vento intenso também pode estragá-las, por isso evite deixá-las diretamente das janelas.

Na natureza, as samambaias vivem em ambientes com bastante umidade, como as florestas tropicais. Por isso, elas devem ser regadas diariamente para deixar sua terra úmida, do jeitinho que elas gostam.

decoração com samambaia

Como cuidar da Jibóia dentro de casa

As jibóias são plantas trepadeiras que gostam do clima tropical e são bastante adaptáveis. O principal cuidado que você deve ter é não expô-la ao frio, pois esse clima pode acabar matando-a.

Dentro da sala, deixe-a em um local de sombra e que recebe a luz indireta do sol. A jibóia não precisa ser regada todos os dias, pois ela gosta mesmo é de sentir sede. Dê água duas ou três vezes por semana durante o verão e apenas uma vez por semana no inverno, quando sua terra estiver totalmente seca.

planta jiboia dentro de casa

Como cuidar da Espada de São Jorge dentro de casa

A Espada de São Jorge se destaca por ser bem forte e resistente, tornando-se bem fácil de cuidar e indicada para quem não tem muito tempo para dedicar às plantas na sala. Ela é uma planta que prefere a meia-sombra, mas também pode ser exposta à luz direta do sol sem problemas.

Na hora de regar, dê água de 20 em 20 dias. Ela sobrevive com esse período de rega bem espaçado mesmo!

decoração com espada de são jorge

Como cuidar da Costela de Adão dentro de casa

Os vasos de Costela de Adão precisam ser posicionados em lugares de sombra, que só receba a luz indireta do sol. No entanto, em dias nublados ou de inverno ela pode ser colocada em espaços abertos para receber maior quantidade de raios solares.

Ela gosta de umidade, por isso procure deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado. É possível regá-la duas vezes por semana, colocando o dedo cerca de 2cm na terra para checar se ela realmente precisa de água para manter seu solo úmido.

vaso com costela de adão

Como cuidar de Suculentas dentro de casa

As suculentas caíram no gosto de muita gente ultimamente, principalmente pela facilidade que é cuidar dessas plantas e por seu visual encantador. Na hora de posicionar as suculentas na sala, pode deixá-las em um lugar onde possam receber a luz direta do sol.

Regue-as sempre que a terra em seu vasinho estiver seca, colocando a água diretamente no solo ao invés de molhar suas folhas.

vaso com suculentas

Ideias para inserir as plantas na decoração da sala

Agora que já sabemos quais plantinhas podemos trazer para dentro da sala e como cuidar das principais, chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para a decoração. Você já sabe como inserir as plantas na sua sala?

Aqui vão nossas ideias para deixar o ambiente ainda mais lindo e charmoso com o toque de verde que as folhas podem trazer:

Plantas em nichos e prateleiras

Uma ótima forma de inserir as plantas na sala é posicioná-las nos espaços vazios das prateleiras que você já tem por ali ou, ainda, nos nichos da parede ou de móveis. O próprio painel de TV ou a rack podem ganhar um pouco mais de vida com um ou mais vasinhos de plantas bem posicionados.

nicho com plantas

Vasos de planta ao lado do sofá

O ambiente parece ficar bem mais elegante com um vistoso vaso de plantas posicionado estrategicamente ao lado do sofá. Nesse caso, o mais legal é investir em vasos e plantas grandes, como as Espadas de São Jorge, os Cactos e as Dracenas.

plantas ao lado do sofá

Plantas suspensas

Plantas como a Samambaia e a Jibóia têm longas folhas lindas, que dão um show se ficarem pendentes, como se caíssem em cascata. Por isso, a melhor forma de inserir essas espécies na decoração da sala é por meio de um vaso suspenso, preso ao teto ou outros lugares que ofereçam o suporte necessário.

plantas suspensas

Arranjos na mesa de centro

As plantas mais delicadas e pequenas podem ser colocadas em cima da mesa de centro de sua sala de estar ou sala de TV. A possibilidade aqui é brincar com aquelas cheias de cores, como as Orquídeas, que vão deixar o espaço com um charme a mais.

mesa de centro com plantas

Plantas em suportes fixados na parede

Uma outra maneira de fazer com que as plantas sejam protagonistas da decoração do espaço é criando suportes específicos para elas, que são fixados na parede e podem até mesmo criar grandes painéis verdes ou jardins verticais.

jardim vertical dentro de casa

Mais dicas para a decoração da sala

Gostou das nossas dicas para inserir as plantas na sala? Agora você tem mais preparo para escolher as espécies certas, posicioná-las da melhor forma e pode brincar com sua decoração, dando novos ares para o ambiente.

Se quiser mais dicas de decoração como essas, continue por aqui no Blog da Lemare Móveis! Estamos sempre publicando conteúdos que te ajudam com a decoração, como o nosso post com os melhores estilos de decoração para a sala de estar.

Que tal continuar sua leitura por lá? Estamos te esperando!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Post Anterior

Como organizar o quarto – 10 dicas práticas e fáceis!

Truques e dicas para dominar a decoração com espelhos

Próximo Post

Deixe um comentário