Os melhores estilos de decoração para sala de estar

Um dos principais cômodos da casa é, sem dúvida, a sala de estar. Isso porque é um canto social: mais do que reunir a família para descansar, conversar ou assistir televisão, é o espaço ideal para receber visitas.

Quando falamos em decoração para sala de estar, estamos falando simplesmente do local que mais exige atenção nos detalhes, devido sua importância. A décor desse cômodo reflete na decoração do restante da casa, e por isso deve ser feita com muito cuidado.

O objetivo é proporcionar uma ambiente aconchegante para os anfitriões e para os hóspedes.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantíssimas para você transformar a decoração da sala de estar e deixar o ambiente muito mais confortável e bonito.

Então, se quiser saber mais sobre como deve ser a decoração para este ambiente, acompanhe a leitura – aqui, trouxemos algumas ideias de estilo para você planejar a décor da sua sala e deixá-la do jeitinho que você sempre sonhou!

Sala de estar: proporções

Antes de escolher cores, estilo e detalhes, tem um ponto importantíssimo que deve ser tratado: o uso do espaço. Talvez você não saiba, mas o tamanho do sofá é muito importante para a relação do resto do ambiente a ser criado.

Para determinar qual o espaço disponível, vale fazer um exercício simples: pegue uma fita crepe, imagine o tamanho do sofá e coloque na sala, a partir daí, vai ser possível simular o espaço que o móvel vai ocupar e planejar a decoração.

Se o sofá tiver seu lugar de destaque e ocupar um espaço representativo, fica mais fácil montar uma sala de estar.

sala colorida de madeira

Estilos de decoração para sala de estar

Conheça alguns estilos diversos de decoração para transformar a sua sala:

Estilo clean

No estilo clean, não há excesso de informação. Pelo contrário: o que prevalece, nesse estilo, é pureza e praticidade, que proporcionam uma sensação de limpeza e amplitude.

A grande vantagem do “clean” é a praticidade de montar. Basta optar por uma paleta de cores neutras, escolher móveis que harmonizem e que proporcionem um efeito monocromático, além de dispô-los de maneira funcional.

Esse estilo apresenta diversos fatores que podem ser confundidos com o estilo minimalista. A principal diferença entre esses dois estilos é que, ao contrário do minimalista, o clean só usufrui de objetos usáveis, funcionais, e não meramente decorativos.

Ou seja, o estilo clean não costuma ter muitos artigos decorativos.

Para montar uma sala clean, dê preferência às cores neutras, especialmente o branco, gelo e areia. Dentro das cores, as tonalidades que prevalecem são os pastéis, que atuam como base. Os tons vibrantes são usados apenas em pontos de cor, como almofadas, mantas e poltronas.

Os móveis de madeira complementam o estilo clean, com um toque de conforto e modernidade. Móveis de linhas retas criam um efeito de amplitude, além disso, são funcionais.

Aposte em uma mesa de centro para compor com os outros elementos da sala, juntamente com poltrona e aparadores de madeira. Esses móveis aprimoram a decoração e, acima de tudo, são muito práticos.

sala de estar clean

Estilo clássico

Diferente do estilo clean, o clássico aposta em móveis de madeira escura e, também, tecidos mais escuros para compor a dècor. Listrados, florais, padronagens… esses elementos são bem vindos para dar um toque de charme.

O material mais utilizado nos móveis da decoração clássica, na sala, também é a madeira. Nesse caso, porém, em tons escuros. A mobília lembra bastante os móveis antigos, destacando-se pelo excesso de detalhes, sempre imponentes.

Por isso, os ornamentos são detalhes muito presentes nesse estilo, especialmente em mesas, cadeiras e outros móveis que compõem a sala. De clean, não tem nada.

O mood elegante é a principal característica da decoração. Poltronas, sofás e cadeiras são marcados por luxo e sofisticação.

Sabemos que os tons escuros predominam a decoração clássica. As principais são: preto, vinho, dourado, azul marinho, marrom e bordô. Mas isso não quer dizer que você não pode optar por um tom claro, se for sua preferência. O que importa mais é apostar nos móveis elaborados que transmitam a essência do estilo clássico.

sala clássica

Estilo rústico

O estilo rústico evoca uma atmosfera aconchegante, em contato com a natureza.

Ambientes com a temática rústica preza pela adoção de elementos naturais, simples, sem muitos detalhes ou acabamentos elaborados. Nesse caso, o essencial é transmitir um estilo de vida simples, em sintonia com o mundo natural.

Mas isso não significa que os móveis tem de ser simplistas. Eles são, sim, mais robustos, mas devemos tomar cuidado para que a decoração não fique exagerada demais.

Uma ótima solução para esse problema é mesclar o rústico com o moderno, assim, não há risco de que a decoração fique sobrecarregada ou caricata. Traga elementos leves, como mesas de madeira crua, e harmonize com outros elementos atuais, de linhas retas, para garantir um efeito suave e delicado.

sala de jantar rústico

Estilo moderno

Falando em modernidade, não podemos deixar de mencionar o estilo moderno para a decoração da sua sala de estar. Uma das características principais desse tipo de dècor é o conceito de funcionalidade que ele representa.

Na decoração moderna, os móveis oferecem utilidades práticas e muito convenientes para o dia a dia. Assim, o propósito vai além de decorar: beleza e utilidade caminham de mãos dadas, no estilo moderno.

Por conta disso, itens como espelhos, puffs, mesas de centro e bancadas são muito bem vindos no contexto, pois criam um conjunto de artigos que, além de decorar, oferecem utilidades diversas.

O estilo moderno dispõe de características comuns com o estilo clean. As linhas retas predominantes em artefatos como sofá, poltronas e rack são ótimos exemplos disso.

Já em relação aos materiais, o destaque vai para o vidro, inox e acrílico, elementos industriais que harmonizem com o conceito de modernidade. A madeira também compatibiliza com a décor, especialmente acompanhada dos materiais que foram mencionados.

cozinha industrial moderna

Móveis para a sala: muito mais do que funcionalidade

Como foi possível observar, os móveis são fundamentalmente importantes na decoração da sala de estar. São itens funcionais que viabilizam a estética, criam harmonia com o ambiente e ainda podem servir como artigos principais em um cômodo.

Sendo assim, é essencial que a escolha dos móveis seja feita com muito estudo e também muito carinho! Afinal, a sala de estar é o “coração da casa”. A sala reflete quem é você, seus gostos, organização, estilo de vida… Investir em uma ambientação é um diferencial.

No site da Lemare, você encontra os melhores móveis para sala de estar: mesa central, puffs, cadeiras, tapetes e muito mais, para atender o seu estilo da melhor forma. Aliás, qual o seu estilo favorito de dècor: clean, moderno, rústico, minimalista, clássico? Deixe nos comentários, vamos adorar saber!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Decoração vintage: 5 dicas práticas para modernizá-la!

Próximo Post

Deixe um comentário