Tijolinho de vidro no banheiro – vantagens e como colocar

Usar tijolos de vidro no banheiro é uma ótima escolha para quem procura um item de construção que cumpre muito mais do que o seu papel, que é servir como uma parede. Afinal, esse material ainda adiciona beleza e identidade ao ambiente!

E por conta da sua versatilidade, ele pode ser usado em diversos cômodos da casa sem problema algum, além de ser uma ótima opção para quem quer ampliar cômodos e trazer muita luz natural.

Falamos um pouco mais do seu uso ao redor da casa aqui, com suas vantagens e desvantagens sobre essa adição arquitetônica. Neste post, vamos detalhar a aplicação dos tijolinhos de vidro em banheiros.

Acompanhe o texto e saiba como implementar esse elemento!

Origem e popularidade

O surgimento dos tijolos de vidro veio junto com o começo do século XX, em que a revolução industrial incluiu novos elementos e tendências para a vida das pessoas. Em 1907, o produto foi patenteado e e tornou-se parte dos símbolos que representavam avanço e futuro.

Depois de algumas décadas, os arquitetos e construtores começaram a inserir os tijolinhos em centenas e centenas de obras, gerando um boom de uso desse item nos projetos ao redor do mundo.

Inclusive, o arquiteto mundialmente conhecido, Oscar Niemeyer, integrou esse elemento construtivo em seus desenhos e prédios icônicos, como a sede do Edifício Banco Boavista.

Vantagens do tijolinho de vidro no banheiro

Além de acrescentar texturas alternadas e variar o ponto focal, existem inúmeros benefícios que vêm através da sua instalação.

Confira as principais características e qualidades que facilitaram a popularização dos tijolos produzidos com vidro e o tornaram uma figura essencial na arquitetura:

1. Grande economia e custo-benefício

Um dos maiores fatores a ser considerados é a grande economia proporcionada pelos tijolos. Não só pelo preço baixo das peças mas, também, pela diminuição no uso de energia elétrica, já que os ambientes serão beneficiados pela iluminação natural que entrará através do vidro.

2. Permite a entrada de luz natural

Banheiros são cômodo que precisam de bastante luminosidade e que podem ser facilmente convertidos em espaços super aconchegantes e receptivos.

No caso de pouco espaço para janelas ou um posicionamento que não facilita a entrada de luz, uma boa ideia é investir em itens de iluminação indoor.

Porém, se você pode inserir textura, estilo e personalidade com os tijolos de vidro, inspire-se e integre uma nova parede ou divisória com esse material no local.

3. Praticidade e durabilidade

A limpeza e manutenção dos tijolinhos de vidro pode ser feita facilmente com um pano úmido e algum produto destinado à higienização de vidros, para garantir sua transparência e qualidade.

Além do mais, esse material resiste pode ser limpo com diversos outros produtos e não sofre danos quando em contato com a água.

E no quesito estrutural, é somente necessário que se tome cuidado ao selecionar uma pessoa capacitada para fazer a montagem da sua parede. Feito isso, a vida útil do vidro é bastante longa, o suficiente para durar gerações.

Como instalar

Instalar esse tipo de material de construção deve ser feito por um profissional. No entanto, para que você consiga se preparar, iremos explicar brevemente como esse processo funciona. Mas saiba que isso depende do tamanho de cada estrutura!

  • Utilize uma argamassa específica, pois esse tipo de material possui pouquíssima dilatação e absorção de água;
  • Consulte as instruções dos fabricantes e certifique-se que a superfície que irá receber os tijolos esteja devidamente nivelada;
  • Anote e analise as medidas dos blocos e quanto espaço há disponível no seu banheiro, já que as peças não podem ser cortadas para adequação posteriormente.
  • Reforce a estrutura com barras de aço para garantir a integridade e firmeza da sua parede;
  • Após a aplicação e montagem da sua parede, elimine todas as sobras de argamassa entre os tijolos em até no máximo uma hora para evitar que o produto fique seco e sem acabamento.
  • Por fim, suavize os excessos com uma bucha úmida para dar ainda mais detalhes.

Inspirações de tijolinho de vidro no banheiro

O tijolo de vidro pode ser instalado em diversos locais e pontos-chave no seu banheiro ou lavabo. Confira as ideias mais populares:

Como uma divisória de espaço

Essa configuração é perfeita pra quem está buscando por uma alternativa barata e cheia de estilo para separar um pouco o ambiente e dar mais privacidade.

Uma boa ideia é dedicar um espaço para a pia e a porta e delimitar com os tijolos a parte do banho.

Um belíssimo e moderno box de banho

Por que não investir em um box não convencional? Você pode criar uma parede que isole a área do banho com os tijolos e uma porta de vidro cria uma atmosfera perfeita para separar essa área que recebe um grande fluxo de água das demais partes do banheiro.

Utilize cores que destacam e acrescentam maior identidade a esse espaço, como verde ou azul. E se você está pensando em mudar essa área, que tal dar uma olhadinha no nosso post sobre box para banheiros pequenos?

Uma ponto de destaque e personalidade

Um outra alternativa belíssima é adicionar os tijolinhos de vidro como uma peça de arte no seu banheiro. Eles podem ser colocados em algum ponto que está sem vida e cor para “levantar” esse espaço e criar mais um ponto focal.

É uma boa estratégia para os interessados em decoração que não exige muitas mudanças e nem gastos exorbitantes.

Para continuar se inspirando em decoração de ambientes, dicas de produtos e muito mais, continue navegando pelo nosso blog para explorar os conteúdos incríveis criados especialmente pra quem busca por inspiração e bom gosto!

Essas foram as nossas publicações recentes:

Cozinha americana ou fechada? Veja os prós e contras

Como montar mesa Eiffel? Siga o tutorial simplificado

5 ideias e dicas incríveis de decoração de lojas pequenas

Avalie este post
Post Anterior

16 tipos de cadeira e nomes: conheça os principais | Lemare

Ideias para quarto pequeno: 6 para decorar e organizar bem

Próximo Post

Deixe um comentário