Vantagens e desvantagens do tijolo de vidro | LemareMóveis

Quando se pensa em tijolo de vidro, a palavra que melhor descreve-o atemporalidade.

Isso porque não é de agora que esses elementos construtivos vêm sendo usados nas estruturas de muitos lares, permitindo que a luz externa entre nos ambientes deixando-os mais claros e confortáveis.

Esses tijolinhos são muito bem-vindos em diversas partes da casa, dando uma sensação de amplitude ao ambiente.

Se você está cogitando usá-los em seu projeto de reforma ou construção, a Lemare Móveis separou aqui todas as vantagens e desvantagens do tijolo de vidro para que você tire todas as suas dúvidas antes de comprar. Confira!

Quais as vantagens do tijolo de vidro?

O uso dos tijolos de vidro não se dá somente pelo seu lindo acabamento aos ambientes, ao instalá-los você pode contar com diversas vantagens que irão fazer total diferença em seu lar. Confira as principais delas abaixo:

Iluminação natural

Um ambiente bem iluminado fica muito mais convidativo e confortável para os usuários. Para isso, contar com um jogo de luzes de qualidade é essencial para ter um acabamento legal.

Mas, quando a iluminação que invade o ambiente é de fonte natural, o ambiente fica ainda mais acolhedor devido às propriedades translúcidas dos tijolos de vidro.

Leia também: Quais luminárias usar em cada cômodo?

Economia

Uma vez que você conta com iluminação natural, o tempo de uso de iluminação artificial é reduzido consideravelmente, garantindo uma economia bacana em sua conta de luz.

Além disso, o valor dos tijolos são relativamente baixos, o que permite que você invista na beleza de seu lar gastando pouco.

Privacidade

Os tijolos de vidro são ótimos substitutos para as janelas na questão econômica, mas também em relação à privacidade, uma vez que a divisão entre as paredes é translúcida mas não transparente.

Isso permite que você se sinta mais confortável em cômodos mais particulares, como o banheiro e o quarto.

Durabilidade

Em sua maioria, os tijolos de vidro apresentam uma ótima durabilidade em relação à estrutura.

Geralmente, o vidro é muito resistente à maresia, poeira, poluição e até mesmo a produtos de limpeza. Dessa forma, trata-se de um produto que será instalado com uma vida útil de vários anos.

Fácil limpeza

Como o vidro não é prejudicado pela maioria dos produtos de limpeza, deixar os tijolinhos limpos não será uma tarefa difícil. Bastando que você use um pano macio e um produto adequado, qualquer sujeira impregnada por ali será facilmente removida.

Casa moderna com uma parece feita com tijolos de vidro

Quais as desvantagens do tijolo de vidro?

Como você já imaginou, nem tudo são flores e, como aqui na Lemare Móveis trabalhamos apenas com a verdade, trouxemos também os pontos negativos desses tijolinhos. Veja:

Ambientes mais quentes

Essa desvantagem é relativa a depender do clima e da temperatura média de sua região.

Em temperaturas mais altas, o ambiente pode ficar abafado e deixar os ocupantes com calor. No entanto, no inverno e/ou em regiões mais frias, o calor da luz solar que invade o ambiente é super bem-vindo e aconchegante.

Falta de ventilação

Se você usar os tijolinhos de vidro como substitutos completos para as janelas, talvez possa sentir falta da possibilidade de abertura e sentir uma brisa fresca vinda de fora.

O ideal é usá-los como aspectos decorativos complementares em paredes externas para não sofrer com situações como essa.

Manutenção

Conforme mencionamos acima, os tijolinhos são resistentes e duradouros, no entanto, é preciso contar com peças de qualidade junto a uma instalação bem-feita para evitar problemas futuros que podem trazer dor de cabeça em caso de troca.

Onde os tijolos de vidro podem ser instalados?

Existem várias possibilidades de uso dos tijolos de vidro por toda a casa. Separamos abaixo alguns lugares específicos para ajudar você a se inspirar. Leia:

Escadas

Se você quer trazer um toque a mais de charme e elegância às suas escadas, por que não usar os tijolinhos?

Além de colaborar com a iluminação de cada degrau, os tijolos de vidro irão deixar o ambiente com uma aparência mais leve e encantadora, ao estilo da decoração clean.

Escadaria de uma casa moderna em vidro

Divisórias

Atualmente, são muitos os ambientes que são divididos para um maior aproveitamento de espaço – os casos mais comuns são cozinha/lavanderia, sala de jantar/sala de estar e banheiro.

Para deixar a transição desses ambientes ainda mais suave, os tijolinhos podem ser ótimas apostas.

Divisória de uma cozinha e lavanderia feita em tijolo de vidro

Bancadas

Ambientes que possuem bancadas planejadas podem ficar ainda mais aconchegantes se sua estrutura for composta por tijolos de vidro, o acabamento fica bem moderno e você ainda evita aquela parte escura que geralmente fica embaixo das bancadas.

Bancada de tijolo de vidro com 3 banquinhos

Teto

A ideia de colocar tijolos de vidro no teto é genial! Como se trata de um espaço superior, é por ali que a luz solar terá maior possibilidade de entrada, e como é bem no topo dos ambientes, a iluminação natural fica perfeita.

Um teto com tijolos de vidro é um diferencial que temos certeza que você não vai se arrepender!

Casa moderna mobiliada com portas e teto de vidro

Comprar ou não comprar o tijolo de vidro?

Nós, da Lemare Móveis, julgamos que vale sim a pena a instalação de tijolinhos de vidro em ambientes residenciais!

O seu acabamento fica moderno e aconchegante, além de se tratar de uma peça atemporal que fará sucesso em sua residência por muito tempo.

Contudo, tudo depende do estilo de decoração que você adotou para seu lar. É essencial que você conte com um bom projeto de interiores com cada detalhe planejado para que tudo ocorra bem.

O que você achou dessas dicas? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado no processo de decisão de compra ou não dos tijolos de vidro.

Aproveite sua leitura para ler também nosso post sobre decoração com espelhos e aprenda os melhores truques e dicas. Agradecemos por seu tempo e esperamos vê-lo por aqui novamente em nossos outros posts.

Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Mauricio Mareto
Post Anterior

Cores de madeira: 3 tonalidades, exemplos e como usar

Decoração de loft: 5 dicas e projetos para te inspirar

Próximo Post

Deixe um comentário