Ideias para quarto pequeno: 6 para decorar e organizar bem

A decoração é capaz de fazer toda a diferença em qualquer cômodo e, com certeza, não pode faltar no seu quarto. Além de trazer vida para todos os seus cômodos, mostra um pouco da sua personalidade…Isso não é demais?!

Contudo, se você tem um quarto pequeno, pode ser bem difícil encontrar uma decoração que você goste e que ainda traga praticidade e valorização para o tamanho do seu quarto. Sabendo disso, nós temos a solução perfeita para você!

Neste post, vamos trazer ideias para quarto pequeno que vão te ajudar a encontrar formas super simples e ideais para decorar o seu quarto. Para conferir todas essas dicas, continue acompanhando:

1.Escolha os móveis que vão compor o ambiente

Os móveis são a parte mais necessária do quarto, são eles: cama, guarda-roupa, mesa de cabeceira, talvez uma escrivaninha e outros diversos.

Em um quarto pequeno, o ideal é que você opte apenas pelos móveis que não podem faltar, assim, a sua decoração fica funcional e não ocupa muito espaço com o que não é essencial.

A cama, por exemplo, pode ser mais baixa para que dê a impressão de que o seu pé direito é mais alto. Uma dica legal é utilizar móveis com gavetas embutidas e separadores, assim, mesmo sendo um quarto pequeno, fica mais fácil de mantê-lo organizado.

Os móveis falam muito sobre a decoração do quarto. Eles podem ser de madeira, com um estilo mais rústico, minimalistas sem muitas informações ou até mesmo com um visual industrial. Isso vai de acordo com os seus gostos e com o estilo com que mais se identifica para decorar.

Veja também: 16 tipos de cadeira e nomes: conheça os principais | Lemare

2. Defina bem a sua paleta de cores

Escolher a paleta de cores é uma parte muito importante no processo da decoração. Você pode optar por cores mais claras e neutras como o branco, off white, nude, marrom e cinza – que têm o poder de trazer clareza e calma como um “respiro”, além de refletirem a luz solar de maneira perfeita.

Você tem a opção de usar as famosas paredes pretas na decoração do seu quarto pequeno, elas dão a impressão de que o ambiente possui fundo infinito e trazem muita elegância.

Porém, nada te impede de ter pontos de cores mais abertas e coloridas nas almofadas, roupas de cama ou em um quadro pendurado na parede!

3. Escolha os itens que farão parte da iluminação

Uma boa iluminação é a chave para ampliar o espaço do seu quarto e, além do mais, trazer mais elegância e conforto para o ambiente. Você pode utilizar abajures, spots, luminárias de mesa ou de chão, pendentes e outros diversos tipos.

Uma dica de ouro é usar de 2 a 4 dessas iluminações ao mesmo tempo: o efeito fica super moderno e você consegue fazer um jogo de luz incrível no ambiente.

As luzes possuem um poder de deixar tudo mais aconchegante e bonito, você pode optar por luz quente (amarela), ou, fria (branca). Cada uma delas tem suas especificidade, sendo:

  • luz amarela: proporciona um efeito visual que faz com deixem os ambientes mais aconchegantes, já que os objetos ficam menos nítidos;
  • luz branca: ela é boa para trazer concentração ao trabalhar ou para leitura. Caso você vá realizar essas atividades no seu quarto, indicamos que opte por essa iluminação.

Veja também: Tijolinho de vidro no banheiro – vantagens e como colocar

4. Escolha a decoração das paredes

As paredes mudam todo o ambiente quando são valorizadas. Espelhos são perfeitos para que seu quarto pareça maior do que é. De diferentes tamanhos, quanto mais deles melhor!

Você também tem a opção de decorar suas paredes com quadros, de acordo com sua personalidade e estilo que preferir!

Existem quadros mais coloridos e abstratos, quadros minimalistas, com formas tropicais e quadrinhos menores com frases legais e molduras coloridas.

Usar papéis de paredes também é uma ótima ideia para preencher o espaço! Você pode utilizá-los de forma divertida, com formas geométricas, flores, imagens, brilho… Fica incrível!

5. Escolha as plantinhas para a decoração

Hoje em dia está super em alta ter várias plantinhas na decoração de qualquer cômodo. Para quem gosta de um ambiente mais tranquilo e criativo, ter um vaso de planta é perfeito!

Existem várias espécies para escolher que podem ser cultivadas em ambientes pequenos e, com certeza, são capazes de trazer muito mais vida para a decoração do seu quarto.

Seja com uma costela de adão no canto do quarto ou uma samambaia pendurada em uma prateleira em cima da cama, seu quarto viraria uma inspiração do Pinterest!

O ideal é o vaso ser mais estreito ou mais baixinho para que não ocupe muito espaço dentro do quarto.

Veja também: Decoração de loft: 5 dicas e projetos para te inspirar

6. Defina um estilo ideal para você

Para que você entenda melhor sobre a decoração que deseja fazer no seu quarto pequeno, o importante é entender com qual estilo você se identifica mais. Conheça:

– Minimalista: o famoso “menos é mais”! Esse estilo adota apenas o que é necessário no espaço com cores entre o branco e preto. Tem poucas informações decorativas e cria ambientes bem arejados;

– Clássico: conta com riqueza em detalhes, itens volumosos (almofadas, felpudos, vasos, molduras), acessórios e acabamentos mais chamativos com dourado, prata ou cobre;

– Retrô: é uma estética dos anos 60 com padrões geométricos, iluminação indireta mais amarelada, cores vibrantes e pastéis e tapetes chamativos;

– Tropical: traz a alegria da abundância de flores e plantas. Pode incluir móveis com palha e outros elementos simples e naturais.

Gostou desse post? Esperamos que essas dicas te ajudem! Não esqueça de compartilhar com seus amigos e acessar outros posts do nosso blog, como: 5 dicas incríveis de decoração para loja pequena.

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Post Anterior

Tijolinho de vidro no banheiro – vantagens e como colocar

4 luminárias de cozinha de apartamento para te inspirar

Próximo Post

Deixe um comentário