9 dicas para decoração de apartamento pequeno

Fazer a decoração de um ambiente com metragem restrita é um desafio para muitos. Entretanto, valorizar o ambiente e dar a sensação de espaço iluminado e amplo não precisa ser tão complicado! Vem com a gente aprender tudo o que você precisa saber para deixar seu apartamento confortável e aconchegante.

1. Espelhos para aumentar o espaço dos cômodos

Na hora de decorar um apartamento com pouco espaço, uma ótima saída é apostar nas decorações com espelhos. Eles causam uma ilusão de ótica que proporciona a sensação de espaço maior, tornando o ambiente mais amplo e espaçoso.

apartamento pequeno decorado com espelho para ampliar o espaço

Os espelhos podem também ser usados de formas estratégicas para esconder cantos inconvenientes ou irregularidades nas paredes. Além disso, eles duplicam elementos da decoração, causando mais impacto visual e enriquecendo o cômodo.

2. Móveis multifuncionais para otimizar o uso do espaço

Ao invés de usar dois ou mais móveis para exercer variadas funções, um móvel multifuncional é aquele que pode desempenhar papéis diferentes, tornando o ambiente mais acolhedor e aconchegante enquanto otimiza o uso do espaço. Por isso, os móveis multifuncionais são bem-vindos na hora de decorar um ambiente pequeno.

Muitos móveis multifuncionais também ajudam a guardar roupas e outros itens, o que poupa espaço e deixa os cômodos com mais espaço livre.

cama baú em apartamento pequeno

Para otimizar o uso do espaço na sala, por exemplo, uma excelente escolha é o sofá retrátil, que garante espaço e conforto. Além disso, é muito útil para aqueles momentos onde recebemos visitas que precisam de um espaço para dormir.

sofá em apartamento pequeno

3. Use tons claros para iluminar

Cores escuras geralmente deixam o ambiente mais pesado e não favorecem cômodos com metragem restrita. Opte, então, por uma paleta de cores como creme, bege, gelo e cinza-claro para trazer luminosidade ao apartamento. Usar esses tons claros nas paredes e no teto dão a sensação de cômodo espaçoso e livre.

Use tons claros para iluminar

As cores claras nas paredes, por exemplo, trazem neutralidade ao cômodo, que, dessa forma, se mantém versátil e pronto para qualquer estilo de decoração.

4. Utilize o mesmo piso em todo o espaço

Utilizar o mesmo piso em todo o espaço de um apartamento pequeno é uma técnica eficaz para criar uma sensação de continuidade e amplitude. Ao eliminar as divisões visuais que diferentes tipos de piso podem causar, o ambiente flui melhor, parecendo maior e mais uniforme.

piso de madeira em apartamento pequeno

Opte por cores claras de piso e por revestimentos que não possuem linhas muito próximas, como pisos com peças de tamanho menor, onde os rejuntes ficam mais aparentes. O ideal é utilizar peças grandes e rejuntes claros.

5. Aproveite o espaço vertical

Use as paredes! Itens como estantes, prateleiras, armários flutuantes e nichos podem ajudar a manter os cômodos mais amplos e garantem um ambiente com livre circulação.

Escolha estantes e armários que vão do chão ao teto. Esses móveis ajudam a economizar espaço horizontal e criam a sensação de um pé direito mais alto. Lembre-se de optar também por móveis de cores claras que harmonizem com o ambiente.

estante branco em um apartamento estiloso grande uma sala de estar estilosa com chão madeira pínus e concreto exposto no teto

Não esqueça de medir o espaço vertical e planeje como os móveis serão instalados para aproveitar ainda mais o espaço. Isso garante que você utilize cada centímetro disponível de maneira prática.

A Iluminação também é importante para causar a sensação de cômodo amplo. Para aproveitar ainda mais esse recurso, faça a instalação dos itens como luminárias e arandelas em espaços verticais ou nos móveis altos, explorando o máximo do espaço.

6. Divida o ambiente com móveis

Fazer a divisão dos ambientes com estantes e prateleiras vazadas é uma escolha excelente para delimitar espaços sem bloquear completamente a visão. Elas permitem a passagem de ar e podem ser usadas para armazenar objetos, mantendo o ambiente arejado e organizado.

estante de divesória

É possível também dividir o ambiente usando um sofá, por exemplo, que, quando posicionado no meio do cômodo, pode servir como divisória, especialmente se colocarmos uma mesa para apartamento pequeno ou estante baixa atrás do sofá, delimitando o espaço sem a necessidade de uma parede.

Sofás em forma de “L” podem estabelecer um limite natural, proporcionando também áreas de estar confortáveis. Além disso, mesas de centro ou aparadores podem servir como divisores funcionais, definindo diferentes áreas sem comprometer o espaço disponível.

sala de TV pequena com sofa em L

Para complementar a divisão dos ambientes, considere o uso de tapetes como elementos de separação adicionais, já que os itens causam a sensação de espaço visualmente dividido. Para dividir o ambiente utilize móveis para espaços pequenos, que não atrapalharão a circulação e preservam a amplitude da área.

7. Ambientes integrados que mantêm a amplitude

Assim como mencionamos anteriormente, a divisão do ambiente sem usar paredes preserva a sensação de espaço e permite que a luz natural flua livremente pelo apartamento, criando uma sensação de amplitude e melhorando a ventilação.

A cozinha americana, que é geralmente integrada à sala de estar, é um ótimo exemplo de como otimizar espaço e garantir conforto sem a sensação de restrição que uma parede separando a cozinha traria.

cozinha de apartamento pequeno

8. Minimize a quantidade de objetos decorativos

Evite sobrecarregar o ambiente com muitos objetos decorativos. A simplicidade ajuda a manter o espaço livre e arejado, evitando a sensação de desordem e congestionamento. Seja seletivo na hora de escolher itens de decoração. Selecione poucos itens de estima e priorize uma decoração mais minimalista.

9. Utilize cortinas com transparência e leveza

As cortinas leves não bloqueiam a visão externa, mantendo a sensação de conexão com o exterior e contribuindo para uma atmosfera mais espaçosa. As opções de tecido que mais preservam essa iluminação natural são o linho ou voil em cores claras. Ainda, as cortinas deixam o ambiente arejado e fresco, pois possibilitam janelas abertas enquanto mantém a privacidade.

apartamento pequeno com decoração crean

Agora que você já sabe como decorar seu apartamento, confira nosso post sobre decoração sustentável e aprenda a decorar seu apartamento pensando no meio ambiente.

Boa leitura!

Avalie este post
Mauricio Mareto
Post Anterior

Decoração colorida: 8 dicas para integrar cores no ambiente!

Deixe um comentário