As técnicas de cimento queimado se tornaram uma nova tendência no mundo da decoração e do design de interiores, conquistando uma enorme quantidade de pessoas. A nova tendência está se tornando muito comum nos tetos , pisos e paredes das salas, quartos e cozinhas.
Os escritórios não ficam de fora, se o seu desejo é pintar uma parede do seu local de trabalho ou transformar um cantinho em casa, esse post e outras dicas de decoração para home office que temos no blog vão te ajudar!
Existem algumas técnicas diferentes para fazer esse efeito nas paredes, nesse blog post trouxemos uma das mais eficientes para que você conheça e saiba como aplicar. Se você, assim como nós da Lemare Móveis, ama o efeito do cimento queimado em uma decoração vem com a gente aprender como fazer cimento queimado!
Cimento queimado utilizando massa acrílica
Como falamos antes, existem algumas formas de aplicar o efeito de cimento queimado nas paredes. Cada uma delas chegam em um resultado diferente, por isso, deve-se levar em conta que o modo como fazemos e os materiais que usamos influencia diretamente no resultado final, seja no acabamento, na textura, ou até mesmo na cor.
A melhor forma de fazer o efeito de cimento queimado nas paredes é utilizando a massa acrílica, pois ela possui a função de nivelar as superfícies, é bem resistente à umidade, evita rachaduras, a sua limpeza é menos complicada e o seu preço é bem acessível. Então, vamos conhecer o processo que transforma as paredes em cimento queimado usando essa massa! Veja:
Materiais que você vai precisar para essa técnica
- massa acrílica;
- esponja grande e esponja de cozinha;
- 1 colher;
- lixas;
- recipiente;
- fita crepe larga;
- corante de tinta preto;
- água.
O primeiro passo a ser seguido é: demarcar as partes da parede que vão receber a pintura, isso deixará o acabamento perfeito, com cara de pintura profissional! Não se esqueça também de cobrir o seu chão, porque querendo ou não, estamos tratando de uma pintura, e é quase impossível pintar uma parede sem sujar o chão, não é mesmo? Então use folhas de papelão, jornais ou até mesmo uma lona para cobrir todo o chão por perto.
Como realizar o preparo da massa
Para preparar a massa coloque a quantidade de massa acrílica que irá servir para o tamanho da parede que será pintada dentro de um recipiente e misture com água e com a tinta preta usando a colher, até que chegue no tom de cinza que você deseja.
A quantidade da massa depende muito do tamanho em metros da sua parede.
Para saber a textura correta basta observar se a mistura está dura demais ou líquida demais, o certo é um meio termo entre esses dois. A massa precisa estar com um aspecto pastoso, se quiser obter um resultado perfeito. Uma dica é: deixe a esponja úmida na hora de aplicar a massa, além de facilitar o processo, a esponja úmida permite que você espalhe a mistura com mais facilidade.
Hora de colocar a mão na massa!
Agora é o momento em que você vai passar toda essa massa na parede para formar o efeito de cimento queimado que tanto deseja! Com a esponja maior, você irá espalhar a massa em toda a parede com movimentos aleatórios. Você pode usar uma daquelas esponjas de lavar carros, que vai funcionam super bem para essa tarefa.
Já com a esponja de lavar louças você pode realizar o acabamento nas extremidades da parede, alcançando os cantinhos.
Para acelerar todo esse processo, faça primeiro todos os cantos da parede com a esponja menor e só depois preencha o meio com a massa usando a esponja grande, isso irá otimizar o seu tempo de trabalho. Evite também fazer muitos movimentos circulares com as esponjas, para que essas marcas não fiquem na parede.
Uma das vantagens da mistura de massa acrílica, é que ela tem a secagem bem rápida, então você tem a liberdade para escolher se irá fazer todo o processo em um dia, passando uma demão logo após a outra, ou se irá esperar até o outro dia para finalizar com o resto das demãos.
Após todo o processo de aplicar a massa na parede, você terá o efeito de cimento queimado como resultado e se você achar que 2 ou 3 demãos de massa ainda não são o suficiente para o resultado que você quer alcançar, sinta-se livre para passar mais uma camada, até que fique do jeitinho que você quer!
Lixando a parede
Essa é a hora que a maioria das pessoas temem, no entanto, é importante saber que esse processo é super necessário! O lixamento da parede irá tirar todo o grosso da massa que foi aplicada, deixando ela lisa e uniforme para a finalização. E não se preocupe se parecer que você está estragando toda a pintura, o resultado final será surpreendente!
Feito isso, basta você pegar um pano bem limpo, umedecê-lo com água e passar em toda a parede. Isso vai ajudar a tirar todo o pó que sai da parede quando você lixa, deixando ela limpa e lisa. Se você quiser, pode finalizar com um verniz, resina, ou com algo que dê brilho na parede. Porém, caso queira deixar como está, o resultado também é excelente.
E aí gostou dessas dicas? Conta pra gente aqui nos comentários o que achou! Não se esqueça de ficar de olho em nosso blog para mais dicas de decoração, sempre tem novidades por lá. Confira também o nosso post sobre: Estilos de decoração: conheça os principais e veja como incorporar no ambiente.
- Marsala combina com que cor? Guia completo com 7 dicas - 2 de dezembro de 2024
- Cores de tinta para parede interna: como escolher + opções - 25 de novembro de 2024
- Tendência de cores pra casas: 10 opções para parede externa - 18 de novembro de 2024